Guia da Cozinha Carne de frango: dicas práticas de compra e preparo

Carne de frango: dicas práticas de compra e preparo

Conheça as partes tradicionais da carne de frango, confira dicas para o preparo e a compra. Aprenda a desfiar de uma maneira fácil e rápida!

Guia da Cozinha
Guia da Cozinha - Carne de frango: dicas práticas de compra e preparo

Guia da Cozinha - Carne de frango: dicas práticas de compra e preparo

Guia da Cozinha

A carne de frango é ótima para as refeições do dia a dia e também para aquelas receitas mais elaboradas. Ainda é uma opção barata e saudável! Ela sempre está sempre presente nas nossas cozinhas, mas podemos conhecer melhor e deixar seu preparo mais prático. Confira dicas de compra e preparo!

Benefícios 

O ponto alto da carne de frango definitivamente é a sua elevada quantidade de proteína. As vitaminas e os minerais também possuem forte presença na carne. O alimento é uma rica fonte de vitamina B3 e B6, ferro e selênio, que ajuda no bom funcionamento da tireoide. 

Quais as principais partes do frango?

Coxa e sobrecoxa: têm bastante carne e gordura e podem ser fritas, cozidas, refogadas ou assadas. Asa: é a parte que possui menos carne e fica muito saborosa quando preparada frita, pois, como possui bastante pele, fica crocante. Peito: conta com pouca gordura e, dessa forma, é a parte mais seca do frango. Pode ser usado em receitas de cozidos, refogados ou como recheio.

Como comprar carne de frango?

Ao comprar frangos frescos, deve-se conferir se a cor está homogênea, a pele úmida e sem sinais de machucado ou penas. Já quando congelados, as embalagens devem estar fechadas e sem cristais de gelo ou descoloração — isso indica que foi descongelado e congelado novamente.

Como desfiar?

Em uma panela de pressão, coloque a carne de frango, cubra com água e tempere a gosto. Cozinhe em fogo médio por 20 minutos após iniciar a pressão. Desligue, deixe a pressão sair, abra a panela, escorra a carne e deixe amornar. Disponha o frango em uma tábua, retire os ossos, se tiver, e, com a ajudar de um garfo, comece a desfiar a carne.

Receitas 

Confira 3 opções deliciosas protagonizadas pela carne de frango e faça-as para o almoço ou jantar. São receitas fáceis e que ficam prontas em até 30 minutos, ótimas para quem prioriza a praticidade. 

Arroz de forno com frango cremoso

carne de frango

carne de frango

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

2 latas de milho verde escorrido 1 caixa de creme de leite (200g) 4 xícaras (chá) de arroz branco cozido 2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado 1 xícara (chá) de azeitona preta picada 2 tomates sem sementes picados Sal e salsa picada a gosto 1 xícara (chá) de queijo provolone ralado

Modo de preparo

No liquidificador, bata 1 lata de milho e o creme de leite por 1 minuto. Despeje em uma tigela, adicione o milho restante, o arroz, o frango, a azeitona, o tomate, sal, salsa e misture até ficar homogêneo. Transfira para um refratário médio, polvilhe com o provolone e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva.

Torta de frigideira com recheio de frango

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 25min
Rendimento: 3 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 ovos 2 colheres (sopa) de manteiga derretida 1/2 xícara (chá) de leite 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado Sal a gosto 1 colher (café) de fermento em pó Margarina para untar

Recheio

3 colheres (sopa) de azeite de oliva 1/2 cebola ralada 1 e 1/2 xícara (chá) de frango cozido e desfiado 1 tomate sem sementes em cubos 1/2 lata de milho verde em conserva escorrido 4 colheres (sopa) de molho de tomate Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado 1 xícara (chá) de requeijão culinário

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça o azeite em uma panela, em fogo médio, e frite a cebola por 2 minutos. Junte o frango, o tomate, o milho, o molho e refogue por 3 minutos. Retire do fogo e tempere com sal, pimenta e salsa. Reserve. Bata no liquidificador os ovos, a manteiga, o leite, a farinha, o parmesão e sal até homogeneizar. Misture o fermento com uma colher. Despeje a massa em uma frigideira antiaderente média untada, espalhando bem. Cubra com o refogado, a muçarela e o requeijão, às colheradas. Tampe e leve ao fogo baixo por 8 minutos ou até firmar e dourar. Desligue e sirva.

Macarrão de forno com molho de frango 

carne de frango

carne de frango

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

1 pacote de macarrão parafuso (500g) Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 colher (sopa) de azeite 1 cebola em cubos 2 dentes de alho picados 1 xícara (chá) de frango cozido e desfiado 1 lata de milho verde escorrido 1 tomate sem sementes em cubos 1 xícara (chá) de molho de tomate 3 colheres (sopa) de manjericão fresco picado 1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso 1/2 xícara (chá) de queijo muçarela ralado

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão em uma panela com água fervente e sal conforme o tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Escorra e reserve. Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o frango, o milho, o tomate, o molho e cozinhe por 5 minutos. Tempere com sal e pimenta.

Misture com o macarrão, o manjericão e despeje em um refratário grande. Cubra com o requeijão, às colheradas, e polvilhe com a muçarela. Leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva em seguida.

LEIA TAMBÉM:

Últimas