Guia da Cozinha Receitas de risoto de camarão para impressionar a família

Receitas de risoto de camarão para impressionar a família

Nada melhor do que preparar um saboroso risoto de camarão para surpreender a família no final de semana, né? Confira as receitas do Guia da Cozinha!

Guia da Cozinha - Receitas de risoto de camarão para impressionar a família

Guia da Cozinha - Receitas de risoto de camarão para impressionar a família

Guia da Cozinha

O é um prato fácil e sofisticado! Que tal prepará-lo com o sabor irresistível do camarão? O Guia da Cozinha separou 4 receitas de risoto de camarão para você impressionar em qualquer ocasião! Dá para fazer no ou para agradar o par em um jantar romântico. Tome nota dos ingredientes e prepare receitas irresistíveis e fáceis de risoto de camarão!

Risoto de camarão com requeijão

risoto de camarão

risoto de camarão

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

3 colheres (sopa) de manteiga 500g de camarão pequeno limpo 1 cebola picada 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco 3 cubos de caldo de peixe 6 xícaras (chá) de água quente 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado 3 colheres (sopa) de requeijão cremoso Sal e pimenta-do-reino a gosto Salsa picada para polvilhar

Modo de preparo

Aqueça uma panela em fogo médio com metade da manteiga, frite o camarão e a cebola por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e reserve. Volte a panela ao fogo alto, adicione a manteiga restante e frite o arroz por 3 minutos, mexendo. Despeje o vinho e cozinhe até evaporar.

Acrescente o caldo de peixe dissolvido na água, de concha em concha, mexendo sempre, até o arroz ficar al dente. Adicione o camarão reservado, o cheiro-verde, o parmesão e o requeijão. Tempere com sal, pimenta e polvilhe com salsa.

Risoto de camarão com palmito

Risoto de camarão com palmito

Risoto de camarão com palmito

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

5 colheres (sopa) de manteiga 400g de camarão pequeno limpo 1/2 cebola picada 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo cru 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco 2 xícaras (chá) de palmito picado 1 xícara (chá) de ervilha congelada 1 tomate sem sementes picado 3 cubos de caldo de legumes 6 xícaras (chá) de água quente 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Aqueça uma panela, em fogo médio, derreta 2 colheres (sopa) da manteiga e frite o camarão e a cebola por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e reserve.

Volte a panela ao fogo alto, adicione a manteiga restante e frite o arroz por 3 minutos, mexendo sempre. Despeje o vinho e cozinhe até evaporar. Acrescente o palmito, a ervilha e o tomate.

De concha em concha, coloque o caldo de legumes dissolvido na água quente, mexendo sempre, até o arroz ficar al dente. Junte o camarão reservado, o cheiro-verde, o queijo parmesão e misture.

Tempere com sal, pimenta e sirva em seguida.

Risoto de camarão com salmão

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 45 min
Rendimento: 3 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

6 colheres (sopa) de manteiga 500g de camarão limpo Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 talos de alho-poró picados 1 cebola picada 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco 6 xícaras (chá) de caldo de legumes quente (aproximadamente) Raspas de casca e suco de 1/2 limão siciliano 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Salmão

600g de salmão em postas 4 colheres (sopa) de vinho branco seco 4 colheres (sopa) de azeite Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Para o salmão, forre uma fôrma com papel-alumínio e coloque o peixe. Tempere com o vinho, o azeite, sal e pimenta. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Retire e reserve. Aqueça uma panela com 1/3 da manteiga, em fogo médio, e frite o camarão por 3 minutos. Tempere com sal e pimenta. Retire com uma escumadeira e reserve.

Volte a panela ao fogo médio com mais 1/3 da manteiga e frite o alho-poró por 2 minutos ou até murchar. Retire com uma escumadeira e reserve com o camarão. Volte a panela ao fogo alto com a manteiga restante e frite a cebola por 2 minutos, mexendo. Adicione o arroz e frite por mais 3 minutos.

Despeje o vinho e cozinhe até evaporar, mexendo. Acrescente o caldo de legumes aquecido, de concha em concha, aos poucos, mexendo sempre, até o arroz ficar al dente. Adicione o camarão e o alho-poró reservados, as raspas e o suco de limão, o parmesão e misture. Acerte o sal e desligue o fogo. Sirva em seguida acompanhado do salmão.

Receita de risoto de bacalhau e camarão

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

2 cubos de caldo de legumes 2 litros de água fervente 5 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 1 tomate sem sementes picado 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli 1 e 1/2 xícara (chá) de bacalhau em lascas dessalgado 1 xícara (chá) de vinho branco seco 1kg de camarão pequeno limpo 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão fresco ralado Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, dissolva os caldos na água e mantenha aquecido em fogo baixo. Reserve. Em uma panela grande, derreta 4 colheres (sopa) da manteiga e refogue, em fogo médio,  a cebola até amaciar. Adicione o tomate, o arroz, o bacalhau e refogue por 3 minutos, mexendo. Junte o vinho e mexa até evaporar. Coloque uma concha do caldo reservado e deixe o arroz cozinhar, em fogo baixo, até secar. Mexa de vez em quando. Vá colocando conchas do caldo toda vez que o arroz secar até que este fique al dente.  Acrescente o camarão e deixe cozinhar por 4 minutos, mexendo. Adicione a manteiga restante, o queijo parmesão, tempere com sal, pimenta, salsa e misture. Tampe a panela e deixe descansar por 5 minutos. Sirva em seguida.

Últimas