Lifestyle Como lidar com expectativas sobre escolha profissional dos filhos?

Como lidar com expectativas sobre escolha profissional dos filhos?

Evento gratuito da faculdade Mauá, o Hands On, oferece oficinas para ajudar os jovens na escolha da profissão

Instituto Mauá de Tecnologia realiza a 10ª edição do Hands On

Instituto Mauá de Tecnologia realiza a 10ª edição do Hands On

Reprodução/Pexels

Um dos maiores desafios no trabalho de orientação vocacional é conduzir a expectativa dos pais diante da escolha profissional dos filhos. Muitas vezes, há um tendência da parte dos pais a induzir a escolha por carreiras que levem a posições sociais de prestígio ou até mesmo que sigam uma tradição familiar, como nos casos das famílias que têm muitos médicos ou uma empresa a ser herdada.

Sem dúvida, os pais exercem um papel fundamental na fase da decisão profissional dos seus filhos, mas até que ponto eles devem se envolver? Gabriela Azevedo, psicóloga e coordenadora da Academia de Talentos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), acostumada a atender alunos e pais temerosos quanto ao futuro profissional de seus filhos, alerta que o grande desafio parte dos jovens, por julgarem não corresponder aos desejos dos pais.

Não há filho que queira decepcioná-los, porém não ter espaço para se diferenciar e se apropriar de sua identidade e aspirações é frustrante

Gabriela Azevedo, psicóloga

Há muitos pais que adotaram crenças sobre o sucesso, como ter um “bom trabalho” ou a “vida ideal". “O que passamos para nossos filhos baseia-se nessas crenças e em nossas próprias experiências. Embora possamos guiá-los para longe de algumas das armadilhas que encontramos, eles inevitavelmente cometerão erros ao longo da jornada, que são vitais para seu crescimento pessoal”, reforça Gabriela.

Para clarificar as oportunidades e driblar os desafios desse momento, o Instituo Mauá de Tecnologia realiza a 10ª edição do Hands On, até 24 de setembro, das 14h às 17h, e em 25 de setembro, das 10h às 16h.

O evento, realizado de forma remota, no formato webinar, oferece aos estudantes do Ensino Médio vivências com professores de diversos cursos de Engenharia (Alimentos, Civil, Computação, Controle de Automação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica, Produção e Química), Administração e Design. 

Para escolher as oficinas, os estudantes podem se inscrever pelo site e optar por uma das atividades oferecidas.

Reflexão

Todos os pais querem que os seus filhos sejam bem formados, estabeleçam belas carreiras, sejam éticos em suas condutas e felizes em sua vida pessoal. Contudo, a maturidade e experiência dos pais pode exercem uma pressão nos jovens que, em alguns casos, tendem a deixar de lado suas verdadeiras aptidões para corresponder às metas traçadas pelos seus responsáveis.

“Muitos pais acreditam que, ao escolher cursos tradicionais ou pressupor que o melhor caminho seja o filho assumir seu legado, estão protegendo seus filhos. No entanto, em vez de seguros, os adolescentes sentem-se anulados, desqualificados. Os medos e as vivências dos pais podem e devem ser compartilhados, mas não projetados. Ou seja, os adolescentes não devem tomar para si inseguranças que são de seus pais, mas podem trazê-las para ponderação”, conclui a psicóloga.

Vale sempre relembrar que as palavras dos pais tem o dobro de impacto para os filhos. Tanto uma atitude de reforço positivo, quanto uma crítica, exercem maior efeito nos jovens.

Últimas