Guia da Cozinha Pratos deliciosos com feijão tropeiro que você precisa experimentar

Pratos deliciosos com feijão tropeiro que você precisa experimentar

Que tal fazer uma receita típica brasileira para agradar a família no final de semana? Confira 5 receitas com feijão tropeiro!

Guia da Cozinha
Guia da Cozinha - Pratos deliciosos com feijão tropeiro que você precisa experimentar

Guia da Cozinha - Pratos deliciosos com feijão tropeiro que você precisa experimentar

Guia da Cozinha

Nada melhor do que reunir a família no final de semana e preparar um almoço para lá de especial, não é mesmo? Que tal apostar em um delicioso prato típico da? O feijão tropeiro é feito tradicionalmente com feijão, farofa de mandioca, toucinho e carne-seca. Mas você pode substituir alguns desses ingredientes e tornar a receita ainda mais versátil e apetitosa. Dá para trocar a carne pela linguiça ou por outro tipo de carne. O lagarto é uma ótima opção, por exemplo.

Pensando em ajudar você a inovar e tornar essa receita ainda mais saborosa, o Guia da Cozinha fez uma lista com 5 opções de pratos com feijão tropeiro. Escolha o seu preferido e faça para o ou para as refeições da semana!

Veja 5 pratos saborosos feitos com feijão tropeiro

Feijão tropeiro com couve

pratos com feijão-tropeiro

pratos com feijão-tropeiro

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 15min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

200g de toucinho em cubos 2 gomos de linguiça calabresa em rodelas 2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 1 maço de couve fatiado 3 xícaras (chá) de feijão cozido sem caldo 2 xícara (chá) de farinha de mandioca 3 ovos cozidos picados Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, frite o toucinho na própria gordura até dourar. Junte a calabresa e a manteiga e frite por 3 minutos. Acrescente a cebola e o alho e refogue por 3 minutos. Junte a couve e refogue até murchar. Adicione o feijão, a farinha de mandioca, os ovos, sal, pimenta e cheiro-verde e cozinhe por mais 2 minutos. Transfira para um recipiente e sirva em seguida.

Lagarto recheado com feijão tropeiro

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 3h
Rendimento: 10
Dificuldade: médio

Ingredientes

1 peça de lagarto bovino (1,5kg aproximadamente) 2 dentes de alho picados 1 cubo de caldo de carne 1 xícara (chá) de água morna Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 xícara (chá) de cerveja preta 1 xícara (chá) de bacon em cubos 2 gomos de linguiça calabresa em rodelas 2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 2 xícaras (chá) de feijão-fradinho cozido sem caldo 1 xícara (chá) de farinha de mandioca Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto

Modo de preparo

Para o feijão tropeiro, em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar. Junte a linguiça e frite por 3 minutos. Adicione a manteiga, a cebola e o alho e refogue por 3 minutos. Adicione o feijão e a farinha de mandioca e misture. Tempere com sal, se necessário, pimenta e salsa picada. Reserve. Com ajuda de uma faca, corte a peça de lagarto pela lateral, formando uma manta.

Tempere com o alho, sal e pimenta a gosto. Espalhe o feijão tropeiro sobre a manta de carne e enrole como um rocambole. Amarre com barbante e coloque em uma fôrma. Regue com o caldo de carne dissolvido na água e com a cerveja cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora. Retire o papel e asse por mais 1 hora ou até dourar. Transfira a carne para um refratário e o liquido que se formou na fôrma para uma panela. Leve ao fogo baixo até reduzir e engrossar levemente. Regue a carne e sirva.

Feijão tropeiro com linguiça na cachaça

pratos com feijão-tropeiro

pratos com feijão-tropeiro

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 xícara (chá) de bacon em cubos 2 gomos de linguiça calabresa fininha em rodelas 4 colheres (sopa) de cachaça 2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 1 maço de couve em tiras 1 xícara (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada 3 xícaras (chá) de feijão fradinho cozido sem caldo 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca 3 ovos cozidos picados Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar. Junte a calabresa, a cachaça e frite por 3 minutos. Retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela, coloque a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Junte a couve e refogue até murchar.

Adicione a carne-seca, o feijão, a farinha de mandioca, os ovos, sal, pimenta, cheiro-verde e cozinhe por mais 2 minutos.  Sirva em seguida.

Feijão tropeiro com banana frita

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 xícara (chá) de bacon em cubos 2 gomos de linguiça calabresa picada 2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 2 xícaras (chá) de feijão-carioca cozido sem caldo 1 xícara (chá) de farinha de mandioca 2 ovos cozidos e picados Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

Banana frita

4 bananas-prata fatiadas 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de água 1 xícara (chá) de farinha de rosca 2 colheres (sopa) de fubá Óleo para fritar

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar. Junte a linguiça e frite por 3 minutos. Adicione a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Acrescente o feijão, a farinha de mandioca, os ovos, sal, pimenta e cheiro verde. Misture e desligue o fogo.

Para a banana, passe-as por uma mistura feita com a farinha de trigo e a água. Empane na farinha de rosca misturada com o fubá e frite, aos poucos, em óleo quente até dourarem. Escorra em papel-toalha. Sirva com o feijão e, se desejar, com arroz e salada de alface.

Pernil à pururuca na cachaça com feijão tropeiro

pratos com feijão-tropeiro

pratos com feijão-tropeiro

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 3h (+4h de descanso)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: médio

Ingredientes 

1 xícara (chá) de cachaça 2 xícaras (chá) de água 1/4 de xícara (chá) de azeite 2 dentes de alho picados 1 cebola picada 1 folha de louro Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 peça de pernil suíno (com aproximadamente 3kg) 1 xícara (chá) de óleo

Feijão tropeiro

1 xícara (chá) de bacon em cubos 2 gomos de linguiça calabresa em rodelas finas 2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 3 xícaras (chá) de feijão-fradinho cozido sem o caldo 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto

Modo de preparo

Para o feijão tropeiro, em uma panela, em fogo médio, frite o bacon e a calabresa na própria gordura até dourar. Acrescente a manteiga, a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Misture o feijão e a farinha até incorporar. Tempere com sal, pimenta, salsa, desligue e reserve.

No liquidificador, bata a cachaça, a água, o azeite, o alho, a cebola, o louro, sal e pimenta até homogeneizar. Coloque o pernil em uma tigela e regue com o tempero batido. Cubra e deixe descansar por 4 horas, virando na metade do tempo. Retire da marinada, disponha em uma fôrma grande e regue com metade da marinada coada.

Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel e asse por mais 30 minutos ou até dourar. Retire da fôrma e transfira para outra fôrma, deixando a pele para cima. Aqueça o óleo em uma panela, em fogo médio, até ficar bem quente. Regue sobre a pele do pernil, com cuidado, para pururucar. Em uma travessa, coloque o feijão tropeiro, disponha o pernil fatiado e sirva.

Últimas