Guia da Cozinha Cannoli tradicional: para adoçar o dia ou caprichar nas vendas

Cannoli tradicional: para adoçar o dia ou caprichar nas vendas

Que tal uma receita de doce típico italiano? Aprenda a fazer o cannoli tradicional!

Guia da Cozinha - Cannoli tradicional: para adoçar o dia ou caprichar nas vendas

Guia da Cozinha - Cannoli tradicional: para adoçar o dia ou caprichar nas vendas

Guia da Cozinha

A culinária italiana já conquistou o mundo. É impossível – ou quase – encontrar alguém que não salive ao comer massas, doces, gelatos, vinhos e pães tão deliciosos. E graças aos imigrantes italianos nós podemos nos deliciar com esses pratos sem sair de casa. Por isso, o Guia da Cozinha te convida a provar cannoli, um doce siciliano feito de massa doce frita em formato de tubo com creme de ricota!

Tempo: 1h10
Rendimento: 20 unidades
Dificuldade: Fácil

Ingredientes do Cannoli tradicional

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 4 colheres (sopa) de açúcar 3 colheres (sopa) de gordura vegetal 1 ovo 1 colher (café) de canela em pó 3 colheres (sopa) de vinho tipo marsala (aproximadamente) Farinha de trigo para enfarinhar Óleo para untar e fritar 1 clara para pincelar Raspas de limão, pistache, frutas cristalizadas ou granulado para decorar Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Recheio

2 xícaras (chá) de ricota amassada 1 lata de leite condensado 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture a farinha, o açúcar, a gordura e o ovo. Acrescente a canela e o vinho, aos poucos, misturando com as mãos até formar uma massa lisa e macia. Se necessário, adicione mais vinho. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até ficar fina. Corte a massa em círculos de 10cm. Enrole cada círculo de massa em cilindros de alumínio untados, selando com a clara. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar levemente. Retire as massas dos cilindros com cuidado e reserve.

Para o recheio, coloque todos os ingredientes no processador e processe por 2 minutos. Desligue e recheie os canudinhos. Coloque em uma travessa, decore como desejar (raspas de limão, pistache, frutas cristalizadas, granulado…) e polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva em seguida.

COLABORAÇÃO: Ângela Cardoso/Fernando Santos

LEIA MAIS

Últimas