Bolo de morango: 9 receitas para se deliciar

Aprenda a fazer um delicioso bolo de morango com as receitas do Guia da Cozinha! Se tem um bolo que faz tanto sucesso quanto o de chocolate, com certeza é o de morango! Seja para arrasar nas vendas ou para se deliciar com a família em casa, o bolo de morango é a opção perfeita! […]

Aprenda a fazer um delicioso bolo de morango com as receitas do Guia da Cozinha!

Se tem um bolo que faz tanto sucesso quanto o de , com certeza é o de morango! Seja para arrasar nas ou para se deliciar com a família em casa, o bolo de morango é a opção perfeita! Dica: use os ingredientes em temperatura ambiente, pois assim, a ficará homogênea e macia. Quer testar esse truque? Então, escolha as suas receitas favoritas da nossa lista e ponha já as mãos na massa, a explosão de sabores está garantida! Confira:

Bolo de morango

Tempo: 1h (+3h de geladeira)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 ovos 3/4 de xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) fermento 2 colheres (sopa) de margarina derretida Óleo e farinha para untar 1/2kg de morangos limpos 1 xícara (chá) de creme de leite fresco 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro 1/4 de xícara (chá) de licor de amaretto 1/3 de xícara (chá) de geleia de uva ou morango 1 colher (sopa) de água Morangos para decorar

Modo de preparo

Unte uma fôrma redonda. Forre o fundo da fôrma com papel-manteiga. Unte o papel e enfarinhe. Coloque os ovos e o açúcar na tigela e bata até que os ovos fiquem claros. Junte a farinha, mexendo com uma colher, sem bater. Acrescente a margarina e o fermento. Coloque na fôrma e leve ao forno, preaquecido, por 20 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos e desenforme, retirando o papel. Corte o bolo ao meio. Reserve alguns morangos cortados para a cobertura. Para o recheio, amasse os morangos restantes e reserve. Bata o creme de leite, junte o açúcar e bata até ficar duro. Separe metade desse creme para a cobertura. Junte os morangos amassados ao creme restante e com o licor. Passe o recheio de morangos sobre a massa do bolo, coloque a outra massa e cubra com o chantilly. Coloque os morangos cortados reservados sobre o bolo. Misture a geleia com a água em fogo baixo, deixe derreter e espere esfriar. Pincele a geleia depois de fria sobre os morangos.

Bolo de morango com iogurte

Tempo: 1h20 (+4h de geladeira)
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 ovos 1/2 xícara (chá) de margarina 2 xícaras (chá) de açúcar 1 pote de iogurte natural (170g) 1 xícara (chá) de leite 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina para untar Morangos para decorar

Creme

2 latas de leite condensado 4 colheres (sopa) de manteiga 6 colheres (sopa) de leite em pó 1 caixa de creme de leite 1 caixa de morango picado (300g)

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, a margarina, o açúcar, o iogurte natural e o leite. Transfira para uma tigela e com um batedor de arame, misture a farinha e o fermento.

Transfira para uma fôrma de 22cm x 30cm forrada com papel-manteiga untado.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e corte ao meio no sentido do comprimento.

Para o creme, em uma panela, leve ao fogo médio o leite condensado, a manteiga e o leite em pó, mexendo até engrossar. Desligue e misture com o creme de leite.

Divida o creme em duas partes e em uma delas misture os morangos picados. Para a montagem, faça uma camada com uma parte do bolo, espalhe o creme com morangos e a outra parte do bolo.

Cubra com a parte do creme sem morangos e corte em quadrados. Decore com morangos, embrulhe, um a um, em papel-alumínio e leve à geladeira por 4 horas antes de servir.

Bolo de morango com chocolate

Tempo: 1h20
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de leite morno 1/2 xícara (chá) de óleo 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó químico Margarina e farinha de trigo para untar

Recheio

250g de chocolate ao leite derretido 1 caixa de creme de leite (200g)

Cobertura

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado 4 colheres (sopa) de açúcar 2 caixas de morangos (600g) 100g de chocolate ao leite derretido

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, o leite, o óleo, a farinha e o fermento até ficar homogêneo. Coloque em uma fôrma de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Retire, deixe esfriar, desenforme e corte o bolo ao meio, na horizontal. Misture o chocolate com o creme de leite e recheie o bolo. Na batedeira, bata o creme de leite gelado e o açúcar até formar picos firmes. Cubra todo o bolo, alisando com uma espátula. Decore o topo com morangos inteiros e toda a volta do bolo com morangos cortados ao meio. Faça riscos de chocolate ao leite e sirva.

