Guia da Cozinha Pastelão à portuguesa de forno: opção irresistível para o lanche da tarde

Pastelão à portuguesa de forno: opção irresistível para o lanche da tarde

Conheça a receita do pastelão à portuguesa de forno, opção deliciosa para todos os momentos!

Guia da Cozinha
Guia da Cozinha - Pastelão à portuguesa de forno: opção irresistível para o lanche da tarde

Guia da Cozinha - Pastelão à portuguesa de forno: opção irresistível para o lanche da tarde

Guia da Cozinha

O pastelão à portuguesa de forno une massa crocante e um recheio clássico que todo mundo gosta, resultando em uma receita prática que dá água na boca. Por isso, tome nota do passo a passo completo e prepare hoje mesmo. Vale a pena experimentar essa opção deliciosa para o lanche da tarde ou para aqueles momentos em que a fome surge repentinamente!

Tempo: 1h30 (+30min de descanso)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do pastelão à portuguesa de forno

4 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 ovo 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de manteiga em cubos 5 colheres (sopa) de gordura vegetal 2 colheres (sopa) de iogurte natural 3 colheres (sopa) de água gelada 1 gema para pincelar

Recheio

1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado 1/2 xícara (chá) de presunto em cubos 1/2 xícara (chá) de ervilha escorrida 1 cebola fatiada 1/3 de xícara (chá) de azeitona verde sem caroço fatiada 2 ovos cozidos picados Orégano para polvilhar

Modo de preparo

Em uma vasilha, coloque a farinha, o ovo, o sal, a manteiga, a gordura, o iogurte e misture com a ponta dos dedos até obter textura de farofa. Acrescente a água, aos poucos, sovando somente para dar liga. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Para o recheio, misture o queijo, o presunto, a ervilha, a cebola, a azeitona, o ovo e polvilhe com orégano.

Abra a massa com a ajuda de um rolo entre duas folhas plásticas até obter um círculo com 30cm de diâmetro. Retire o plástico e transfira para uma fôrma retangular média. Espalhe o recheio e dobre ao meio apertando a borda com um garfo para fechar. Pincele com a gema, polvilhe com o orégano e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e sirva.

COLABORAÇÃO: Mariana Maluf Boszczowski

LEIA TAMBÉM

Últimas