Guia da Cozinha Sobremesas com recheio de cocada que são irresistíveis

Sobremesas com recheio de cocada que são irresistíveis

O recheio cremoso com pedaços de coco faz muito sucesso. Confira 7 receitas de sobremesas com cocada e delicie-se!

Guia da Cozinha - Sobremesas com recheio de cocada que são irresistíveis

Guia da Cozinha - Sobremesas com recheio de cocada que são irresistíveis

Guia da Cozinha

A cocada é um doce típico brasileiro feito à base de . Seu consumo é mais comum em pedaços, mas dá para utilizar a textura cremosa deste doce para fazer recheios de diferentes tipos de sobremesa. Isso mesmo! Nada melhor do que inovar na cozinha usando de base um doce prático e cheio de história!

Vai ser difícil resistir ao cheirinho de saindo do forno com um recheio delicioso e com muitos pedaços de coco. Esta e outras receitas você confere na lista que o Guia da Cozinha preparou com 7 sobremesas com recheio de cocada. Surpreenda a família e faça hoje mesmo!

Bolo de cocada queimada

sobremesas com cocada

sobremesas com cocada

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h20
Rendimento: 15 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

4 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de manteiga 1 xícara (chá) de leite 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo Margarina e farinha de trigo para untar 1 xícara (chá) de fécula de batata 1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda

1 e 1/2 xícara (chá) de leite condensado 100g de coco ralado 1 xícara (chá) de leite de coco

Modo de preparo

Coloque na batedeira os ovos, o açúcar e bata, em velocidade média, por 10 minutos ou até dobrar de volume. Acrescente a manteiga e bata até ficar homogêneo. Adicione o leite, aos poucos, intercalando com a farinha e a fécula peneiradas. Desligue a batedeira e misture o fermento com uma colher. Despeje a massa em uma fôrma média, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe amornar e desenforme.

Para a calda, coloque o coco em uma frigideira grande e leve ao fogo baixo, mexendo até dourar levemente. Transfira para uma panela, acrescentando o leite condensado e o leite de coco.

Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo por 3 minutos depois de iniciada a fervura. Desligue e regue o bolo com a calda ainda quente.

Deixe esfriar e sirva.

Pudim com cocada

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 2h (+6h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 lata de leite condensado 1 vidro de leite de coco (200ml) 100g de coco ralado 1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir) 4 ovos

Calda

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/3 de xícara (chá) de água

Modo de preparo

Coloque a lata de leite condensado em uma panela de pressão e cubra com água. Tampe e cozinhe por 20 minutos, em fogo baixo, depois de iniciada a pressão. Deixe esfriar. Dissolva o açúcar na água e despeje em uma panela. Leve ao fogo baixo, sem mexer, por 12 minutos ou até obter um caramelo dourado. Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 22 com de diâmetro e gire para untar. Misture metade do leite de coco com o coco ralado e disponha na fôrma. Bata no liquidificador o restante do leite de coco com o leite condensado cozido, o leite e os ovos. Despeje na fôrma e leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 1 hora e 15 minutos ou até firmar. Deixe esfriar e leve à geladeira por 6 horas. Desenforme e sirva.

Bolo de abacaxi com cocada

receitas com cocada

receitas com cocada

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 2h20 (+2h de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

 4 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 2/3 de xícara (chá) de óleo 1 e 1/3 de xícara (chá) de suco de abacaxi concentrado 1/2 xícara (chá) de coco ralado 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó químico Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar Abacaxi em cubos para decorar

Calda

1 xícara (chá) de leite de coco 2 colheres (sopa) de açúcar

Recheio de abacaxi

1 xícara (chá) de abacaxi picado 2 colheres (sopa) de açúcar 1 lata de leite condensado 2 colheres (sopa) de manteiga

Cobertura de cocada

3 xícaras (chá) de coco fresco ralado 1 e 1/2 lata de leite condensado 3 colheres (sopa) de açúcar 3 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Bata os ovos, o açúcar, o óleo e o suco no liquidificador por 2 minutos. Transfira para uma tigela e misture o coco, a farinha e o fermento com uma colher. Despeje em uma fôrma de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada, e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Deixe esfriar, desenforme e corte em 3 partes no sentido do comprimento.

Leve uma panela ao fogo médio com o abacaxi e o açúcar até o abacaxi dissolver parcialmente. Junte o leite condensado, a manteiga e cozinhe até engrossar levemente. Deixe esfriar. Leve outra panela ao fogo médio com o coco, o açúcar e a manteiga, mexendo sempre até ficar amarelado. Junte o leite condensado e cozinhe até engrossar. Deixe esfriar.

