Guia da Cozinha Ovos frescos: dicas para preparar e manipular corretamente

Ovos frescos: dicas para preparar e manipular corretamente

Confira dicas infalíveis para escolher ovos frescos na compra e aprenda a manipular e conservar o ingrediente em casa para o sucesso das receitas

Guia da Cozinha
Guia da Cozinha - Ovos frescos: dicas para preparar e manipular corretamente

Guia da Cozinha - Ovos frescos: dicas para preparar e manipular corretamente

Guia da Cozinha

Saiba como armazenar da maneira certa os seus ovos frescos!

Ovos frescos são a base de muitas receitas. São ingredientes essenciais para bolos, tortas, massas, quindins, suspiro e muito mais. Podem ser preparados de diversas formas e acompanhar saladas e refeições. Por isso, eles não podem faltar em casa. Mas como armazenar da maneira correta? E como saber se estão bons? Aprenda essas e outras dicas:

Armazenamento

Antes de guardar os ovos frescos na geladeira, lave-os em água com uma escova de cerdas macias. Conserve-os dentro da caixa, com a ponta para baixo, para a gema se manter centralizada. Caso os ovos grudem na caixa de papelão, molhe a caixa para os ovos saírem com mais facilidade.

ovos frescos

ovos frescos

Guia da Cozinha

Qualidade

Para verificar se está bom, mergulhe o ovo em um copo com água. O ovo fresco é pesado e fica no fundo do copo. Se ele boiar, é porque está estragado. É que os ovos velhos perdem água através da casca, aumentando a bolsa de ar interior e, por isso, boiam.

Dica: quebre os ovos em recipientes separados antes de adicioná-los às suas receitas. Assim, você evita que um ovo estragado contamine toda a sua receita.

Ovos sem casca

Os ovos podem ser consumidos dentro de uma semana. Eles duram, com ou sem casca, no máximo sete dias. Portanto, os ovos sem casca podem ser guardados na geladeira, mas o recomendado é deixá-los em recipientes tampados por dois dias. As claras sozinhas duram também até uma semana.

ovos frescos

ovos frescos

Guia da Cozinha

Cuidado com a Salmonella

A Salmonella é uma bactéria que se desenvolve nos alimentos contaminados por fezes de animais. Ela causa diarreia, febre, dores na cabeça e complicações mais graves, já que pode se alojar na corrente sanguínea. A bactéria é destruída pelo calor, portanto, é fundamental cozinhar bem os ovos antes de comer. Outra dica é só comprar ovos com as cascas inteiras e limpas, já que a salmonella pode penetrar neles através de rachaduras.

COLABORAÇÃO:  “Le Cordon Bleu – Todas as técnicas culinárias” | Jeni Wright e Eric Treuille.

LEIA TAMBÉM: 

Dicas para preparar peixes e saladas deliciosos 4 dicas para não errar no preparo da carne de porco Dicas para fazer pão caseiro: 8 truques da vovó para preparar sem erros

Últimas