Guia da Cozinha Salmão com crosta crocante e risoto agridoce para um jantar especial

Salmão com crosta crocante e risoto agridoce para um jantar especial

Aprenda a fazer um saboroso salmão com crosta crocante e risoto agridoce, você vai amar!

Guia da Cozinha
Guia da Cozinha - Salmão com crosta crocante e risoto agridoce para um jantar especial

Guia da Cozinha - Salmão com crosta crocante e risoto agridoce para um jantar especial

Guia da Cozinha

Se você aprecia um bom salmão, experimente-o acompanhado de um risoto agridoce. A explosão de sabores está garantida! Confira agora mesmo esta receita de salmão com crosta crocante e risoto agridoce, que é uma opção muito especial para um jantar caprichado durante a semana!

Tempo: 1h20 (+40min de descanso)
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do salmão com crosta crocante e risoto agridoce

4 lombos de salmão com 3 dedos de espessura Sal, pimenta-do-reino, alecrim e salsa picada a gosto 1 e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco Azeite de oliva para untar e regar 1/3 de xícara (chá) + 6 colheres (sopa) de manteiga amolecida 1 xícara (chá) de amêndoas em lascas 4 colheres (sopa) de farinha de rosca 2 litros de água 2 cubos de caldo de legumes 1 cebola picada 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo 1 xícara (chá) de damasco seco picado 1 xícara (chá) de queijo gorgonzola esmigalhado 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Tempere o salmão com sal, pimenta, alecrim e 1 xícara (chá) do vinho. Deixe descansar por 40 minutos.

Retire do tempero e seque com papel absorvente. Coloque em uma fôrma untada e reserve. Misture 1/3 de xícara (chá) da manteiga com as amêndoas, a farinha, sal, alecrim e espalhe sobre o salmão, pressionando para cobrir.

Regue com azeite e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Retire e reserve.

Aqueça uma panela com a água e o caldo de legumes, e reserve aquecido. Em outra panela, em fogo médio, derreta 4 colheres (sopa) da manteiga e refogue a cebola até amaciar. Junte o arroz e refogue por 2 minutos.

Despeje o vinho restante e misture até evaporar. Abaixe o fogo e regue, gradualmente, com o caldo aquecido, adicionando mais conforme for secando, até o arroz amaciar.

Misture o damasco, os queijos, a manteiga restante e acerte o sal. Desligue e sirva acompanhando o peixe e polvilhado com salsa.

COLABORAÇÃO: Fernando Santos/Ângela Cardoso

LEIA TAMBÉM

Últimas