Guia da Cozinha Lua em Virgem: receitas para iniciar uma alimentação mais saudável

Lua em Virgem: receitas para iniciar uma alimentação mais saudável

É hora de tirar ideias do papel e apostar em uma alimentação mais saudável! O Guia da Cozinha vai ajudar a deixar esse memento saboroso!

Guia da Cozinha - Lua em Virgem: receitas para iniciar uma alimentação mais saudável

Guia da Cozinha - Lua em Virgem: receitas para iniciar uma alimentação mais saudável

Guia da Cozinha

Você sabia que cada signo do zodíaco coordena um órgão do corpo humano? É importante ficar atento às mudanças que ocorrem no campo astrológico para deixar tudo em ordem por aí (os virginianos que o digam). A propósito, hoje, 18 de junho, e há uma unanimidade para os astrólogos de plantão: é hora de ficar de olho na dieta! Que tal apostar em uma alimentação saudável?

Como manter uma alimentação saudável?

O signo de Virgem rege o estômago, o que torna esse momento ideal para apostar em uma alimentação saudável e praticar atividades como ioga, meditação e mindfulness. Além de ser um período perfeito para tirar ideias do papel e, com certeza, a meta de ”começar uma alimentação mais saudável” já fez ou faz parte da sua agenda!

Pensando nisso, o Guia da Cozinha vai ajudar você a iniciar uma alimentação saudável para colher bons frutos neste período de Lua em Virgem. Primeiro, é importante redobrar os cuidados com alguns alimentos, já que estamos prestes a entrar no inverno.

Dessa forma, a imunidade ficará mais baixa e pedirá a presença de nutrientes para fortificar o corpo e a mente! Incluir as frutas da época no seu cardápio como a banana, laranja, maçã e farão toda a diferença!

E para facilitar a vida de muita gente, separamos algumas receitas para você fazer em casa e tornar este momento mais saboroso e, claro, saudável! São 10 opções que funcionam perfeitamente para o dia a dia. Tem receitas para o café da manhã, almoço, jantar, lanche da tarde e até para a sobremesa! Nada de achar que para iniciar uma alimentação saudável precisa gastar muito ou que os alimentos da dieta são ruins. Confira a nossa lista e surpreenda-se!

10 receitas ideais para iniciar uma alimentação saudável

Bolo fit de banana

alimentação saudável

alimentação saudável

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de óleo de girassol 1/2 xícara (chá) de leite desnatado 3 bananas em rodelas 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo 1 colher (chá) de canela em pó Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral 4 ovos 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de castanha-do-pará picada 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos 1 colher (sopa) de fermento em pó químico

Calda

1/2 xícara (chá) de água 4 colheres (sopa) de mel 2 bananas em rodelas

Modo de preparo

Para a calda, leve a água e o mel ao fogo baixo por 3 minutos.

Despeje em uma fôrma de buraco no meio de 24cm de diâmetro, e disponha as bananas de forma decorativa no fundo e lateral da fôrma. No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o leite, a banana, o açúcar e a canela até homogeneizar.

Transfira para uma tigela e misture as farinhas, a castanha, a aveia e o fermento até ficar homogêneo com uma colher ou batedor manual. Coloque na fôrma sobre as bananas e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar.

Retire, deixe amornar e desenforme.

Sirva em seguida.

Torta de cenoura e berinjela

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 ovos 2 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de óleo 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado Sal a gosto 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Recheio

2 xícaras (chá) de berinjela em cubos aferventadas 1/2 xícara (chá) de presunto em cubos 1 cenoura ralada 1/2 xícara (chá) de azeite Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Para o recheio, misture todos os ingredientes e reserve.

Para a massa, no liquidificador bata os ovos, o leite, o óleo, o queijo parmesão e o sal.

Transfira para uma tigela, misture a farinha e o fermento com uma colher. Em uma fôrma de aro removível de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada, espalhe metade da massa, o recheio e cubra com a massa restante.

Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 35 minutos ou até dourar.

Deixe amornar, desenforme e sirva em seguida.