Coloque uma parte do bolo em uma travessa, regue com 1/3 dos ingredientes da calda misturados e espalhe metade do recheio de abacaxi. Coloque outra massa, regue com mais 1/3 da calda e espalhe o recheio de abacaxi restante. Cubra com a última massa e regue com a calda restante. Cubra o bolo com a cocada e leve à geladeira por 2 horas. Decore com abacaxi e sirva.

Cannoli de cocada

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h20
Rendimento: 15 unidades
Dificuldade: médio

Ingredientes 

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 4 colheres (sopa) de açúcar 3 colheres (sopa) de gordura vegetal 1 ovo 1 colher (café) de canela em pó 3 colheres (sopa) de vinho marsala Farinha de trigo para enfarinhar Óleo para untar e fritar 1 clara para pincelar Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Recheio

1 lata de leite condensado 200g de coco ralado 1 colher (sopa) de manteiga 1 gema 1/2 xícara (chá) de creme de leite

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, a gordura e o ovo. Acrescente a canela e o vinho, aos poucos, misturando com as mãos até formar uma massa lisa e macia. Abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada até ficar fina. Corte a massa em círculos de 10cm e enrole cada círculo de massa em cilindros de alumínio untados, selando com a clara. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar levemente. Retire as massas dos cilindros com cuidado e reserve.

Para o recheio, leve o leite condensado, a manteiga, o coco e a gema ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar. Desligue e misture o creme de leite. Deixe esfriar e recheie os canudinhos. Transfira para uma travessa e sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Pavê-cocada

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+2h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

1 coco fresco ralado 1 xícara (chá) de água 1 cravo-da-índia 2 gemas 1 canela em pau Tiras de coco fresco para decorar 1 colher (sopa) de manteiga 2 xícaras (chá) de açúcar cristal 1 e 1/2 xícara (chá) de leite 1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de essência de baunilha 1/2 colher (sopa) de maisena 1 pacote de biscoito de coco picado (180g)

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, coloque o açúcar cristal e cozinhe até dourar. Adicione o coco, a água, o cravo, a canela e cozinhe por 8 minutos. Desligue o fogo, adicione a manteiga e reserve. Em outra panela, coloque o leite, leite condensado, as gemas, a essência de baunilha, a maisena e leve ao fogo médio, mexendo, até engrossar. Em taças individuais, intercale camadas de biscoitos, de cocada e de creme, terminando em creme. Decore com tiras de coco e leve à geladeira por 2 horas. Sirva.

Curau de travessa recheado com cocada

sobremesas com cocada

sobremesas com cocada

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

5 espigas de milho verde 1 xícara (chá) de água 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite 1 vidro de leite de coco (200ml) 1/2 colher (chá) de sal 1 lata de leite condensado Coco ralado e canela em pó para polvilhar 1 colher (sopa) de manteiga

Recheio

1 lata de leite condensado 2 gemas peneiradas 50g de coco ralado

Modo de preparo

Retire os grãos de milho da espiga com uma faca afiada, rente ao sabugo. Bata no liquidificador com a água até homogeneizar. Passe por uma peneira, apertando com uma colher até sair todo o líquido.

Despeje o líquido em uma panela e acrescente o leite, o leite de coco e o sal. Leve ao fogo baixo, mexendo até ferver. Cozinhe por 5 minutos ou até engrossar. Acrescente o leite condensado e cozinhe por mais 5 minutos. Retire do fogo e misture a manteiga. Reserve.

Em outra panela, misture o leite condensado, as gemas peneiradas e o coco. Leve ao fogo baixo e cozinhe por 4 minutos, mexendo, depois de iniciada a fervura.

Despeje metade do curau em um refratário médio, espalhe a cocada e cubra com o curau restante. Deixe esfriar e polvilhe com coco e canela antes de servir.

Creme-cocada com chocolate

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 5
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 lata de leite condensado 2 gemas peneiradas Coco ralado para polvilhar 1 colher (sopa) de manteiga com sal 1 vidro de leite de coco (200ml) 100g de coco ralado 170g de chocolate meio amargo derretido 1 lata de creme de leite

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite condensado, as gemas, a manteiga, o leite de coco e o coco ralado.

Leve ao fogo baixo, mexendo, até soltar do fundo da panela. Despeje em uma compoteira ou taças individuais. Misture o chocolate com o creme de leite e espalhe sobre o doce. Polvilhe com coco ralado, sirva em seguida ou mantenha na geladeira.

Últimas