11 receitas dignas de um chef de cozinha

Comemore o Dia Nacional do Chef de Cozinha com deliciosas e elaboradas receitas!

Guia da Cozinha - 11 receitas dignas de um chef de cozinha

Guia da Cozinha - 11 receitas dignas de um chef de cozinha

Guia da Cozinha

Nesta quinta-feira, 13, é celebrado o Dia Nacional do Chef de Cozinha. Para homenagear todos os profissionais da gastronomia, separamos 11 receitas elaboradas e que são dignas de um chef. Se você é amador ou cozinha por necessidade, é uma ótima oportunidade para aprimorar as suas habilidades! Aliás, cozinhar pode ser uma excelente terapia e é sempre bom agradar quem a gente gosta, principalmente com boa comida. Confira cada receita e prepare aquele banquete de dar água na boca para a família!

11 receitas saborosas para comemorar o Dia Nacional do Chef de Cozinha

Bife Wellington

Dia Internacional do Chef de Cozinha

Dia Internacional do Chef de Cozinha

Guia da Cozinha

Tempo: 1h

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

1 peça de filé-mignon (com aproximadamente 1,2kg) Sal e pimenta-do-reino a gosto 4 colheres (sopa) de azeite 200g de champignon fresco picado 2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado 3 colheres (sopa) de conhaque 3 colheres (sopa) de mostarda 1 xícara (chá) de farinha de rosca 400g de massa folhada 2 gemas para pincelar Óleo para untar

Modo de preparo

Tempere a carne com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com azeite, em fogo alto, e doure a carne por todos os lados. Reserve.

Em uma panela, em fogo médio, coloque o champignon, a manteiga, a cebola, o cheiro-verde, o conhaque, a mostarda e refogue por 5 minutos.

Adicione a farinha de rosca e misture até formar uma pasta. Abra a massa folhada conforme instruções da embalagem, espalhe o refogado de champignon e coloque a carne.

Enrole a massa folhada ao redor da carne fechando as laterais. Transfira para uma fôrma, deixando a abertura da massa para baixo.

Com uma faca afiada, risque a massa folhada formando um quadriculado, com cuidado para não ser muito profundo.

Pincele com as gemas e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar.

Crème brûlée

Dia Internacional do Chef de Cozinha

Dia Internacional do Chef de Cozinha

Guia da Cozinha

Tempo: 1h20 (+4h de geladeira)

Rendimento: 6 unidades

Ingredientes

500g de creme de leite fresco 1 lata de leite condensado 6 gemas 1 colher (sopa) de essência de baunilha 1 colher (sopa) de maisena Açúcar refinado para polvilhar

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o creme de leite fresco, o leite condensado, as gemas, a essência e a maisena até ficar homogêneo.

Divida entre potinhos refratários individuais e leve ao forno baixo, preaquecido, em banho-maria, por 40 minutos ou até firmar.

Retire, deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas.

Polvilhe com o açúcar e passe o maçarico sobre eles, com cuidado para não queimar.

Pastel de belém

receitas elaboradas

receitas elaboradas

Guia da Cozinha

Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 2h

Rendimento: 30 unidades

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar 1 e 1/2 xícara (chá) de água 6 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 lata de creme de leite (300g) 6 gemas 2 colheres (chá) de essência de baunilha 500g de massa folhada

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, coloque o açúcar, a água e leve ao fogo por 5 minutos ou até ficar em ponto de fio. Retire do fogo e deixe esfriar. Em outra panela, em fogo médio, junte a farinha, o creme de leite e mexa por 5 minutos ou até engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar e misture com a calda. Adicione as gemas, a essência de baunilha e mexa até ficar homogêneo. Abra a massa folhada e enrole como rocambole. Corte em fatias, coloque dentro de forminhas de empadas e, com o dedo polegar, abra a massa. Coloque o recheio até a borda da forminha e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou  até dourar. Retire do forno e desenforme. Sirva em seguida.

Sushi de salmão

Dia Internacional do Chef de Cozinha

Dia Internacional do Chef de Cozinha

Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+1h10 de descanso)

Rendimento: 5 porções

Ingredientes

5 algas nori 2 xícaras (chá) de salmão cozido em cubos 8 colheres (sopa) de maionese Sal a gosto 2 pepinos japonês pequeno em tiras 2 xícaras (chá) de folhas de alface lisa fatiada

Arroz

2 xícaras (chá) de arroz para culinária japonesa 3 xícaras (chá) de água 2 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (chá) de sal 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz

Modo de preparo

Lave o arroz em água corrente o tempo necessário para que a água saia limpa. Coloque em uma panela e cubra com a água. Deixe descansar por 1 hora. Leve ao fogo alto e assim que levantar fervura, cozinhe por 1 minuto e mude para fogo baixo. Cozinhe o arroz por 15 minutos ou até a água secar quase por completo. Desligue e deixe descansar tampado por 10 minutos.

Dissolva o açúcar e o sal no vinagre. Coloque o arroz em um recipiente de vidro ou madeira. Regue com o tempero e com uma espátula faça movimentos circulares de preferência abanando o arroz com um leque ou tampa de panela para que resfrie. Cubra com um pano úmido e deixe esfriar totalmente. Estenda a alga nori sobre uma esteira própria. Espalhe o arroz com os dedos umedecidos fazendo uma camada fina de aproximadamente 0,5cm deixando 1 dedo das bordas do comprimento livres. Misture o salmão, a maionese e tempere com sal.