Estrogonofe de tofu

alimentação saudável

alimentação saudável

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 colher (sopa) de manteiga 1/2 cebola picada 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 xícara (200ml) de leite 5 colheres (sopa) de ketchup 1 xícara (chá) de requeijão light Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 xícaras (chá) de tofu em cubos

Modo de preparo

Em fogo médio, aqueça uma panela com a manteiga e refogue a cebola por 3 minutos. Polvilhe a farinha e frite 2 minutos. Despeje o leite, aos poucos, mexendo até engrossar.

Adicione o requeijão, o ketchup, sal e pimenta e misture. Acrescente os cubos de tofu e cozinhe 2 minutos. Sirva em seguida acompanhado de arroz integral e salada verde.

Salada com molho de iogurte

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 filés de peito de frango 1 dente de alho amassado Suco de 1/2 limão Pimenta-do-reino moída na hora a gosto 4 colheres (sopa) de azeite 1 batata-doce grande fatiada fina (como chips) 1 pé de alface americana lavada e rasgada Sal a gosto 1 maço de rúcula lavada 1/2 xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio 1 cenoura pequena ralada 1/2 pimentão amarelo pequeno sem sementes em tiras 1 cebola roxa média fatiada

Molho

200ml de iogurte natural Suco de 1/2 limão 1 colher (chá) de sal 4 colheres (sopa) de azeite 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado

Modo de preparo

Tempere o frango com o alho, o limão, sal, pimenta e metade do azeite. Distribua as fatias de batata em uma assadeira e pincele o restante do azeite. Polvilhe com sal e pimenta e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos, virando na metade do tempo até ficar crocante e dourada. Despeje todos os ingredientes do molho em um vidro com tampa e agite vigorosamente. Doure os peitos de frango em uma frigideira grossa, deixe amornar e corte em tiras. Espalhe as folhas em uma travessa e disponha o frango, a batata, o tomate, a cenoura, o pimentão e a cebola. Sirva acompanhada do molho.

Salmão com purê de mandioquinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 4 porções 
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1kg de filé de salmão 1/2 colher (café) de sal 1 colher (sopa) de gengibre em pó 2 colheres (sopa) de manteiga sem sal 4 ramos de alecrim fresco

Purê

500g de mandioquinha cozida e espremida 3 colheres (sopa) de margarina light 1/3 de xícara (chá) de leite desnatado 1/2 colher (café) de sal

Modo de preparo

Corte o filé de salmão em 4 partes e tempere com o sal e o gengibre. Corte 4 quadrados de papel-alumínio e em cada um coloque um pedaço do salmão. Divida a manteiga e o alecrim entre os filés e feche o papel formando uma trouxinha. Coloque em uma fôrma e leva ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Em uma panela, coloque todos os ingredientes do purê, leve ao fogo médio e mexa até ficar homogêneo. Abra o papel-alumínio com cuidado e sirva o peixe acompanhado do purê.

Lasanha fitness de abobrinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h20
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

5 abobrinhas fatiadas bem finas Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 fio de azeite

Molho de tomate

4 colheres (sopa) de azeite 300g de carne moída 2 dentes de alho esmagados 8 tomates bem maduros e picados 2 galhos de folhas de manjericão fresco Sal e pimenta calabresa a gosto

Molho branco

4 colheres (sopa) de margarina 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado 3 gemas Sal, noz-moscada e pimenta do reino a gosto

Recheio

400g de queijo tipo cottage 500g de peito de peru fatiado e em tiras

Modo de preparo

Tempere as abobrinhas com sal, pimenta e grelhe rapidamente em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite. Reserve.

Para o molho de tomate, aqueça o azeite em uma panela e doure a carne. Adicione o restante dos ingredientes e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 10 minutos ou até formar um molho espesso. Desligue e reserve.

Para o molho branco: derreta a margarina em uma panela, coloque a farinha e frite por 2 minutos, mexendo bem. Em seguida, coloque o leite com as gemas misturadas. Vá misturando, até que fique um creme espesso. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta. Desligue e reserve. Para o recheio, misture o queijo cottage e o peito de peru. Reserve.

