Guia da Cozinha Bolo caseiro: veja 7 opções para inovar na cozinha

Bolo caseiro: veja 7 opções para inovar na cozinha

O Guia da Cozinha separou receitas deliciosas para você que ama comer um bolinho no café da tarde!

Guia da Cozinha

Você pediu praticidade e sabor na hora de ir para a cozinha? Temos! Foi pensando em você que adora agradar a família com aquele cheirinho de bolo caseiro saindo do forno que separamos várias receitas perfeitas que se encaixam com o e café da manhã.

O bolo caseiro é aquele prato que vai bem em qualquer ocasião. Doce ou salgado, ou simples, ele sempre ganha os corações dos fãs de confeitaria. Difícil é resistir a um bolo caseiro fácil de fazer e que combina com um cafezinho, não é mesmo? Por isso, não perca tempo. Escolha a sua receita preferida e faça ainda hoje!

Confira receitas de bolo caseiro

Bolo caseiro de fubá com mandioca

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 ovos 3 xícaras (chá) de leite 2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de óleo 1/2 xícara (chá) de coco ralado 1 xícara (chá) de mandioca crua ralada 2 e 1/2 xícaras (chá) de fubá 1 colher (sopa) de erva-doce 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina e farinha de trigo para untar

Calda

1/2 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de água 1 pedaço de canela em pau

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, o leite, o açúcar, a farinha, o óleo, o coco e a mandioca até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture o fubá, a erva-doce e o fermento em pó com uma colher. Despeje em uma fôrma de 25cm x 35cm, untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar.

Retire do forno e deixe amornar. Para a calda, em uma panela, leve os ingredientes ao fogo baixo, sem mexer, até dissolver e formar uma calda rala. Desligue e espalhe sobre o bolo. Corte em pedaços  e sirva.

Bolo de banana sem glúten e sem lactose

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 ovos (claras e gemas separadas) 1 xícara (chá) de açúcar mascavo 1 xícara (200ml) de água 2 bananas-prata picadas 1/2 xícara (100ml) de óleo 2 xícaras (chá) de farinha de arroz 1 colher (chá) de canela em pó 1/2 xícara (chá) de uva-passa branca sem semente 1/2 xícara (chá) de castanha-do-pará picada 2 colheres (café) de fermento em pó químico Óleo para untar e farinha de arroz para polvilhar

Modo de preparo

No liquidificador, bata as gemas, o açúcar, a água, as bananas e o óleo. Despeje em uma tigela, junte a farinha de arroz, a canela, a uva-passa, a castanha-do-pará e o fermento e misture com uma colher.

Adicione a clara batida em neve e misture delicadamente. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente. Retire e corte em pedaços para servir.

Bolo cremoso de cenoura e milho

bolo caseiro

bolo caseiro

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 xícaras (chá) de cenoura picada 4 ovos 2 xícaras (chá) de milho verde 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de leite 4 colheres (sopa) de margarina 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina e farinha de trigo para untar Raspas da casca de laranja para decorar

Cobertura

1 colher (sopa) de maisena 1 e 1/2 xícara (chá) de suco de laranja 4 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

No liquidificador, junte a cenoura picada, os ovos, o milho, o açúcar, o leite, a margarina, a farinha e bata por 5 minutos.

Desligue, coloque o fermento e misture com uma colher.

Unte e enfarinhe uma fôrma média de buraco no meio, despeje a massa e leve para assar em forno médio, preaquecido, por 45 minutos ou até dourar.

Retire e desenforme ainda morno.

Para a cobertura, leve uma panela ao fogo médio com a maisena dissolvida no suco e o açúcar, mexendo sempre, até engrossar.

Desligue, deixe esfriar e despeje sobre o bolo. Decore com raspas de laranja e sirva em seguida.

Bolo caseiro mesclado de liquidificador

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

1 xícara (chá) de leite 1/2 xícara (chá) de leite condensado 3 ovos 5 colheres (sopa) de margarina 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó 4 colheres (sopa) de chocolate em pó 1 colher (café) de essência de baunilha Margarina e farinha de trigo para untar

Modo de preparo

Bata no liquidificador o leite, o leite condensado, os ovos, a margarina e o açúcar até ficar homogêneo. Transfira para uma vasilha, adicione a farinha, o fermento e misture com uma colher.

Divida a massa em duas partes, misturando o chocolate em pó em uma delas e a essência de baunilha na outra parte. Despeje as massas às colheradas, intercalando as cores, em uma fôrma de buraco no meio de 22cm de diâmetro, untada e enfarinhada.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até firmar e dourar. Retire, deixe amornar, desenforme e sirva.

Bolo de café com nozes

bolo caseiro

bolo caseiro

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h20
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 colher (sopa) de café solúvel 1 e 1/3 de xícara (chá) de água morna 3 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de margarina 1/2 xícara (chá) de achocolatado em pó 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de nozes picadas 1 colher (sopa) de fermento em pó químico Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Cobertura

1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de café solúvel 6 colheres (sopa) de açúcar 1/2 xícara (chá) de leite

Modo de preparo

Dissolva o café solúvel na água morna e bata no liquidificador com os ovos, o açúcar, a margarina, o achocolatado e metade da farinha até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e com uma colher, misture a farinha restante, as nozes e o fermento. Transfira para uma fôrma de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e desenforme. Para a cobertura, em uma panela, misture os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até levantar fervura e formar uma calda. Deixe amornar, cubra o bolo e sirva em seguida.

Bolo caseiro de fubá com calda de laranja

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

3 ovos 1 xícara (200ml) de óleo 1 e 1/2 xícara (300ml) de leite morno Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de fubá 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda

1 e 1/2 xícara (300ml) de suco de laranja 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ovos, o óleo, o leite, o açúcar e o fubá até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e adicione a farinha, o fermento e, se quiser, algumas raspas de laranja. Mexa bem.

Despeje em uma forma com buraco no meio de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Deixe amornar e desenforme.

Para a calda, coloque o suco de laranja, o açúcar e as raspas da casca em uma panela e aqueça, em fogo baixo, até engrossar. Fique mexendo para não grudar. Depois, despeje a calda em cima do bolo já desenformado. Espere amornar e sirva.

Bolo de limão fofinho com calda

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Ingredientes

3 ovos 1/2 xícara (chá) de óleo 1 pote de iogurte natural (170g) 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de suco de limão 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de maisena Raspas da casca de 1 limão 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar Raspas de casca de limão para decorar

Cobertura

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro 4 colheres (sopa) de suco de limão

Modo de preparo

Em uma tigela, bata os ovos, o óleo, o iogurte, o açúcar e o suco com um batedor manual. Adicione a farinha, a maisena, as raspas, o fermento e bata até homogeneizar. Despeje em uma fôrma de bolo inglês média untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Desenforme morno e cubra com os ingredientes da cobertura dissolvidos. Decore com raspas de limão e sirva em seguida.

Últimas