Lifestyle Como comprar com segurança e desconto na Black Friday

Como comprar com segurança e desconto na Black Friday

A Black Friday está chegando e com ela milhares de ofertas imperdíveis. Confira abaixo dicas para aproveitar os melhores descontos e evitar golpes durante a data.

  • Lifestyle | Do R7

O isolamento social deve da rum empurrão nas vendas durante a Black Friday deste ano

O isolamento social deve da rum empurrão nas vendas durante a Black Friday deste ano

Divulgação

A Black Friday é uma data do varejo mundial que vem atraindo cada vez mais compradores por quase todos os cantos do planeta. Existem indícios de que este evento ocorre nos EUA desde os anos 1980, mesmo que timidamente.

Porém, a primeira Black Friday como a conhecemos hoje ocorreu no Brasil há cerca de uma década. E neste ano, o varejo do e-commerce brasileiro estará mais aquecido por conta do isolamento e distanciamento social, pode apostar.

Se você ainda não aproveitou todas as vantagens de comprar com descontos na Black Friday, ou porque não conhecia a data ou por medo de realizar compras eletrônicas, esta é a hora certa para quebrar paradigmas. Preparamos um texto especialmente para você que quer saber como melhor aproveitar a Black Friday Brasil 2020.

O que é a Black Friday?
Essa data nos remete há muitos séculos, quando, segundo a lenda norte-americana, nativos indígenas e colonos ingleses se juntaram para uma ceia, dando início ao que hoje conhecemos como o Dia de Ação de Graças nos EUA. Existem várias teorias e explicações para que a black friday ocorresse logo após essa data tão importante para os estadunidenses.

Uma delas envolve um clássico de futebol americano que ocorria aos sábados entre os Army Black Knights e os Navy Midshipmen, lotando uma cidade inteira com gente de vários estados vizinhos, fazendo com que na sexta-feira o trânsito se tornasse um caos e os policiais locais passassem a chamar de black friday. Os comerciantes faziam a festa com as filas de carros parados pela cidade e vendiam bastante nesta época do ano.

Quando será a Black Friday em 2020?
A Black Friday ocorre, normalmente, numa sexta-feira, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. É a última sexta-feira do mês de novembro e acaba funcionando como um aquecimento para as compras de Natal. Neste ano, a tão aguardada data para os descontos do varejo cairá no dia 27 de novembro. Por isso, fique atento para aproveitar as melhores promoções e também não cair em ciladas.

Dicas para ficar atento na Black Friday

Fique atento para não cair em ciladas de preços ou descontos exagerados

Fique atento para não cair em ciladas de preços ou descontos exagerados

Divulgação

- Acompanhe os preços
Sim, quando falamos de Black Friday, temos que nos atentar para não cair na lábia de comerciantes que não agem de boa-fé. Existem casos de lojas que superinflam os preços nas vésperas da data para no dia do evento venderem pelo preço real, alegando ter algum desconto quando na verdade não houve nenhum.

Essa prática consiste em manter preços de mercado ao longo do ano e, quando se aproxima a Black Friday, o preço sobe repentinamente. No dia tão esperado pelos consumidores, a loja oferece um grande desconto, dando a impressão de que o preço baixou consideravelmente.

Uma dica valiosa é você acompanhar por alguns meses a variação de preços dos produtos que você está interessado a comprar durante a Black Friday. Assim, você não cai na chamada "black fraude", que, infelizmente, é uma prática feita por alguns lojistas que não sabem entrar no verdadeiro espírito do evento.

- Desconfie de descontos muito altos
Outro ponto importante que você deve se atentar é encontrar produtos com preços bem abaixo do praticado no mercado. Desconfie de descontos exorbitantes e de ofertas que são muito vantajosas. É claro que a Black Friday é um momento para se aproveitar as ofertas, mas aqueles que estão muito fora do padrão podem ser um sinal de que a loja não é idônea.

Essa não é uma prática comum, porém acontece de alguns e-commerces não entregarem os produtos comprados ou aplicarem golpes nos consumidores. Mas isso não é motivo para você desanimar! Pelo contrário, os órgãos de defesa do consumidor têm ficado cada vez mais atentos a esses casos e vêm, sistematicamente, combatendo fraudes na Black Friday.

Esse é um ponto muito importante de se destacar, para que quem não se sente seguro em fazer compras pela internet durante a Black Friday possa perder o receio e aproveitar os bons descontos que são possíveis de se conseguir na data.

- Compre em lojas conhecidas do varejo
Opte por comprar em lojas, tanto físicas quanto do e-commerce brasileiro, confiáveis e que possuem boas avaliações dos consumidores. Além disso, não deixe de conferir todas as informações relativas à compra, como forma de pagamento, prazo de entrega, e para os itens de eletrodomésticos, a voltagem dos produtos. Isso porque muitas lojas não realizam trocas de produtos comprados na Black Friday.

Você pode aproveitar a data para já começar as compras de Natal com um preço especial. Nas compras on-line, você ainda tem um grande aliado: muitos portais oferecem cupons de desconto, como o R7 cupons, que reúne uma infinidade de marcas e lojas confiáveis para você realizar suas compras com preços exclusivos. A boa notícia é que você pode aproveitar para comprar itens de vestuário, eletrodomésticos, celular e notebook na Black Friday com os melhores descontos. 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a data, que tal já começar a se preparar e curtir todas as novidades da data mais esperada pelo comércio?

Últimas