Guia da Cozinha Receita prática de dadinho de tapioca com geleia de abacaxi com pimenta

Receita prática de dadinho de tapioca com geleia de abacaxi com pimenta

O dadinho de tapioca é o aperitivo brasileiro amado de norte a sul do país. Confira o passo a passo da receita e experimente o quanto antes!

Guia da Cozinha
Guia da Cozinha - Receita prática de dadinho de tapioca com geleia de abacaxi com pimenta

Guia da Cozinha - Receita prática de dadinho de tapioca com geleia de abacaxi com pimenta

Guia da Cozinha

Desde que foi criado em 2014 pelo chef pernambucano – à frente do restaurante paulista Mocotó – o dadinho de tapioca caiu no gosto popular. Receita 100% brasileira, esse aperitivo delicioso tem conquistado o estômago e o coração de todos por onde passa. De norte a sul do país, não tem quem resista a esse bolinho feito com tapioca, leite e queijo coalho. A receita fica ainda mais especial com a geleia de abacaxi com pimenta, tradicional em bares e restaurantes. Se você quer aprender a fazer essa maravilha gastronômica no conforto da sua casa, confira o passo a passo da receita!

Tempo: 1h (+6h de geladeira)
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do dadinho de tapioca com geleia de abacaxi com pimenta

300g de tapioca granulada 300g de queijo coalho ralado 1 colher (café) de sal 2 e 1/2 xícara (chá) de leite quente Óleo para fritar

Geleia de abacaxi com pimenta

1 xícara (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de abacaxi picado 1/2 xícara (chá) de água 1 pimenta dedo-de-moça picada sem sementes

Modo de preparo

Para a geleia, leve uma panela ao fogo médio com os ingredientes, mexendo de vez em quando por 10 minutos ou até encorpar e ficar em ponto de geleia. Transfira para uma molheira e deixe esfriar. Em uma tigela, misture a tapioca, o queijo e o sal. Junte o leite e misture até a tapioca absorver o leite e incorporar. Espalhe em uma fôrma retangular pequena forrada com papel-alumínio, alisando com uma colher, e cubra com papel-alumínio. Leve à geladeira por 6 horas ou até firmar. Corte em quadrados pequenos e frite em óleo quente, aos poucos, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva com a geleia.

COLABORAÇÃO: Fernando Santos/Ângela Cardoso

LEIA MAIS

Últimas