8 receitas em que o bacon é a estrela principal

Nada de malhar para queimar o bacon! Aqui pensamos em deixar você ainda mais apaixonado pelo ingrediente. Confira 8 receitas com bacon imperdíveis!

Guia da Cozinha - 8 receitas em que o bacon é a estrela principal

Guia da Cozinha - 8 receitas em que o bacon é a estrela principal

Guia da Cozinha

O bacon ou toucinho (para os mais chegados) é um ingrediente muito versátil na cozinha! Seu gosto bem salgadinho é usado para dar um toque especial e saboroso em muitas receitas. Tem gente que ama um e come ovos com bacon, outros adoram colocá-lo como tempero no . A verdade é que esse ingrediente possui inúmeras formas de deixar as receitas ainda mais apetitosas.

Resolvemos elencar os pratos e petiscos salgados em que o bacon é a estrela principal! Ou seja, se você ama essa especiaria, precisa conferir a nossa lista de 8 receitas com bacon que são muito deliciosas e fáceis de fazer. Separamos combinações variadas para deixar você com água na boca e com vontade de reproduzir hoje mesmo em casa. Confira!

Palitinho de queijo com bacon

receitas com bacon

receitas com bacon

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 30min (+30min de geladeira)
Rendimento: 60 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

3 xícaras (chá) de polvilho doce 100g de queijo parmesão ralado 1 colher (chá) de sal 2 ovos 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada em cubos 2 a 4 colheres (sopa) de leite 100g de bacon em cubos

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture o polvilho, o queijo e o sal. Acrescente os ovos ligeiramente batidos com um garfo e a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até homogeneizar. Acrescente o leite, aos poucos, misturando até dar liga. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Frite o bacon na própria gordura até dourar. Escorra sobre papel-toalha e deixe esfriar. Quebre o bacon em pedaços menores, colocando em um saco e batendo com um rolo de macarrão. Despeje na massa e misture com as mãos. Modele palitinhos com 6cm de comprimento e 1cm de largura e coloque em uma fôrma grande. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar levemente. Sirva frio e guarde em um recipiente fechado.

Torta de batata com bacon

receitas com bacon

receitas com bacon

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1kg de batata cozida e amassada 3 colheres (sopa) de manteiga amolecida 1 ovo 4 colheres (sopa) de farinha de trigo Sal e pimenta-do-reino a gosto 500g de bacon fatiado 200g de queijo provolone em cubos

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a batata, a manteiga, o ovo, a farinha, sal e pimenta até homogeneizar. Forre uma fôrma de buraco no meio de 30cm de diâmetro com as fatias de bacon, de maneira que sobrem para fora da fôrma. Sobre as fatias de bacon faça
uma camada de batata, espalhe os cubos de provolone e finalize com a batata restante, alisando com uma colher. Dobre as fatias de bacon para dentro, cobrindo a torta. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

Barquinha de camarão com purê e bacon

receitas com bacon

receitas com bacon

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 15 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

100g de bacon em cubos pequenos 3 xícaras (chá) de batata cozida e espremida 1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto 2 colheres (sopa) de manteiga 500g de camarão pequeno limpo 15 massas de barquinha pronta

Modo de preparo

Em uma frigideira antiaderente, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até começar a dourar.

Escorra sobre papel absorvente, reservando o óleo do bacon. Na mesma frigideira com a gordura do bacon, adicione a batata e o requeijão.

Leve ao fogo baixo, mexendo até ficar homogêneo. Tempere com sal, deixe esfriar e reserve. Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue o camarão por 5 minutos.

Tempere com sal e pimenta. Preencha as barquinhas com o purê, arrume os camarões sobre o purê e decore com o bacon frito. Polvilhe com cheiro-verde e sirva em seguida.

Polenta empanada com bacon

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+6h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras de fubá pré-cozido 5 xícaras (chá) de água 150g de bacon em cubos pequenos 2 dentes de alho amassados Sal a gosto Óleo para untar e fritar 1 xícara (chá) de farinha de trigo 3 ovos batidos 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha Panko

Modo de preparo

Dissolva o fubá em 3 xícaras (chá) da água. Em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até começar a dourar. Junte o alho e frite por 2 minutos. Adicione a água restante, sal e, assim que levantar fervura, junte o fubá dissolvido. Mexa sem parar até levantar fervura e engrossar. Cozinhe por 10 minutos, mexendo. Transfira para uma fôrma média untada, alisando. Deixe esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 6 horas. Corte a polenta em tiras, passe pela farinha de trigo, pelos ovos e pela Panko. Frite em óleo quente, aos poucos, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva com molho rosé, se desejar.

