Guia da Cozinha Empadão de frango caipira para um jantar prático

Empadão de frango caipira para um jantar prático

Confira a receita do empadão de frango caipira, sugestão prática e deliciosa para inovar nas refeições!

Guia da Cozinha - Empadão de frango caipira para um jantar prático

Guia da Cozinha - Empadão de frango caipira para um jantar prático

Guia da Cozinha

Quer preparar uma refeição deliciosa, mas não sabe qual? O empadão de frango caipira é a sugestão da vez! Com a combinação perfeita entre massa e recheio, agradar a família será uma tarefa fácil. É uma opção excelente para quem quer um prato saboroso e sem complexidade no preparo. Além disso, o pode ser adaptado com os ingredientes disponíveis na sua casa. Confira a receita completa do empadão de frango caipira e descubra a sua nova receita favorita!

Tempo: 1h (+30min de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes do empadão de frango caipira

3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de fubá 1 colher (chá) de sal 3/4 de xícara (chá) de manteiga sem sal gelada em cubos 2 colheres (sopa) de banha 4 colheres (sopa) de água gelada 1 gema para pincelar

Recheio

2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola em cubos 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado 2 tomates sem pele e sem sementes em cubos Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto 2 ovos cozidos picados

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque a farinha, o fubá e o sal. Acrescente a manteiga, a banha e misture com as pontas dos dedos até obter textura de farofa. Despeje a água, aos poucos, e sove somente até dar liga. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Para o recheio, derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio, e refogue a cebola por 2 minutos ou até murchar. Acrescente o frango, o tomate e tempere com sal e pimenta. Desligue o fogo, adicione o ovo, cheiro-verde e deixe esfriar.

Divida a massa em duas porções e abra com a ajuda de um rolo entre duas folhas plásticas. Com uma das massas, forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível grande. Espalhe o recheio e cubra com a massa restante. Corte o excesso de massa com uma faca e utilize para decorar. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até assar e dourar. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e sirva.

COLABORAÇÃO: Mariana Maluf

Últimas