Bolo de morango com leite em pó

Tempo: 1h (+2h de geladeira)
Rendimento: 15
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 ovos (claras e gemas separadas) 1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente 2 xícaras (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó químico Margarina e farinha de trigo para untar

Calda

2 colheres (sopa) de geleia de morango 1/2 xícara (chá) de leite Recheio e Cobertura: 1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente 1 lata de leite condensado 12 colheres (sopa) de leite em pó 2 latas de creme de leite gelado sem soro 1 xícara (chá) de morangos picados Morangos inteiros para decorar

Modo de preparo

Bata as gemas com a manteiga e o açúcar na batedeira em velocidade média por 5 minutos. Acrescente a farinha peneirada intercalando com o leite batendo até ficar homogêneo. Adicione o fermento e as claras batidas em neve e misture com uma colher. Despeje em uma assadeira de 25cm x 35cm untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro, ele saia limpo. Deixe amornar sobre uma grade e desenforme. Para o recheio, bata a manteiga na batedeira e despeje o leite condensado em fio. Sem parar de bater, adicione o leite em pó até ficar homogêneo. Acrescente o creme de leite e misture com uma colher. Mantenha na geladeira. Para a calda, dissolva a geleia no leite. Corte o bolo ao meio com a ajuda de uma faca de pão. Regue com a calda, espalhe uma camada de creme e o morango picado. Disponha a massa e regue novamente. Espalhe o creme com uma espátula e decore com morangos. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Bolo de morango e maracujá

Tempo: 1h20 (+2h de geladeira)
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 ovos 4 colheres (sopa) de manteiga 2 xícaras (chá) de açúcar 1 e 1/3 de xícara (chá) de leite 1 caixa de gelatina em pó sabor morango 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Manteiga e farinha de trigo para untar Morangos para decorar

Mousse

4 xícaras (chá) de chocolate branco picado 1 xícara (chá) de suco concentrado de maracujá 1 lata de creme de leite (300g)

Calda

Polpa de 1 maracujá 2 colheres (sopa) de açúcar 1/3 de xícara (chá) de água

Modo de preparo

Bata na batedeira os ovos até que dobrem de volume. Adicione a manteiga, o açúcar, o leite, a gelatina, a farinha, o fermento e bata até ficar homogêneo. Despeje em uma fôrma de 24cm de diâmetro, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Espere esfriar, desenforme e corte ao meio, no sentido horizontal. Reserve. Para a mousse, derreta o chocolate em banho-maria e misture com o suco de maracujá e o creme de leite até ficar cremoso. Reserve.

Para a calda, leve todos os ingredientes ao fogo baixo até ficar levemente espesso. Desligue e deixe esfriar. Para montar, coloque um disco da massa em um prato, espalhe 1/3 da mousse de maracujá por cima e coloque o outro disco de massa. Cubra todo o bolo com a mousse de maracujá restante, decore com a calda de maracujá e os morangos. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.

Bolo folhado de morango

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 pacotes de massa folhada (300g cada) 2 caixas de morangos picados (600g) Morangos fatiados para decorar

Massa

2 ovos (claras e gemas separadas) 1 xícara (chá) de açúcar 1/3 de xícara (chá) de manteiga 1/2 xícara (chá) de leite 1/3 de xícara (chá) de maisena 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Recheio

2 xícaras (chá) de doce de leite 1 xícara (chá) de chantilly 1/2 xícara (chá) de creme de leite

Cobertura

1 xícara (chá) de chantilly 1 xícara (chá) de cream cheese 1/2 xícara (chá) de leite condensado

Modo de preparo

Na batedeira, bata as claras até obter ponto de neve. Reserve. Na batedeira, em outra tigela, bata as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar cremoso. Adicione o leite, a maisena, a farinha e o fermento, batendo a cada adição. Acrescente as claras em neve e misture delicadamente com uma colher. Despeje em uma fôrma de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Retire, deixe esfriar e corte em 2 partes, formando 2 discos.

Para o recheio, misture os ingredientes e reserve.

Abra as massas folhadas em uma superfície enfarinhada até ficar finas. Corte 2 discos de 24cm de diâmetro.

Leve ao forno médio, preaquecido, até folhar sem deixar que dourem muito. Retire e deixe esfriar.

Para a montagem, coloque um disco de massa de bolo em uma travessa, espalhe 1/3 do recheio e 1/3 dos morangos.

