Receitas com baba de moça para adoçar a semana

Aprenda a fazer deliciosas sobremesas com baba de moça ainda hoje! A baba de moça é um doce típico de nossa vasta culinária brasileira, um creme feito à base de gemas de ovos, leite de coco e açúcar. Extremamente saboroso! Ele pode ser consumido puro ou ser usado para incrementar outras sobremesas como bolos, tortas, […]

Guia da Cozinha
Guia da Cozinha - Receitas com baba de moça para adoçar a semana

Guia da Cozinha - Receitas com baba de moça para adoçar a semana

Guia da Cozinha

Aprenda a fazer deliciosas sobremesas com baba de moça ainda hoje!

A baba de moça é um doce típico de nossa vasta culinária brasileira, um feito à base de gemas de ovos, leite de coco e açúcar. Extremamente saboroso!

Ele pode ser consumido puro ou ser usado para incrementar outras sobremesas como bolos, tortas, pavês e muito mais. Para te inspirar, veja uma lista com receitas que incluem a baba de moça e que você pode testar a qualquer momento.

Deu água na boca só de imaginar? Então, não perca tempo e experimente!

Bolo de chocolate com baba de moça e morango

Guia da Cozinha - Receitas com baba de moça para adoçar a semana

Guia da Cozinha - Receitas com baba de moça para adoçar a semana

Guia da Cozinha

Tempo: 1h30
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: médio

Ingredientes

3 ovos 1/2 xícara (chá) de óleo 2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de leite morno 1/2 xícara (chá) de cacau em pó 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina e farinha de trigo para untar Chocolate ao leite ralado e morangos para decorar

Recheio

1 lata de leite condensado 1 vidro de leite de coco (200ml) 3 gemas peneiradas 1 xícara (chá) de açúcar 2 colheres (sopa) de amido de milho 1 caixa de morangos picados (300g)

Modo de preparo

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o açúcar, o leite, o cacau, a farinha de trigo e bata até ficar homogêneo. Junte o fermento e misture com uma colher. Transfira para uma fôrma redonda média untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro este saia limpo. Deixe esfriar e desenforme.

Para o recheio, em uma panela, em fogo médio, coloque o leite condensado, o leite de coco, as gemas, o açúcar e o amido de milho. Mexa sem parar até engrossar e soltar do fundo da panela.

Deixe esfriar e leve à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e adicione os morangos. Corte o bolo ao meio e recheie com a baba de moça. Decore com o chocolate ralado e os morangos. Sirva em seguida.

Bombom baba de moça

baba de moca

baba de moca

Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+25min de geladeira)
Rendimento: 20
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite de coco 1 colher (sopa) de rum 2 gemas peneiradas 1 xícara (chá) de açúcar 300g de chocolate ao leite derretido

Modo de preparo

Em uma panela, leve ao fogo médio o leite de coco, o rum e o açúcar, mexendo até o açúcar dissolver por completo.

Junte as gemas, mexendo, e cozinhe por 10 minutos ou até engrossar levemente. Reserve.

Mexa o chocolate com uma espátula até ficar brilhante e preencha fôrmas de bombons. Vire as fôrmas para baixo e retire o excesso de chocolate. Mantenha-as viradas e leve à geladeira por 5 minutos para endurecer o chocolate.

Com o auxílio de uma colher, recheie com a mistura reservada. Nivele o recheio, Cubra com o chocolate e limpe o molde com uma espátula.

Leve novamente à geladeira, por 20 minutos. Desenforme e sirva.

Bolo de brigadeiro com baba de moça

baba de moca

baba de moca

Guia da Cozinha

Tempo: 1h30 (+2h de geladeira)
Rendimento: 12
Dificuldade: fácil

Ingredientes

5 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de chocolate em pó 1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de óleo 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina e farinha de trigo para untar Raspas de chocolate ao leite para decorar

Recheio de brigadeiro

1 lata de leite condensado 2 colheres (sopa) de margarina 2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Recheio de baba de moça

1 vidro de leite de coco (200ml) 2 xícaras (chá) de açúcar 6 gemas peneiradas

Cobertura

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado 1 colher (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de chocolate em pó

Modo de preparo

Bata no liquidificador o ovo, o açúcar, o chocolate, o leite e o óleo até ficar homogêneo. Adicione a farinha e o fermento e misture com uma colher. Despeje em uma fôrma de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire e corte em 3 partes.

