Comidas Inspire-se com ideias de pratos típicos para receitas de festas juninas

Inspire-se com ideias de pratos típicos para receitas de festas juninas

Com cupom da Camicado, você pode preparar uma linda mesa para a época mais saborosa do ano

  • Comidas | Do R7 Conteúdo e Marca

Bandeirolas são decoração típica de festa junina

Bandeirolas são decoração típica de festa junina

Divulgação/Camicado

Entra ano e sai ano e o mês de junho é sempre um dos mais esperados pelos amantes da boa comida. Isso porque nesta época do ano a tradicional "festa junina" traz consigo várias guloseimas que são apreciadas de Norte a Sul do país.

E, para quem gosta de comemorar a data, não há segredo! É só apostar nas receitas que são sucesso. E por que não preparar um banquete de festa junina especialmente para a família? Aproveite o cupom Camicado para fazer uma mesa posta temática e cheia de charme para o seu evento. "Anarriê!"

A origem da festa junina
A festa junina é uma comemoração que remonta a tempos bastante antigos. A data servia para celebrar o solstício de verão na Europa, e era realizada na mudança da primavera para o verão. As celebrações tinham por finalidade proteger a colheita de todo tipo de problemas, como intempéries, secas e pragas.

No Brasil, a festa junina chegou com os colonizadores por volta de 1.700 e ao longo dos anos, a comemoração passou a ter um apelo menos religioso e mais festivo. No Nordeste, as festas juninas são um sucesso. O evento de Campina Grande, na Paraíba, costuma atrair milhões de pessoas.

E vamos comemorar!
Danças, comidas típicas de festa junina, barraquinhas com pescaria de brindes são algumas das deliciosas atrações. Mas vamos focar no que é preferência de 9 entre 10 brasileiros: o cardápio que acompanha toda a folia do mês!

Com receitas que exploram bastante o milho e o amendoim, os pratos de junho são aguardados o ano inteiro. Saiba mais sobre algumas das iguarias típicas para você ficar com água na boca e já pensar em preparar as comemorações à mesa.

Quentão
O quentão é uma bebida muito comum nas festas juninas. Feito com cachaça, açúcar e especiarias, como canela, cravo e gengibre, é preciso estar preparado para tomá-lo. Com gosto forte e marcante, ele cumpre o que promete com o nome: esquenta o coração de quem o bebe. Mesmo sendo uma bebida bem forte, vale a pena experimentar esse sabor de junho.

Canjica
Esse é um dos pratos mais típicos nas mesas dos arraiais juninos. Feito com o milho de canjica, o doce leva leite condensado, coco, amendoim, canela e é bem cremoso. Bastante tradicional, a canjica não pode faltar na mesa de quem pretende realizar uma comemoração de festa junina. 

Pé de moleque
Receitas que levam amendoim é o que não falta nas festas juninas. E, embora seja encontrado o ano todo, o pé de moleque é um dos principais atrativos do cardápio das festas juninas.

A melhor parte é que a receita do doce é muito simples. Feito de amendoim sem casca, açúcar, glucose de milho e bicarbonato de sódio, o pé de moleque tem seu espaço garantido nos destaques.

Milho, muito milho!
Sim! O milho é um dos queridinhos das receitas de festa junina. Presente em pratos doces e salgados, o ingrediente brilha como destaque ou como acompanhamento. E tem para todos os gostos, inclusive o milho verde cozido, que é uma das iguarias encontradas nas barraquinhas.

Mas vamos direto ao que você pode preparar com o milho. Se a preferência é pelo salgado, aposte na pamonha recheada com queijo. Mas se o que enche os olhos e dá água na boca são os doces, prepare o famoso curau, ou, então, o tradicional bolo de milho.

Faça a festa com sua cara
Você ainda pode preparar outras comidas de festa junina, como a cocada cremosa ou de corte, caldos variados, como feijão ou mandioca, espetinhos de carne, pinhão cozido, quentão de vinho e muito mais.

Sem contar que você pode dar seu toque especial e criar releituras dos pratos típicos. A  criatividade é seu limite. Agora, é só aproveitar. Clique aqui!

Últimas