Guia da Cozinha Aprenda a rechear carnes e garanta um menu festivo delicioso

Aprenda a rechear carnes e garanta um menu festivo delicioso

Aprenda a fazer a carne recheada perfeita com estas dicas! A carne recheada é uma excelente opção para diferenciar o menu das festas de final de ano. Saiba que com esse prato, o sucesso está garantido! Além da explosão de sabores que contém, agrada qualquer paladar e é muito versátil. Você pode fazer a carne […]

Guia da Cozinha - Aprenda a rechear carnes e garanta um menu festivo delicioso

Guia da Cozinha - Aprenda a rechear carnes e garanta um menu festivo delicioso

Guia da Cozinha

Aprenda a fazer a carne recheada perfeita com estas dicas!

A carne recheada é uma excelente opção para diferenciar o menu das festas de final de ano. Saiba que com esse prato, o sucesso está garantido! Além da explosão de sabores que contém, agrada qualquer paladar e é muito versátil. Você pode fazer a carne recheada na versão bovina, suína e até mesmo com aves. O segredo é caprichar nos temperos e no recheio. Veja dicas para não errar no preparo:

Qual é a melhor carne para rechear?

Não existe uma carne específica para a receita, a maioria pode ser utilizada. Mas, existem opções que são mais fáceis para o manuseio. A carne bovina é a mais usada para receitas recheadas, um exemplo disso é o clássico , comumente feito com carne moída. O preparo não exige complicações.

Já um corte bastante usado para esse tipo de preparo é o , seja ele bovino ou suíno. Por se tratar de uma carne magra, que possui camadas de gordura e pele, garante uma suculência incrível ao prato. Aliás, o lombo já faz parte do cardápio tradicional natalino!

Agora, se a sua vontade é fazer algo mais elaborado, que tal apostar no ? As aves costumam ser mais difíceis e é preciso paciência e um pouco de técnica para rechear, porém, o resultado sempre vale a pena.

Carne recheada no forno

Não é necessário e nem obrigatório assar a carne recheada no forno, mas se esse for o caso atente-se ao tamanho da peça. Já demos esta dica por aqui, porém vale repetir: se o tamanho da carne for grande, é importante selar o alimento na frigideira antes de levá-lo ao forno para não correr o risco de não assar por completo. Lembre-se também de manter uma parte considerável da gordura na carne para que não fique seca.

Recheio

Um dos pontos positivos desse prato é a variedade de opções de recheios que podem ser criados. Fique à vontade para selecionar os ingredientes de sua preferência. Antes, considere apenas um truque: para carnes magras, use recheios com ingredientes mais gordurosos como bacon e queijos. Já para as mais gordas, dê preferência aos legumes e verduras. Outra dica valiosa para os iniciantes na cozinha é escolher recheios simples: a famosa combinação muçarela e presunto pode ser ideal para uma primeira tentativa.

Agora que já sabe como fazer essa delícia, confira 5 receitas de carne recheada para surpreender a família!

Carne recheada com farofa e legumes

carne recheada

carne recheada

Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 colheres (sopa) de óleo 4 colheres (sopa) de salsa picada 1 cebola picada 1 colher (sopa) de alho picado 1/2 colher (sopa) de sal Óleo para fritar a carne 1 peça de fraldinha de 1,5kg 1 xícara (chá) de bacon picado 1/2 xícara (chá) de linguiça calabresa picada 10 vagens 1/2 pacote de brócolis congelado (150g) 1/2 pimentão vermelho cortado em palitos 1 cenoura em palitos 2 xicaras (chá) de água quente 2 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de mostarda a gosto 4 colheres (sopa) de cebolinha verde picada 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca 2 ovos cozidos e picados

Modo de preparo

No liquidificador, bata o óleo com metade da salsa, a cebola, o alho e o sal. Abra a peça de carne como um rocambole. Esfregue o tempero na carne e coloque no meio o bacon, a linguiça, a vagem, o brócolis, o pimentão e a cenoura. Feche e amarre com barbante. Em uma panela de pressão grande, aqueça o óleo e frite a carne de todos os lados. Coloque a água e cozinhe na pressão por 20 minutos. Retire a carne, fatie e arrume em uma travessa. Na mesma panela, deixe 1 xícara (chá) do líquido do cozimento e adicione a manteiga , a mostarda, o restante da salsa, a cebolinha e aos poucos acrescente a farinha até formar uma farofa. Desligue o fogo e misture o ovo. Distribua a farofa em volta da carne e sirva em seguida.

Carne recheada com cuscuz

carne recheada

carne recheada

Guia da Cozinha

Rendimento: 8 porções
Tempo: 2h20 (+1h de descanso)
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 peça de lagarto bovino (com aproximadamente 1,3kg) 2 dentes de alho picados 1/2 xícara (chá) de cerveja clara 1/2 xícara (chá) de água 4 colheres (sopa) de óleo Sal e pimenta-do-reino a gosto Folhas de alface para decorar

Cuscuz

2 colheres (sopa) de óleo 200g de bacon em cubos 1 cebola picada 1/2 pimentão verde picado 1/2 vidro de palmito picado (150g) 1/2 lata de milho verde escorrido 1/2 lata de ervilha escorrida 1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada 1 cenoura ralada 1 tomate picado 1/2 xícara (chá) de molho de tomate 1 cubo de caldo de legumes 1 xícara (chá) de água morna 2 xícaras (chá) de farinha de milho Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Para o cuscuz, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite o bacon, a cebola e o pimentão até dourar. Adicione o palmito, o milho, a ervilha, a azeitona, a cenoura, o tomate e refogue por 3 minutos. Acrescente o molho de tomate, o caldo de legumes dissolvido na água e cozinhe por mais 3 minutos. Adicione a farinha de milho, tempere com sal a gosto e misture por 5 minutos, mexendo. Reserve.