Coloque um disco de massa folhada por cima, faça outra camada com 1/3 do recheio e mais 1/3 dos morangos.

Faça mais uma camada de bolo e espalhe o restante do recheio e dos morangos.

Cubra com a última camada de massa folhada e leve à geladeira por 2 horas.

Retire, decore a superfície com os ingredientes da cobertura misturados e com morangos fatiados.

Sirva em seguida.

Bolo de morango recheado com creme

Tempo: 1h30 (+2h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 ovos 1 xícara (chá) de Nesquik® 1/2 xícara (chá) de óleo 1 e 1/3 de xícara (chá) de leite 2 xícaras (chá) de açúcar 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina para untar

Recheio

1 lata de leite condensado 1 xícara (chá) de leite 2 gemas 2 colheres (sopa) de maisena 2 colheres (sopa) de margarina 1/2 xícara (chá) de creme de leite 2 xícaras (chá) de morango picado

Cobertura

3 xícaras (chá) de morango picado 1 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de água Suco de 1/2 limão

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, o Nesquik®, o óleo, o leite e o açúcar. Misture a farinha e o fermento com uma colher e transfira para uma fôrma de 24cm de diâmetro forrada com papel-manteiga untado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Desenforme frio, retire o papel e, com uma faca de serra, corte uma tampa do bolo. Retire parcialmente o miolo, preservando as laterais e o fundo.

Leve uma panela ao fogo médio com o leite condensado, o leite, as gemas, a maisena e a margarina, mexendo até engrossar. Misture o creme de leite. Deixe esfriar e misture os morangos. Leve os ingredientes da cobertura ao fogo médio, mexendo até formar uma geleia. Deixe amornar e bata no liquidificador. Coloque o recheio dentro do bolo, cubra com a tampa e leve à geladeira por 2 horas. Retire, cubra com a calda e sirva.

Bolo de morango e brigadeiro

Tempo: 1h50
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 ovos (claras e gemas separadas) 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 3 colheres (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de leite 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó químico Margarina e farinha de trigo para untar 3 xícaras (chá) de leite condensado 4 colheres (sopa) de margarina 1 e 1/2 xícara (chá) de chocolate branco picado 1 e 1/2 xícara (chá) de chocolate ao leite picado 2 xícaras (chá) de morangos picados

Modo de preparo

Na batedeira, bata as claras em neve e reserve. Em uma tigela, ainda na batedeira, bata as gemas, o açúcar, a manteiga e o leite até ficar cremoso. Adicione a farinha e o fermento e misture com uma colher. Junte as claras em neve e misture delicadamente. Despeje em uma fôrma de 26 cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Em uma panela, leve ao fogo médio o leite condensado e a margarina até engrossar levemente. Ainda quente, divida em duas partes e adicione o chocolate branco em uma parte e o chocolate ao leite em outra. Misture até derreter. Adicione os morangos no creme branco (reserve alguns para decorar). Desenforme o bolo, corte ao meio, recheie com o brigadeiro de morango, cubra com o brigadeiro escuro, decore com os morangos reservados e sirva em seguida.

Bolo de morango em pedaços

Tempo: 2h
Rendimento: 8
Dificuldade: médio

Ingredientes

7 ovos (claras e gemas separadas) 3 xícaras (chá) de açúcar 4 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 xícaras (chá) de leite quente 1 colher (sopa) de fermento em pó químico Margarina para untar Morangos inteiros e raspas de chocolate branco para decorar 300g de chocolate branco picado 1 xícara (chá) de creme de leite fresco 2 xícaras (chá) de morangos picados 1 e ½ xícara (chá) de leite ½ xícara (chá) de leite condensado Cobertura: 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado 5 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Para a massa, na batedeira bata as gemas com o açúcar por 5 minutos. Sem parar de bater, alterne a farinha e o leite até formar uma massa homogênea. Misture as claras batidas em neve e o fermento com uma colher. Transfira para uma forma de 24 cm de diâmetro untada com papel manteiga também untado. Leve ao forno médio preaquecido por 35 minutos ou até dourar. Deixe esfriar. Para o recheio, leve ao fogo baixo o chocolate e o creme de leite, mexendo até derreter totalmente. Leve à geladeira por 1 hora, misture os morangos e reserve. Desenforme o bolo, retire o papel manteiga e corte ao meio, no sentido do comprimento. Regue metade da massa, com metade dos ingredientes da calda misturados e espalhe o recheio. Coloque a outra massa, umedeça com a calda restante e cubra com o chantilly. Decore com as raspas e os morangos, embale e venda.

Últimas