Cardápio da quarentena: sexta-feira, 26

Este cardápio promete trazer muito sabor para a sua sexta-feira! Confira as receitas! A semana está próxima do fim e para você encerrá-la com as melhores refeições, te ensinaremos a preparar deliciosos pratos para saborear em casa com a família. Quer um breve resumo do que está por vir? Então, olha só: o pão caseiro […]

Guia da Cozinha
Guia da Cozinha - Cardápio da quarentena: sexta-feira, 26

Guia da Cozinha - Cardápio da quarentena: sexta-feira, 26

Guia da Cozinha

Este cardápio promete trazer muito sabor para a sua sexta-feira! Confira as receitas!

A semana está próxima do fim e para você encerrá-la com as melhores refeições, te ensinaremos a preparar deliciosos pratos para saborear em casa com a família. Quer um breve resumo do que está por vir? Então, olha só: o pão caseiro com ervas é a opção perfeita para o café da manhã! Além do alecrim, experimente acrescentar em sua mistura de o orégano, o manjericão, a manjerona, o tomilho e a sálvia, todos desidratados, para deixar o pão ainda mais especial.

No almoço, a receita de penne ao pesto pronta em 30 minutos é a escolha do dia! O molho, batido no liquidificador, não vai ao fogo. Basta misturar com o macarrão. Fácil, né? Já o tradicional e o recheio de fruta formam o par perfeito da próxima receita. Faça o saboroso rocambole de brigadeiro e maracujá para o lanche da tarde. E claro, para o jantar temos o bolinho de arroz com legumes e queijo, que além de ficar uma delícia, ainda ajuda a evitar o desperdício reaproveitando as sobras de arroz. Veja o cardápio completo e se delicie!

Café da manhã

Pão caseiro com ervas

Guia da Cozinha - Cardápio da quarentena: sexta-feira, 26

Guia da Cozinha - Cardápio da quarentena: sexta-feira, 26

Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+1h de descanso)
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico fresco (30g) 2 colheres (sopa) de açúcar 1 colher (sopa) de sal 2 ovos 1/3 de xícara (chá) de azeite 1 e 1/2 xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de alecrim fresco 1 colher (chá) de ervas finas secas 4 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) Margarina e farinha de trigo para untar 1 gema para pincelar Alecrim para polvilhar

Modo de preparo

No liquidificador, bata o fermento, o açúcar, o sal, os ovos, o azeite e o leite por 1 minuto. Transfira pra uma vasilha e adicione o alecrim, as ervas e a farinha de trigo, aos poucos, sovando até formar uma massa não muito dura. Se necessário adicione mais farinha. Cubra e deixe descansar por cerca de 20 minutos.

Divida a massa em duas partes e abra com a ajuda de um rolo, em uma superfície enfarinhada. Enrole como um rocambole, formando dois pães. Coloque em uma fôrma grande untada e enfarinhada, um ao lado do outro, cubra com um pano limpo e deixe descansar por mais 40 minutos, aproximadamente. Pincele com a gema, polvilhe com alecrim e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Retire e espere esfriar levemente antes de servir.

Almoço

Penne ao pesto

Guia da Cozinha - Cardápio da quarentena: sexta-feira, 26

Guia da Cozinha - Cardápio da quarentena: sexta-feira, 26

Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 pacote de macarrão penne (500g) Sal a gosto 1 xícara (chá) de manjericão 1 xícara (chá) de castanha de caju 2 dentes de alho Sal a gosto 10 colheres (sopa) de azeite 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado 2 colheres (sopa) de vinho branco seco

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão em água fervente e sal até ficar al dente. Escorra e reserve. Bata os demais ingredientes no liquidificador até obter um creme. Despeje sobre o macarrão, misture e sirva.

Lanche da tarde

Rocambole de brigadeiro e maracujá

receitas do dia

receitas do dia

Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+2h de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

6 ovos 10 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de chocolate em pó 10 colheres (sopa) de farinha de trigo Margarina para untar Chocolate granulado para polvilhar

Recheio

1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de manteiga 1/3 de xícara (chá) de suco concentrado de maracujá

Cobertura

1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de manteiga 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 caixa de creme de leite (200g)

Modo de preparo

Para o recheio, em uma panela, leve ao fogo médio o leite condensado, a manteiga e o suco, mexendo até soltar do fundo da panela. Deixe esfriar. Bata os ovos com o açúcar na batedeira por cerca de 10 minutos ou até obter uma gemada clara e fofa. Acrescente o chocolate e a farinha peneirados. Misture delicadamente com uma colher. Despeje em uma fôrma forrada com papel-manteiga. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até firmar.

Desenforme ainda quente sobre um pano de prato limpo e úmido, pincele o papel com água fria e retire. Espalhe o recheio frio sobre a massa do rocambole com uma espátula. Enrole, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas. Para a cobertura, coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo até soltar do fundo da panela. Misture o creme de leite e cubra o rocambole. Polvilhe com granulado e sirva.

Jantar

Bolinho de arroz com legumes e queijo

receitas do dia

receitas do dia

Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 chuchu cru ralado 1 cenoura crua ralada 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz branco cozido 3/4 de xícara (chá) de leite 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto 1 colher (café) de fermento em pó químico 1 e 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) 20 cubos pequenos de queijo provolone Óleo para fritar

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o chuchu, a cenoura, o arroz, o leite, o queijo e tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Junte o fermento e a farinha, aos poucos, formando uma massa homogênea que desgrude das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha. Pegue pequenas porções da massa, abra na palma da mão, coloque um cubo de queijo, no centro e modele bolinhas. Frite, aos poucos, em imersão, em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva em seguida.

Nos conte o que achou das saborosas receitas do dia e siga acompanhando o Guia da Cozinha para não perder os próximos cardápios!

Últimas