Guia da Cozinha Receitas de panetone para ter o gostinho do Natal o ano inteiro

Receitas de panetone para ter o gostinho do Natal o ano inteiro

O Natal ainda está longe, mas para saciar a vontade de comer panetone não precisa ter data! Por isso, não deixe de conferir as receitas de panetone do Guia da Cozinha e prepare a qualquer momento!

Guia da Cozinha - Receitas de panetone para ter o gostinho do Natal o ano inteiro

Guia da Cozinha - Receitas de panetone para ter o gostinho do Natal o ano inteiro

Guia da Cozinha

Se engana quem pensa que só pode consumir panetone na! Dá para fazer essa delícia para degustar em casa a qualquer hora ou até para vender. Então, se você, assim como nós, não vê a hora de chegar dezembro para comer todos os tipos de panetones possíveis, esse é o seu momento!

O Guia da Cozinha separou receitas deliciosas e muito fáceis de panetone para você não passar vontade e ter aquele gostinho de Natal em casa o ano inteiro! Que tal preparar ainda hoje e servir para a família toda? Confira o passo o passo das receitas a seguir:

Panetone com creme de chocolate

receitas de panetone

receitas de panetone

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+30min de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

1 lata de creme de leite 2 colheres (sopa) de manteiga 180g de chocolate ao leite picado 180g de chocolate meio amargo picado 2 colheres (sopa) de licor de chocolate 1 chocotone (500g) 100g de chocolate branco picado 1/3 de xícara (chá) de cerejas em calda escorridas

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o creme de leite, a manteiga, os chocolates e derreta em banho-maria, mexendo até ficar homogêneo. Adicione o licor e misture.

Corte o panetone com uma faca de pão em 4 fatias na horizontal. com uma espátula, espalhe o recheio de chocolate, intercalando camadas de chocotone e de recheio, finalizando com a tampa do chocotone e cobrindo com creme de chocolate, deixando escorrer pela lateral.

Derreta o chocolate branco em banho-maria e decore o panetone em fios. Leve à geladeira por 30 minutos e sirva decorado com as cerejas.

Panetone com casquinha crocante

receitas de panetone

receitas de panetone

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h30 (+1h15 de descanso)
Rendimento: 16 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de açúcar 1 xícara (chá) de água morna 8 xícaras (chá) + 5 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de glucose de milho tipo Karo® 1 colher (sopa) de leite em pó 1/2 colher (sopa) de melhorador de farinha 1/2 xícara (chá) de óleo 4 tabletes de fermento biológico fresco (60g) 1/2 colher (sopa) de emulsificante para pães 1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal 2 ovos 1/2 colher (sopa) de essência de panetone 1 pitada de sal 1/2 colher (café) de anti-mofo 4 colheres (sopa) de conhaque 4 gemas 1 xícara (chá) de frutas cristalizadas 1/2 xícara (chá) de uvas-passas pretas 1/2 xícara (chá) de uvas-passas brancas

Cobertura

2 claras 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar impalpável 1/2 xícara (chá) de farinha de castanha de caju

Modo de preparo 

Em uma tigela, faça a esponja misturando o fermento com 1 colher (sopa) do açúcar até dissolver.

Adicione a água e 4 colheres (sopa) da farinha. Tampe com filme plástico e reserve por 15 minutos ou até dobrar de volume. Em uma batedeira, bata o açúcar restante com a glucoce, o leite em pó, o melhorador, o óleo, o emulsificante, a manteiga, a essência, o sal, o anti-mofo e o conhaque até obter um creme bem liso.

Misture o creme delicadamente à esponja reservada e acrescente as gemas e os ovos batidos. Bata muito bem até ficar uma mistura lisa. Acrescente aos poucos as 8 xícaras (chá) de farinha de trigo e sove por 20 minutos.

Em uma tigela, misture as frutas cristalizadas e as passas com a farinha de trigo restante e incorpore à massa.

Divida a massa em fôrmas próprias para panetone e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume.

