15 alimentos que aumentam a imunidade e 45 receitas com eles

Alguns ingredientes além de gostosos são muito benéficos para a nossa saúde. Confira no TudoGostoso 15 alimentos que aumentam a imunidade!

A imunidade é a capacidade do nosso corpo de nos defender de vírus e bactérias. Por isso, é de extrema importância que o nosso organismo esteja sempre com um ótimo índice imunológico. E, para que isso aconteça, é necessário que nosso cardápio seja sempre rico em vitaminas e nutrientes. Confira no TudoGostoso os alimentos que aumentam a imunidade e garanta a melhor defesa para o seu corpo.

15 alimentos que aumentam a imunidade e 45 receitas com eles

Tudo Gostoso

Tudo Gostoso

Tudo Gostoso
Foto: Shutterstock

Alimentos que aumentam a imunidade: veja as lista no TudoGostoso

Laranja

As frutas cítricas são ótimos alimentos para a imunidade. Elas são cheias de vitamina C, o que deixa nosso corpo mais resistente e mais preparado para enfrentar os vírus e bactérias. Por isso, confira essas três receitas fáceis e deliciosas com laranja:

Bolo de laranja Frango com laranja Geleia de laranja

Tomate

Além de ser rico em vitamina C, o tomate é um ingrediente incrível e versátil. Ele também possui compostos que auxiliam no combate das doenças do coração, deixando o corpo menos propenso às infecções e baixas na imunidade.

Salada de tomate Espaguete de abobrinha com molho de tomate Bruschetta

Pimentão

Os pimentões verdes e vermelhos são outros belos exemplos de ingredientes que ajudam nossa imunidade. Eles são ricos em vitamina C e ainda possuem um sabor maravilhoso. Por isso, experimente usá-los nas suas próximas receitas!

Bife à rolê Carne louca de festa Arroz à grega

Brócolis

Os vegetais que possuem uma cor verde mais escura têm a tendência de serem ótimos para nossa imunidade. Isso não é diferente com o brócolis! Cheio de benefícios para nossa saúde, essa delícia possui ácido fólico, o que auxilia os globos brancos na defesa do corpo.

Brócolis ao forno Arroz de brócolis Bolinho de brócolis

Couve

A couve possui um alto índice de ácido fólico também, o que auxilia na defesa do nosso corpo. Consequentemente o nosso nível de imunidade aumenta e nos deixa mais preparados para enfrentar a correria do dia a dia.

Pão de couve Sopa de fubá com couve Couve refogada

Espinafre

O espinafre é outro superalimento que deve ser mais incluído no seu cardápio. Por ser rico em ácido fólico, ele auxilia o nosso corpo no combate ao surgimento de infecções e doenças.

Creme de espinafre fácil Souflé delicioso de espinafre Quiche de espinafre

Feijão

O feijão é um dos alimentos mais encontrados na mesa dos brasileiros. E isso é uma ótima noticia! Além de ser versátil e extremamente saboroso, o feijão é um ótimo aliado para o nosso corpo. Ele é um superalimento que ajuda muito no restabelecimento da nossa imunidade.

Feijão preto fácil Caldinho de feijão Feijão tropeiro

Fígado

O fígado pode ser uma proteína complicada: você ama ou odeia. Mas quem adora esse ingrediente nas receitas pode ficar feliz! O fígado é outro exemplo de alimento que aumenta a imunidade e protege nosso corpo de uma maneira prática e completa.

Iscas de fígado Fígado ao molho Fígado crocante

Grão-de-bico

A maioria das leguminosas são extremamente ricas em zinco, e o grão-de-bico não é diferente. Incluindo esse ingrediente no seu cardápio você estará auxiliando o seu corpo a combater grande parte das doenças do sistema imunológico.

Salada de grão-de-bico Homus Hambúrguer de grão-de-bico

Salmão

O salmão é um peixe delicioso e cheio de benefícios para o nosso corpo, um deles é o auxílio da nossa imunidade. Ele é uma grande fonte de ômega-3, que nos deixa longe de muitas inflamações e doenças.

Salmão com champignon Salmão com molho de alcaparra Salmão ao forno

Iogurte

O iogurte natural é outra fonte benéfica para nosso corpo. Esse ingrediente recompõe nossa flora intestinal e contribui para aumentar nossa imunidade. Com o intestino mais saudável, ficamos menos propensos aos micro-organismos.

Bolo de iogurte Molho de iogurte Flan de iogurte

Alho

O alho não só é um dos maiores temperos usados na cozinha, como auxilia no combate de vírus e bactérias do nosso corpo. Ele reduz o muco dos pulmões e ainda é rico nas vitaminas A e C. Por isso, não economize nessa delícia nos seus próximos preparos.

Macarrão ao alho e óleo Creme de alho Hambúrguer com toque de alho

Cebola

A cebola é um alimento super-rico em substâncias que reduzem a chance de pegar grande parte das infecções. Ela é antiviral e anti-inflamatória, auxiliando perfeitamente nosso corpo a aumentar a imunidade e diminuir os riscos de doenças.

Sopa de cebola Cebola em conserva Molho de cebola

Nozes

As oleaginosas como as nozes são ricas em zinco e vitamina E. Isso beneficia muito nosso corpo e ajuda a aumentar nossa imunidade.

Estrogonofe de nozes Bolo de nozes Risoto com nozes

Ervilha

Por fim, mas não menos importante, temos a ervilha. Esse ingrediente combate gripes e resfriados, além de restabelecer nosso sistema imunológico. Por ser rica em zinco, ela deve ser bastante usada nas suas receitas e pratos!

Arroz com ervilha Purê de ervilha Sopa de ervilha