Guia da Cozinha Gorduras do bem: veja os principais alimentos para incluir na dieta

Gorduras do bem: veja os principais alimentos para incluir na dieta

Confira os principais alimentos com gorduras do bem para uma alimentação saudável Quando vamos começar uma dieta, uma das primeiras coisas que fazemos é começar a retirar os alimentos que possuem muita gordura do nosso cardápio. Até então, isso faz muito sentido, se formos pensar nas gorduras trans, por exemplo. Encontrada principalmente nos alimentos processados, […]

Guia da Cozinha - Gorduras do bem: veja os principais alimentos para incluir na dieta

Guia da Cozinha - Gorduras do bem: veja os principais alimentos para incluir na dieta

Guia da Cozinha

Confira os principais alimentos com gorduras do bem para uma alimentação saudável

Quando vamos começar uma dieta, uma das primeiras coisas que fazemos é começar a retirar os alimentos que possuem muita gordura do nosso cardápio. Até então, isso faz muito sentido, se formos pensar nas gorduras trans, por exemplo. Encontrada principalmente nos alimentos processados, esse tipo de gordura é inimiga da saúde do coração, já que aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL) e também eleva o risco de outras doenças, como o diabetes.

No entanto, o nosso corpo precisa de gordura e vai em busca dela a todo momento. A gordura é considerada um micronutriente e é essencial para diversas funções como dar mais energia para o dia a dia, absorve certas vitaminas e diversas outras funções. O recomendado é que a gordura faça parte dos 30% de tudo aquilo que consumimos no dia, mas atenção, essa quantidade precisa ser das chamadas gorduras do bem.

Pensando nisso, O Guia da Cozinha vai te mostrar alguns alimentos com gorduras do bem para você começar a incluir na dieta e adquirir todos os benefícios para o seu corpo. Se consumidos com equilíbrio, esses alimentos vão melhorar a sua qualidade de vida. Confira:

Peixes

alimentos com gorduras do bem

alimentos com gorduras do bem

Guia da Cozinha

Salmão, atum, sardinha e anchova são algumas opções ricas em gorduras do bem que você pode incluir mais nas refeições. Esses peixes são ricos em ômega-3 (uma fonte de gordura poli-insaturada). Possuem ação anti-inflamatória, anti-oxidante e ajudam no bom funcionamento dos vasos sanguíneos.

Abacate

Sim, o abacate é um dos alimentos com gorduras do bem que você pode comer sem medo. Metade da fruta é capaz de conter cerca de 15 gramas de gordura total – sendo 10 monoinsaturas e 2 poli-insaturadas. Além disso, o abacate possui vitaminas A, K e do complexo B, fundamentais para o nosso organismo. Ele é versátil e pode ser consumido como bases para saladas, maioneses e em diversos pratos doces!

Sementes

Guia da Cozinha - Gorduras do bem: veja os principais alimentos para incluir na dieta

Guia da Cozinha - Gorduras do bem: veja os principais alimentos para incluir na dieta

Guia da Cozinha

Gergelim, sementes de girassol, linhaça e chia são ótimas fontes de gorduras mono e poli-insaturadas. Elas podem ser facilmente implementadas na alimentação diária em saladas, pães, iogurtes naturais etc. Algumas dessas sementes podem ser um pouco calóricas, então, consuma em pequenas quantidades ao longo da semana para não extrapolar.

Carnes e laticínios

Aqui, vale um pouco mais de atenção. Uma das gorduras do bem também são as chamadas gorduras saturadas, que já foram consideradas como inimigas da saúde. No entanto, já se sabe que com um consumo moderado, a gordura saturada também pode ser uma amiga. Cortes de carne bovina, aves magras, iogurtes, queijos e leite compõem a gama de alimentos que você pode consumir de maneira moderada.

Oleaginosas

alimentos com gorduras do bem

alimentos com gorduras do bem

Guia da Cozinha

Castanha-do-Pará, amêndoas, avelã, nozes, macadâmia… Todas elas fazem parte das oleaginosas, ricas em gorduras do bem. Seja consumida in natura ou em leites vegetais, essas oleaginosas ainda são fontes de zinco, magnésio, fósforo e vitamina E. Mas vai com calma, elas também são consideradas calóricas se consumidas em excesso, mas são uma boa fonte de nutrientes.

Ao ingerir mais desses alimentos, você aumenta o nível de saciedade, absorve mais nutrientes, protege o seu coração e aumenta a absorção de vitamina D! Para saber mais com adicionar alimentos com gorduras do bem na dieta. procure um profissional da saúde de confiança.

Últimas