Para a cobertura, misture as claras com o açúcar impalpável e a farinha de castanha de caju e cubra os panetones.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Retire e sirva.

Panetone de goiabada

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 2h20 (+1h20 de descanso)
Rendimento: 16 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico fresco (30g) 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de água mornal 5 xícaras (chá) de farinha de trigo 1/2 colher (sopa) de sal 3 ovos 1 colher (sopa) de mel 1/2 xícaras (chá) de manteiga 1 colher (sopa) de essência de panetone Farinha de trigo para polvilhar 3 e 1/2 xícaras (chá) de goiabada em cubos pequenos 1/2 xícara (chá) de água Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o fermento, 1 colher (sopa) do açúcar e misture até dissolver. Adicione a água, 4 colheres (sopa) da farinha, misture e deixe descansar por 20 minutos.

Acrescente o sal, os ovos, o mel, a manteiga, a essência, o restante da farinha e do açúcar, misture e sove por cerca de 10 minutos ou até obter uma massa macia e levemente pegajosa.

Polvilhe farinha em 2 xícaras (chá) da goiabada, misture delicadamente com a massa, coloque em uma fôrma própria para panetone e deixe descansar por 1 hora.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Retire do forno, desenforme sobre um prato e reserve.

Em uma panela, misture o restante da goiabada, a água e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até derreter e formar uma calda. Retire do forno, cubra o panetone, polvilhe açúcar de confeiteiro, decore como desejar e sirva em seguida.

Panetone de brigadeiro

receitas de panetone

receitas de panetone

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h20 (+1h15 de descanso)
Rendimento: 8
Dificuldade: médio

Ingredientes

2 latas de leite condensado 6 colheres (sopa) de chocolate em pó 4 colheres (sopa) + 1/2 xícara (chá) de manteiga 2 tabletes de fermento biológico fresco (30g) 2/3 de xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de leite morno 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) 2 ovos 1 colher (sopa) de essência de panetone 1 gema Chocolate granulado para decorar 1 colher (sopa) de água 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate, 4 colheres (sopa) da manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Desligue e deixe esfriar.

Em uma vasilha, dissolva o fermento com 2 colheres (sopa) do açúcar. Coloque 1/2 xícara (chá) do leite morno e 4 colheres (sopa) de farinha. Tampe com um filme plástico e deixe descansar por 15 minutos. Na mesma tigela, adicione o açúcar e o leite restantes, os ovos ligeiramente batidos e a essência. Acrescente a farinha, aos poucos, mexendo sempre.

Transfira para uma superfície lisa e comece a sovar a massa, incorporando aos poucos a manteiga restante. Rasgue a massa enquanto sova por 15 minutos. Se necessário acrescente mais farinha. Separe 5 colheres (sopa) do brigadeiro e reserve. Abra a massa em uma superfície lisa e distribua o brigadeiro restante.

Enrole como um rocambole e coloque em fôrma de papel para panetone. Faça um corte em cima em cruz e deixe descansar por 1 hora. Bata a gema com a água e pincele o panetone. Leve ao forno baixo (160 ºC) , preaquecido, por 50 minutos ou até dourar levemente.

Misture o brigadeiro reservado com o creme de leite e distribua sobre o panetone, polvilhe com o chocolate granulado e sirva.

Panetone de churros

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 panetone de frutas pronto (500g)

Recheio

1 e 1/2 xícara (chá) de doce de leite cremoso 1/2 xícara (chá) de creme de leite 1/2 xícara (chá) de nozes picadas

Cobertura

1/2 xícara (chá) de doce de leite cremoso Canela em pó e açúcar para polvilhar

Modo de preparo

Corte o panetone por 2 vezes no sentido do comprimento e reserve. Para o recheio, misture o doce de leite, o creme de leite e as nozes. Recheie o panetone e coloque em um prato. Para a cobertura, coloque o doce de leite em um saco de confeiteiro com bico pitanga e decore todo o topo do panetone. Polvilhe com canela misturada com açúcar e sirva.

Últimas