Com uma faca afiada, abra a peça de lagarto pela lateral, formando uma manta. Coloque em uma vasilha e adicione o alho, a cerveja, a água, o óleo, sal, pimenta e deixe descansar por 1 hora. Retire da marinada e reserve o líquido.

Coloque a carne em uma tábua e espalhe o cuscuz sobre a carne. Enrole como rocambole e amarre com barbante culinário para que fique firme. Coloque em uma fôrma e regue com o líquido do tempero reservado. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 1 hora.

Retire o papel e asse por mais 40 minutos ou até dourar. Retire o barbante e transfira a carne para uma travessa forrada com folhas de alface, regue com o caldo que se formou na fôrma e sirva.

Carne recheada com legumes

carne recheada

carne recheada

Guia da Cozinha

Tempo: 1h30
Rendimento: 4
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1,2kg de fraldinha limpa (peça) Sal e pimenta-do-reino a gosto 100g de bacon em fatias 1 de xícara (chá) de queijo provolone ralado 1/2 xícara (chá) de cenoura baby 1/2 xícara (chá) de brócolis em buquês 2 talos de salsão cortado em 2 pedaços 5 colheres (sopa) de azeite 1 e 1/2 xícara (chá) de batata para conserva descascada 1 e 1/2 xícara (chá) de cebola pérola descascada 2 colheres (sopa) de alecrim fresco picado

Modo de preparo

Com uma faca afiada, abra a carne pela lateral, formando uma manta. Tempere com sal e pimenta. Espalhe as fatias de bacon, o queijo, a cenoura, o brócolis e o salsão. Enrole e prenda com palitos ou amarre com barbante. Coloque em uma assadeira e regue com 2 colheres (sopa) do azeite. Cozinhe a batata e a cebola em água fervente com sal por 5 minutos e escorra. Tempere com o restante do azeite, sal, pimenta e o alecrim. Espalhe em volta da carne e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos coberto com papel alumínio. Retire o papel e asse por mais 15 minutos ou até dourar. Transfira para uma travessa e sirva em seguida.

Carne recheada com farofa

carne recheada

carne recheada

Guia da Cozinha

Tempo: 1h30
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de bacon em cubos pequenos 1 xícara (chá) de linguiça calabresa em cubos pequenos 1 pimentão amarelo picado 1 pimentão vermelho picado 1 xícara (chá) de ervilha congelada 1 xícara (chá) de azeitona preta picada 1 lata de milho verde escorrido (200g) 1/2 xícara (chá) de salsa picada 1/2 xícara (chá) de água 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada 1 maminha grande 2 colheres (sopa) de manteiga Salada de folhas para acompanhar

Modo de preparo

Em uma panela de fundo grosso em fogo alto frite o bacon até soltar toda a gordura e dourar. Retire o bacon e reserve. Na gordura quente, frite a linguiça até dourar. Retire e frite os pimentões. Volte todas as carnes para a panela e adicione a ervilha. Refogue por 3 minutos e coloque a azeitona, o milho e metade da salsa. Coloque a água, sal e pimenta a gosto e espere ferver. Desligue o fogo e misture a farinha e o restante da salsa. Abra a peça de maminha ao meio como uma manta sem separar, e recheie com a farofa. Enrole e amarre com um barbante. Esfregue a manteiga sobre a carne e coloque em uma fôrma. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por 50 minutos. Retire o papel e asse por mais 10 minutos ou até que esteja dourada. Sirva acompanhado da salada de folhas.

Carne de panela recheada

Guia da Cozinha - Aprenda a rechear carnes e garanta um menu festivo delicioso

Guia da Cozinha - Aprenda a rechear carnes e garanta um menu festivo delicioso

Guia da Cozinha

Tempo: 1h20 (+1h de descanso)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 peça de maminha limpa (aproximadamente 1,2kg) 1 cenoura em tiras 1 mandioquinha em tiras 1 pimentão verde em tiras 150g de ervilha-torta Suco de 2 laranjas 3 dentes de alho picados 1 cebola picada Sal e pimenta-do-reino a gosto 4 xícaras (chá) de água 1 cubo de caldo de carne 1 colher (chá) de maisena

Modo de preparo

Com o auxílio de uma faca afiada, faça um corte lateral na peça de carne, formando uma abertura e tomando cuidado para não perfurar o outro lado. Coloque dentro da carne, recheando, a cenoura, a mandioquinha, o pimentão e a ervilha. Feche com palitos, transfira para uma vasilha e tempere com suco de laranja, o alho picado, a cebola, sal e pimenta. Cubra com 3 e 1/2 de xícaras (chá) da água e deixe descansar por 1 hora, virando a peça na metade do tempo.

Coloque tudo em uma panela de pressão, adicione o caldo de carne, tampe, leve ao fogo baixo e cozinhe por 40 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, espere a pressão sair naturalmente e abra a panela. Se a carne ainda não estiver macia, volte ao fogo médio, com a panela aberta, e cozinhe até amaciar.

Retire a carne da panela e disponha em uma travessa. Volte a panela ao fogo médio com o caldo do cozimento, adicione a maisena dissolvida na água restante e cozinhe até engrossar. Desligue e regue a carne com o molho. Se desejar, sirva acompanhada de farofa.

Últimas