Guia da Cozinha Frutas de junho: conheça quais são e seus benefícios

Frutas de junho: conheça quais são e seus benefícios

São inúmeros os benefícios de consumir as frutas na sua época de colheita. Saiba mais!

Você sabe por que deve procurar consumir sempre que possível as frutas da ? O principal é encontrar frutas nas suas melhores condições, uma vez que o clima está propício para que se desenvolvam, mais do que em outras épocas do ano. Como tem melhores condições para plantio e crescimento, as colheitas são maiores e têm maior qualidade nutricional, o que traz ótimos preços para o consumidor e frutas com mais nutrientes e vitaminas. Ou seja, é benefício para o bolso e para a sua saúde!

Abaixo você encontra as indicações das frutas que estão na época e seus benefícios. Veja:

Frutas da estação

Caqui

Frutas de junho

Frutas de junho

Guia da Cozinha

Foto: PX here

O caqui é fonte de vitaminas E e C e de sais minerais, como fósforo. Além disso, é rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, um importante antioxidante que auxilia na visão e na manutenção da pele e das unhas saudáveis. A época dessa fruta é de março a junho, e, nesse período, o preço é mais acessível e a qualidade nutricional é melhor, então, que tal aproveitar e incluir esse delicioso alimento no seu cardápio?

Carambola

Frutas de junho

Frutas de junho

Guia da Cozinha

Foto: Pixabay

A fruta é rica em fibra dietética, que ajuda na digestão e evita a absorção do colesterol ruim pelo intestino, e antioxidantes naturais, principalmente vitamina C, que ajuda a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e combate os radicais livres que causam envelhecimento precoce. É fonte de vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e piridoxina. E carrega também inúmeros nutrientes, como potássio, fósforo, zinco e ferro, aos quais auxiliam no bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida in natura, em bolos, tortas, saladas, entre outras diversas preparações.

Limão

Frutas de junho

Frutas de junho

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

O limão é uma fruta cítrica que contém vitaminas do complexo B e vitamina C, o qual apresenta propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Auxilia também no fortalecimento do sistema imunológico. Toda a fruta, polpa, suco, casca e raspas são utilizados para fins culinários de muitas formas.

Maçã

Frutas de junho

Frutas de junho

Guia da Cozinha

Foto: Shutterstock

A maçã é uma fruta rica em antioxidantes, água e vitaminas. Pode ser consumida in natura ou inserida em receitas, como salada de frutas, pães, bolos, tortas, sucos e vitaminas, de preferência com casca. Possui pectina, uma fibra solúvel que auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo e no bom funcionamento intestinal, além de apresentar baixo índice glicêmico.

Mamão papaia

Fruta mamão

Fruta mamão

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

É rico em vitaminas, principalmente de vitamina C, que é antioxidante, auxilia no combate aos radicais livres e fortalece o sistema imunológico. Outra vitamina com forte presença no mamão é a A, que é importante para a saúde da pele e visão. As fibras encontradas em grande quantidade ajudam no bom funcionamento intestinal. O mamão pode ser consumido in natura ou em vitaminas, bolos e doces.

Tangerina poncã

Fruta tangerina

Fruta tangerina

Guia da Cozinha

Foto: Shutterstock

A fruta é rica em vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. É fonte de fibras, que ajudam a manter a regulação do intestino. Minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio também estão presentes na tangerina e ajudam a manter o bom funcionamento do organismo. A fruta é versátil e pode ser utilizada na culinária em bolos, tortas, saladas e, na sua melhor forma, in natura.

Colaborador: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Últimas