Guia da Cozinha Croissant de presunto e queijo para um café da manhã especial

Croissant de presunto e queijo para um café da manhã especial

Que tal um delicioso croissant de presunto e queijo para o café da manhã? Saiba como preparar essa receita típica da França e se surpreenda com o sabor!

Guia da Cozinha - Croissant de presunto e queijo para um café da manhã especial

Guia da Cozinha - Croissant de presunto e queijo para um café da manhã especial

Guia da Cozinha

Nada como um feriado na segunda-feira para estender um pouco mais o merecido final de semana, certo? E para começar bem o dia, que tal apostar em um delicioso croissant de presunto e queijo para o café da manhã? Afinal, a gente merece um mimo de vez em quando, né? Crocante por fora e saboroso por dentro, o croissant vai bem recheado ou apenas com um requeijão por cima – versátil e perfeito para a primeira refeição do dia. Gostou da ideia? Prepare hoje mesmo essa receita francesa e tenha um café da manhã digno de hotel!

Tempo: 1h15 (+1h de descanso) (+30min de geladeira)
Rendimento: 22
Dificuldade: médio

Ingredientes do Croissant de presunto e queijo

1 envelope de fermento biológico seco (10g) 3 colheres (sopa) de manteiga amolecida 2 colheres (sopa) de açúcar 2 ovos batidos 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de água morna 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) Farinha de trigo para enfarinhar Margarina e farinha de trigo para untar 2 gemas para pincelar

Para folhar

100g de manteiga amolecida 1 colher (sopa) de farinha de trigo

Recheio

200g de presunto fatiado 400g de queijo mussarela fatiado

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o fermento, a manteiga, o açúcar, os ovos, o sal e a água morna. Adicione a farinha, aos poucos, misturando até desgrudar das mãos. Se necessário, adicione mais farinha. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove até a massa ficar lisa e macia.

Transfira para uma tigela enfarinhada, cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos. Misture a manteiga amolecida e a farinha, amassando com um garfo até obter uma pasta.

Abra a massa com a ajuda de um rolo em formato retangular. Espalhe a mistura de manteiga uniformemente e feche a massa dobrando duas vezes, como um envelope. Passe o rolo levemente por cima e leve à geladeira por 30 minutos.

Retire, abra novamente com o rolo até ficar fina. Corte em triângulos, coloque as fatias de presunto e queijo sobre eles e enrole começando pela base dos triângulos, formando meias-luas. Coloque em uma fôrma untada e enfarinhada, um ao lado do outro, deixando espaço entre eles.

Pincele com a gema batida, cubra e deixe descansar novamente por 20 minutos. Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 12 minutos ou até dourar. Sirva.

COLABORAÇÃO: Vanessa Figueiredo

Últimas