Panetone caseiro tradicional

O Natal está pertinho, então que tal aprender a fazer um delicioso panetone caseiro tradicional? É fácil e ideal para celebrar os momentos em família com muito sabor! Confira a receita completa abaixo! Tempo: 1h45 (+1h45 de descanso)Rendimento: 2 unidadesDificuldade: fácil Ingredientes do Panetone caseiro tradicional 1 xícara (chá) de leite 1/2 xícara (chá) de açúcar […]

Guia da Cozinha - Panetone caseiro tradicional

Guia da Cozinha - Panetone caseiro tradicional

Guia da Cozinha

O Natal está pertinho, então que tal aprender a fazer um delicioso panetone caseiro tradicional? É fácil e ideal para celebrar os momentos em família com muito sabor! Confira a receita completa abaixo!

Tempo: 1h45 (+1h45 de descanso)
Rendimento: 2 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes do Panetone caseiro tradicional

1 xícara (chá) de leite 1/2 xícara (chá) de açúcar 2 envelopes de fermento biológico 5 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada 5 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xícara (chá) de mel 2 ovos 2 gemas 1 colher (sopa) de essência de panetone 1 colher (chá) de sal 200g de frutas cristalizadas 200g de uvas-passas pretas sem sementes 1 gema para pincelar 100g de amêndoas em lascas para polvilhar

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite com o açúcar e leve ao fogo baixo por 10 minutos ou até levantar fervura. Transfira para uma tigela, deixe amornar, junte o fermento e mexa até dissolver.

Adicione 1 xícara (chá) da farinha de trigo, misturando até ficar homogêneo. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por 15 minutos em local aquecido.

Enquanto isso, em uma panela, coloque a manteiga, o mel e leve ao fogo médio por 3 minutos ou até levantar fervura. Retire e espere amornar.

Junte os ovos, as gemas, a essência de panetone e o sal, misturando. Reserve. Em uma tigela, peneire a farinha e misture, aos poucos, à massa já crescida, alternando com o creme de ovos. Transfira para uma superfície e sove até obter uma massa lisa.

Coloque a massa em uma tigela, cubra e deixe crescer por 1 hora ou até que dobre de volume. Abra a massa grosseiramente com as mãos e espalhe as frutas cristalizadas e as uvas-passas. Enrole como um rocambole e divida em duas partes.

Distribua em duas fôrmas de papel próprias para panetone com capacidade para 500g cada e deixe crescer por mais 30 minutos.

Pincele com a gema, polvilhe com amêndoas e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 45 minutos ou até os panetones dourarem. Retire do forno, espere amornar e sirva.

COLABORAÇÃO: Sueli Cristina Brock Mednis

LEIA TAMBÉM

Últimas