Cuidando da Imunidade Entenda por que as vitaminas e minerais são tão importantes para seu corpo

Entenda por que as vitaminas e minerais são tão importantes para seu corpo

Elas são responsáveis por oferecer o insumo que o sistema imunológico precisa para combater vírus e bactérias que causam infecções

Uma das melhores formas de garantir que o sistema imune esteja fortalecido é por meio da alimentação saudável

Uma das melhores formas de garantir que o sistema imune esteja fortalecido é por meio da alimentação saudável

Pixabay

Todos os dias nosso corpo é exposto a ataques de vírus, bactérias e outros muitos micróbios que podem nos causar as mais diferentes infecções. Essa “guerra” é travada por meio do sistema imunológico, que é uma barreira formada por milhares de células que são responsáveis por garantir a defesa do organismo, e que precisa ser saudável para ter maior resistência, garantindo o funcionamento do corpo, livre de doenças.

Quando organismos estranhos invadem o corpo humano, o sistema imunológico é ativado, iniciando a produção de anticorpos, e em seguida, o combate ao organismo que causa o problema. O sistema imune também é capaz de armazenar informações sobre organismos nocivos para criar mais resistência a eles, caso retornem.

Para desempenhar bem essa atuação, o sistema imunológico deve estar em alta e saudável, e uma das formas mais eficazes de garantir esse bem-estar é por meio da ingestão de nutrientes, como vitaminas e minerais. Veja a seguir algumas das principais vitaminas para fortalecer sua imunidade.

Vitamina C
A vitamina C é um dos nutrientes mais conhecidos quando o assunto é fortalecer o sistema imune. Por ajudar na barreira formada pelo tecido epitelial e se acumular em células de defesa, ela é fundamental para quem quer um sistema imunológico mais forte. A vitamina C pode ser encontrada, principalmente, em frutas cítricas como o limão, a laranja e o caju, e também em folhas verdes, como a rúcula, espinafre e couve.

Vitaminas para imunidade: guia completo para entender de uma vez!

Vitamina D
Essa vitamina é responsável por aumentar a absorção de cálcio no intestino delgado, além de auxiliar na saúde dos ossos. Apesar de poucos alimentos terem vitamina D, ela pode ser adquira por meio da luz solar, então, a principal fonte de vitamina D na pele é a natural. Ficar no sol por alguns minutos, diariamente, de preferência na parte da manhã, é essencial para manter os níveis de vitamina D em dia.

Zinco
O zinco é um micromineral essencial para o bom funcionamento do corpo. Ele influencia a barreira da pele e é crucial para o desenvolvimento de linfócitos e a produção de anticorpos. As principais fontes de zinco na alimentação são as carnes vermelhas e as ostras. Mas existem outras opções mais fáceis de serem encontradas, como ovos, frango, leite e derivados e oleaginosas, como amêndoas.

Conheça as vitaminas e minerais essenciais para manter a imunidade em dia

E os suplementos?
Manter a alimentação saudável e o consumo dessas vitaminas e minerais citados são atitudes fundamentais para quem quer ter o sistema imune mais saudável. No dia a dia, a suplementação pode ser uma importante aliada para fortalecer o sistema imunológico, já que pode ajudar o corpo a atingir os níveis recomendados de vitaminas. Com suplementação você pode ingerir vitamina A, que age contra infecções respiratórias, selênio, que fortalece a imunidade, glutamina, que ajuda o corpo a recuperar massa muscular, e vitaminas B2 e B6, que também aumentam a resposta do sistema imune.

Com o auxílio de um especialista, que vai avaliar as necessidades do seu corpo, você pode ingerir a quantidade correta de suplementos, que vão trazer benefícios para a sua saúde. A linha Benegrip Imuno, por exemplo, é uma importante aliada na manutenção da imunidade em níveis saudáveis para quem consome*.

Com Benegrip Imuno Complex, que é o primeiro em cápsulas gelatinosas e uma fórmula exclusiva que auxilia na prevenção¹ e fortalecimento¹ do sistema imunológico, você tem sua imunidade reforçada todos os dias. Ele também tem vitaminas A, C, D, Zinco e selênio, que, como você viu antes, são muito importantes para a defesa do corpo.

Já o Benegrip Imuno Energy tem vitamina C e Zinco, que auxiliam na imunidade, e Cafeína e Arginina, que agem no metabolismo energético e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente. Ele é um importante aliado na proteção¹ do organismo contra a baixa imunidade e oferece mais energia² para o dia a dia. Com essa dupla você terá um maior auxílio na imunidade e energia em sua rotina.

Materiais consultados:
Embrapa. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.  Quantidade de selênio nas castanhas-do-brasil varia de acordo com região. 2016.
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/11010983/quantidade-de-selenio-nas-castanhas-do-brasil-varia-de-acordo-com-regiao
ABRAN. Associação Brasileira de Nutrologia. Orientações Nutricionais Para Aumentar a Imunidade.
http://abran.org.br/new/wp-content/uploads/2020/04/ABRAN_Cartilha-Orientacoes_Imunidade.pdf
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. Alimentação Saudável.
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/alimentacao_saudavel.pdf
Medicine Plus. Immune System.
https://medlineplus.gov/immunesystem.html
University of Maryland Medical System. Boost the Immune System. https://www.umms.org/coronavirus/what-to-know/managing-medical-conditions/healthy-habits/boost-immune-system

¹Referente ao Benegrip Imuno Complex que contém Vitamina A,C,D, Zinco e Selênio que auxiliam no funcionamento do sistema imune.
²Referente ao Benegrip Imuno Energy que contém Vitamina C e Zinco que auxiliam no metabolismo energético, e de proteínas, carboidratos e gorduras, respectivamente.
*Referência consultada: Brasil. Ministério da Saúde. ANVISA. IN 28 de 26 de julho de 2018.

Alimentos isentos de registro conforme RDC 27/2010.

Últimas