Para montar a lasanha, em um refratário médio, coloque um pouco do molho branco. Espalhe muitas camadas de abobrinha, em seguida espalhe o recheio de queijo e peito de peru e finalize com o molho de tomate. Repita este processo, até que acabem os ingredientes. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Retire e sirva em seguida.

Geleia de amora com gengibre

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 20min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 xícaras (chá) de amoras frescas 2/3 de xícara (chá) de açúcar 1/3 de xícara (chá) de água Suco de 1/2 limão 1 colher (sopa) de gengibre picado

Modo de preparo

Retire os cabinhos das amoras e coloque em uma panela. Junte o restante dos ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando até ficar em ponto de geleia. Deixe esfriar e coloque em uma molheira. Sirva acompanhando bolos, pães e torradas, se desejar.

Arroz integral à portuguesa

alimentação saudável

alimentação saudável

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 15min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 colheres de sopa de azeite de oliva ½ de cebola picada 1 dente de alho ralado 1 pimentão pequeno picado 2 tomates ralados 1 xícara de molho de tomate 3 xícaras de arroz integral cozido 2 ovos cozidos ralados ½ colher de café de sal rosa ½ colher de café de pimenta preta Azeitonas a gosto

Modo de preparo

Comece picando a cebola roxa. Aqueça uma frigideira e despeje azeite de oliva. Doure a cebola roxa picada e o dente de alho ralado em fogo médio/baixo. Pique um pimentão pequeno. Rale também os tomates não tão maduros nem tão verdes. Coloque os tomates ralados na frigideira e também o extrato de tomate. Refogue todos esses ingredientes e deixe cozinhar por uns 5 minutos. Agora é fogo médio mesmo. Despeje o arroz integral já cozido. Rale os ovos cozidos e adicione à frigideira. Coloque azeitonas a gosto, sal rosa a gosto e pimenta também a gosto. Agora é só misturar e aquecer bem. Se ressecar, pode colocar um pouco mais de extrato ou molho de tomate que você preferir.
Decore a gosto e sirva!

Torta de banana com aveia

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 35min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 xícaras de chá de aveia em flocos 1/2 xícara de chá de farinha de linhaça dourada 1 e 1/2 xícaras de chá de leite de amêndoas ou o da sua preferência 1/2 xícara de chá de castanhas ou nozes picadas 1/2 xícara de chá de açúcar de coco ou néctar de coco, xilytol, eritritol 2 colheres de sopa de óleo de coco 1 colher de chá de canela em pó 1 colher de chá de extrato de baunilha 2 bananas nanicas picadinhas 1 colher de chá de fermento para bolo

Modo de preparo

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno em 180° graus. Coloque em um recipiente a banana, aveia, nozes, canela, linhaça, fermento. Bata no liquidificador por 4 minutos o leite com óleo de coco, açúcar de coco, extrato de baunilha. Misture o líquido com os secos, a massa fica firme e compacta. Coloque em uma forma untada e asse por 30 minutos.

Torta light de limão

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min (+1h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

250g de ricota amassada 1 ovo 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó 1 pitada de sal 2 colheres (sopa) de adoçante tipo forno e fogão 1 colher (café) de canela em pó Margarina para untar Raspas de limão para decorar Recheio: 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado 1/2 xícara (chá) de suco de limão 3 colheres (sopa) de adoçante tipo forno e fogão 3 colheres (sopa) de maisena 2 gemas

Modo de preparo

Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes da massa, exceto as raspas de limão, até ficar homogêneo. Unte uma forma de fundo removível de 20cm de diâmetro e, com as mãos, espalhe a massa no fundo e nas laterais, alisando com as costas de uma colher. Fure a massa com um garfo e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que comece a dourar. Retire do forno e deixe esfriar. Coloque os ingredientes do recheio em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ficar homogêneo e engrossar. Espalhe sobre a massa e deixe esfriar. Leve à geladeira por 1 hora. Desenforme e sirva decorada com raspas de limão.

Últimas