Para o brigadeiro, em uma panela, mexa todos os ingredientes em fogo médio até engrossar. Para a baba de moça, misture o leite de coco com o açúcar e mexa por 5 minutos, em fogo baixo. Misture as gemas e mexa por mais 5 minutos. Para a cobertura, bata o creme de leite com o açúcar até formar o chantilly, adicione o chocolate e bata novamente para misturar.

Espalhe o brigadeiro sobre um disco de massa. Coloque outro disco, espalhe a baba de moça e cubra com o bolo restante. Com um saco de confeitar, decore todo o bolo com o chantilly e polvilhe com raspas de chocolate. Gele por 2 horas e sirva.

Pavê de baba de moça

baba de moca

baba de moca

Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+2h de geladeira)
Rendimento: 10
Dificuldade: médio

Ingredientes

1 colher (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de licor de amêndoas 1/2 xícara (chá) de leite 2 pacotes de biscoito champanhe (360g) Amêndoas sem pele em lâminas para decorar

Baba

2 xícaras (chá) de açúcar 2/3 de xícara (chá) de água 1 vidro de leite de coco (200ml) 7 gemas

Caramelo

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de água 1/2 xícara (chá) de amêndoas sem pele em lâminas Margarina para untar

Modo de preparo

Para a baba, dissolva o açúcar na água e despeje em uma panela. Leve ao fogo baixo, sem mexer, por 20 minutos ou até que ao mergulhar uma colher na calda e levantar, formar um fio. Desligue e deixe esfriar. Misture o leite de coco e as gemas peneiradas. Em uma panela, leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar. Deixe esfriar e reserve na geladeira. Para o caramelo, dissolva o açúcar na água e despeje em uma panela. Leve ao fogo baixo, sem mexer, por 15 minutos ou até obter um caramelo dourado. Misture a amêndoa e despeje em uma pedra untada. Deixe esfriar, quebre em pedaços, com auxílio de um martelo culinário ou rolo. Coloque em um saco plástico, cubra com um pano e bata com um rolo de macarrão para triturar. Dissolva o açúcar e o licor no leite. Passe o biscoito na calda e forre o fundo de um refratário médio. Intercale camadas de baba, de caramelo e de biscoito, terminando em baba. Decore com caramelo e amêndoas. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Mousse baba de moça

Guia da Cozinha - Receitas com baba de moça para adoçar a semana

Guia da Cozinha - Receitas com baba de moça para adoçar a semana

Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+20min de geladeira)
Rendimento: 15
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 envelope de gelatina em pó incolor sem sabor 1 vidro de leite de coco (200ml) 1 xícara (chá) de açúcar 4 colheres (sopa) de água 5 gemas 1 lata de creme de leite gelado sem soro

Modo de preparo

Polvilhe a gelatina sobre metade do leite de coco e deixe hidratar por 5 minutos. Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo, sem mexer, por 8 minutos ou até formar uma calda grossa. Tire do fogo e deixe esfriar. Leve ao fogo baixo a gelatina para dissolver, sem deixar ferver. Tire do fogo e deixe esfriar. Misture o leite de coco restante e as gemas ligeiramente batidas com um garfo no caramelo e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Junte a gelatina hidratada e dissolvida conforme as instruções da embalagem. Deixe esfriar e misture o creme de leite. Leve à geladeira por 20 minutos antes de utilizar.

Rocambole com baba de moça

Guia da Cozinha - Receitas com baba de moça para adoçar a semana

Guia da Cozinha - Receitas com baba de moça para adoçar a semana

Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

6 ovos (claras e gemas separadas) 1 colher (café) de essência de baunilha 6 colheres (sopa) de açúcar 6 colheres (sopa) de farinha de trigo Margarina para untar Coco ralado para decorar

Baba de moça

1 lata de leite condensado 1 vidro de leite de coco (200 ml) 4 gemas peneiradas 1 xícara (chá) de açúcar

Cobertura

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 1 colher (chá) de mel 3 colheres (sopa) de leite de coco

Modo de preparo

Para a baba de moça, leve os ingredientes ao fogo baixo em uma panela, mexendo até engrossar e levantar fervura. Deixe esfriar. Na batedeira, bata as claras em neve e, sem parar de bater, junte as gemas, uma a uma. Adicione a essência, o açúcar e a farinha, batendo até homogeneizar. Despeje em uma fôrma de 25cm x 35cm forrada com papel-manteiga untado e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Desenforme ainda quente sobre um pano de prato limpo e úmido. Retire o papel e enrole como rocambole. Deixe esfriar, desenrole e espalhe a baba de moça. Enrole novamente e transfira para um prato. Misture os ingredientes da cobertura e espalhe sobre o rocambole. Polvilhe com coco e sirva.

Últimas