Guia da Cozinha Até mais, inchaço! Alimentos que ajudam a desinchar

Até mais, inchaço! Alimentos que ajudam a desinchar

Conheça alimentos que desincham e atenção para alimentos que causam inchaço Quem aí nunca passou por um episódio chato de inchaço, não é mesmo? O edema, popularmente conhecido com “inchaço”, caracteriza-se por acúmulo de líquidos em espaços pequenos entre tecidos e órgãos dentro do corpo. Isso ocorre comumente nas seguintes regiões do corpo: rosto (especialmente […]

Guia da Cozinha - Até mais, inchaço! Alimentos que ajudam a desinchar

Guia da Cozinha - Até mais, inchaço! Alimentos que ajudam a desinchar

Guia da Cozinha

Conheça alimentos que desincham e atenção para alimentos que causam inchaço

Quem aí nunca passou por um episódio chato de inchaço, não é mesmo? O edema, popularmente conhecido com “inchaço”, caracteriza-se por acúmulo de líquidos em espaços pequenos entre tecidos e órgãos dentro do corpo. Isso ocorre comumente nas seguintes regiões do corpo: rosto (especialmente próximo aos olhos), pés, tornozelos, pernas, coxas, mãos, braços, abdômen, mamas e barriga. Quando o líquido se acumula em todo o corpo, caracteriza-se pelo edema generalizado (anasarca). Para descobrir se é gordura ou retenção de líquido, basta apertar sua pele por dois segundos e observar. Ficando a marca do dedo por três segundos, significa que há acúmulo de excessivo de água no organismo localizado nos tecidos periféricos. 

Principais causas

Causas comuns para essa retenção de líquidos: sedentarismo (devemos nos atentar a isso, principalmente durante a quarentena), alterações hormonais, consumo excessivo de sal e de produtos industrializados. 

As mulheres são bastante atingidas pelo inchaço, problema evidente em períodos que precede a menstruação e, também, durante a menopausa. Medicamentos (antidepressivos, anti-hipertensivos, corticóides, anticoncepcionais, anti-inflamatórios, diuréticos, laxantes, purgantes), alterações no sistema vascular (varizes, viagem de avião, alergia, trauma), doenças cardíacas, alteração no funcionamento dos rins, problemas no fígado, tireóide, gravidez, desnutrição, também podem causar inchaço.  

Alimentos que devem ser evitados

Antes de redirecionar a atenção para alimentos que ajudar a desinchar, vejamos uma pequena lista de alimentos que precisam ser evitados para não ocasionar essa retenção de líquidos: chiclete sem açúcar (os chicletes são uma forma de carboidrato que não bem digeridos e causam dores no estômago), bebidas gaseificadas (refrigerante, água com gás, cerveja), enlatados, congelados, queijos amarelos, embutidos (salsichas), frituras, salgadinhos, fast food em geral, doces açucarados, alimentos industrializados, bebidas alcoólicas, alimentos pobres em fibras.

Hábitos que ajudam a não reter líquido

Alguns hábitos que previnem inchaço: evitar ficar muito tempo em pé ou sentado, não exagerar nas refeições, incorporar proteínas magras à dieta, mastigar bem os alimentos, beber chá, reduzir a quantidade de sódio do cardápio, beber bastante água (quanto mais água você bebe, mais água você elimina), fazer exercícios físicos (pois eles aceleram o metabolismo e fazem com ele tenha um bom funcionamento), tenha uma rotina de alimentação saudável e nutritiva.

Estou com inchaço, e agora?!

alimentos que eliminam inchaço

alimentos que eliminam inchaço

Guia da Cozinha

Para eliminar todo o inchaço, coma frequentemente: frutas, verduras e alimentos ricos em potássio (batata, feijões, abóbora, abacate, banana, mamão e damasco seco). Além disso, chás (boldo, hibisco e chá verde), com sua função diurética, ajudam na diminuição do líquido retido (isso somado à bastante ingestão de água, para não desidratar).

O gelo diminui o fluxo sanguíneo da região, ajuda a desinchar e tem efeito analgésico que se inicia após 5 minutos de uso. Já a água quente promove a dilatação dos vasos sanguíneos e diminui a tensão muscular, promovendo o relaxamento. O sal amargo (também chamado de sulfato de magnésio ou sal de epsom, não é exatamente um sal, e sim um mineral puro composto por sulfato e magnésio, sendo encontrado na natureza em locais onde há fontes de água quente resultantes de formações rochosas) é um ótimo remédio caseiro para pés inchados, uma vez que auxilia o retorno do sangue ao coração, diminuindo o inchaço dos pés e dos tornozelos. Meia xícara de sal amargo em 3 litros de água.

Em resumo, eis os bons hábitos e alimentos para desinchar:

Chá de gengibre Infusão de salsinha Escalda pés com sais de Epsom Banho de contraste Água de limão Melancia e melão Iogurte Gengibre Pimenta Chá de hibisco Mamão Água Farelo de aveia Troque todas as bebidas por água Evite alimentos com ‘álcoois de açúcar’ Preste atenção à sua ingestão de fibra Escolha suas frutas e vegetais com sabedoria Escolha bem os carboidratos Mastigue, mastigue, mastigue… Cancele da sua alimentação os alimentos super salgados

Se o quadro de inchaço persistir, procure um médico de sua confiança para maiores informações!

Últimas