Bolo salgado de palmito com bacon

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 35min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 1 vidro de palmito picado e escorrido (300g) Sal e orégano a gosto 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de leite 1/2 xícara (chá) de creme de leite 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado 2 xícaras (chá) de bacon picado 1 pacote de pão de forma sem casca (500g) Margarina para untar

Modo de preparo

Para o recheio, derreta a manteiga em uma panela e refogue a cebola até murchar. Adicione o palmito, tempere com sal e orégano e frite por 5 minutos. Adicione a farinha de trigo, a dissolvida no leite e mexa até engrossar. Desligue o fogo, acrescente o creme de leite e metade da muçarela. Misture bem e reserve.

Em uma frigideira, frite o bacon na própria gordura até dourar. Escorra sobre papel-toalha, divida em 3 partes e reserve.

Para a montagem, em um refratário médio untado, faça uma camada de pão de fôrma, uma com metade do creme de palmito e outra com uma parte do bacon. Faça mais uma camada de pão, outra com o restante do creme e polvilhe com bacon. Repita o processo e polvilhe o bacon e o restante do queijo muçarela.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até derreter o queijo. Sirva em seguida!

Anéis de cebola com bacon

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Rendimento: 6 porções
Tempo: 50min
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 cebolas grandes 15 fatias finas de bacon

Molho

1 xícara (chá) de maionese 3 colheres (sopa) de mostarda 1 colher (sopa) de mel Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Corte as cebolas em fatias grossas. Escolha as fatias que estão de tamanhos semelhantes. Em cada fatia enrole uma fatia de bacon, de forma que envolva toda a cebola. Prenda com palitos de dentes e coloque em uma fôrma. Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 20 minutos ou até dourarem. Para o molho, em uma tigela, misture a maionese, a mostarda, o mel, sal e pimenta. Sirva os anéis de cebola mornos acompanhados do molho.

Mandioca de forno gratinada com bacon

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1kg de mandioca cozida em pedaços Sal e noz-moscada ralada a gosto 3 colheres (sopa) de margarina 1 cebola ralada 2 colheres (sopa) de farinha de trigo 3 xícaras (chá) de leite 50g de queijo parmesão ralado 2 xícaras (chá) de queijo muçarela ralado 1 xícara (chá) de bacon frito picado

Modo de preparo

Disponha a mandioca em um refratário médio e reserve.

Em uma panela, em fogo médio, derreta a margarina e frite a cebola até dourar.

Polvilhe com a farinha e frite por 1 minuto, mexendo.

Despeje o leite, aos poucos, mexendo até engrossar.

Tempere com sal e noz-moscada, retire do fogo e misture com o queijo parmesão.

Espalhe sobre a mandioca, polvilhe com a muçarela e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até gratinar.

Retire, polvilhe com o bacon e sirva em seguida.

Torta especial de creme de milho com bacon

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 1h15
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de farinha de milho 4 colheres (sopa) de manteiga 1 ovo Margarina e farinha de trigo para untar

Recheio

2 latas de milho com a água 1/2 cebola picada 1 cubo de caldo de legumes 1 xícara (chá) de leite Sal a gosto 1 copo de requeijão cremoso (200g) 3 colheres (sopa) de maisena 2 xícaras (chá) de bacon em cubos

Modo de preparo

Para o recheio, bata no liquidificador, 1 lata de milho, a cebola, o caldo de legumes, o leite, o requeijão e a maisena por 2 minutos. Desligue e reserve.

Aqueça uma panela, em fogo médio e frite o bacon na própria gordura até dourar. Retire metade, deixe escorrer e reserve.

Despeje na panela com a outra metade do bacon, o creme de milho batido no liquidificador, a lata de milho restante e cozinhe até engrossar. Tempere com sal, desligue e reserve.

Para a massa, em uma tigela, misture a farinha de trigo, a farinha de milho, a manteiga e o ovo até formar uma massa lisa e macia.

Unte uma fôrma grande de fundo removível e forre com a massa. Cubra com o recheio e polvilhe o bacon frito reservado.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar. Retire, deixe amornar, desenforme e sirva em seguida.

Últimas