Espalhe sobre o arroz formando um tira. Coloque uma tira de pepino, alface e enrole com ajuda da esteira. Se necessário umedeça a borda da alga com os dedos para ajudar a colar. Corte ao meio, em seguida ao meio novamente e mais uma vez, obtendo 8 rolinhos. Coloque em um prato e sirva.

Sorvete caseiro de frutas vermelhas

receitas elaboradas

receitas elaboradas

Guia da Cozinha

Tempo: 45min (+2h30 de congelador)

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

1 caixa de gelatina em pó sabor frutas vermelhas 1 xícara (chá) de água quente 1 lata de leite condensado 3 potes de iogurte natural (510g) 1/2 xícara (chá) de xarope de groselha 1/2 xícara (chá) de morangos picados 1/2 xícara (chá) de amoras picadas 1 colher (sopa) de pó de liga neutra 1 colher (chá) de emulsificante

Modo de preparo

Dissolva a gelatina na água quente e bata no liquidificador com o leite condensado, o iogurte, o xarope, o morango, a amora e a liga neutra até homogeneizar. Despeje em um pote com tampa e leve ao congelador por 30 minutos. Retire, adicione o emulsificante e bata na batedeira, em velocidade média, por 5 minutos. Repita o processo mais 2 vezes, levando ao congelador por 30 minutos antes de bater novamente. Retire e se desejar, sirva acompanhado de frutas vermelhas e regado com calda para sorvete.

Suflê de legumes e queijo

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Tempo: 50min

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

2 batatas em cubos 1 cenoura em cubos 1 xícara (chá) de vagem picada Sal a gosto 2 xícaras (chá) de queijo mussarela em cubos 4 colheres (sopa) de óleo 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de leite 1 colher (café) de fermento em pó 5 ovos (claras e gemas separadas) Óleo para untar 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo

Cozinhe a batata, a cenoura e a vagem em água e sal até que fiquem macias. Escorra, coloque em uma tigela e deixe amornar. Adicione a mussarela, misture e reserve. Em outra tigela, misture o óleo, a farinha, o leite, o fermento e as gemas. Acrescente aos legumes reservados, tempere com sal e misture.

Em outra tigela, bata as claras em neve, despeje na mistura anterior e misture delicadamente. Divida a massa em refratários individuais untados, polvilhe com o parmesão e coloque um ao lado do outro em uma fôrma grande. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Croissant recheado com brigadeiro

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Tempo: 1h20 (+4h de geladeira)

Rendimento: 40

Ingredientes

15g de fermento biológico fresco 1 e 1/4 de xícara (chá) de leite 1/4 de xícara (chá) de açúcar 1 colher (chá) de sal 4 colheres (sopa) de manteiga 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) Farinha de trigo para enfarinhar 3 e 1/2 xícaras (chá) de margarina para folhar sem sal 2 gemas para pincelar

Recheio

2 latas de leite condensado 6 colheres (sopa) de chocolate em pó 3 colheres (sopa) de manteiga

Modo de preparo

Para o recheio, leve o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga ao fogo médio, mexendo bem até engrossar levemente. Desligue e deixe esfriar. Em uma vasilha, dissolva o fermento no leite. Adicione o açúcar, o sal e a manteiga. Acrescente a farinha, aos poucos, mexendo até soltar da lateral da vasilha. Transfira para uma superfície lisa e levemente enfarinhada e sove por 5 minutos ou até obter uma massa lisa e levemente pegajosa.

Embrulhe em um plástico e leve à geladeira por 1 hora. Deixe a margarina para folhar em temperatura ambiente, porém não muito mole. Coloque sobre um saco plástico e espalhe com uma espátula, formando dois quadrado de 15cm, embrulhe e leve à geladeira por 1 hora. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até obter um retângulo de 10cm X 20cm. Coloque metade da margarina no centro da massa e dobre 2 vezes como um envelope, passe um rolo sobre a massa até formar um retângulo grande novamente. Volte a massa para à geladeira por mais 1 hora, coberta com plástico. Retire e repita o procedimento usando o restante da margarina.

Volte à geladeira por mais 1 hora, coberta com plástico. Abra a massa gelada sobre uma superfície lisa e enfarinhada até obter 0,5cm de espessura, dobre ao meio e abra novamente até obter novamente 0,5cm de espessura. Corte em pequenos triângulos com 5cm de base. Divida o recheio entre os triângulos, enrole começando pela base e curve levemente as pontas para dar formato do croissant.

Coloque em uma fôrma grande, um ao lado do outro e pincele com a gema. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Retire e deixe amornar para embalar.

Churros caseiro

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Tempo: 1h

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

2 xícaras (chá) de água 4 colheres (sopa) de manteiga 4 colheres (sopa) de açúcar 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 4 ovos Açúcar e canela em pó para polvilhar 1 xícara (chá) de doce de leite cremoso

Modo de preparo

Coloque a água, a manteiga e o açúcar em uma panela e deixe ferver em fogo médio. Assim que levantar fervura, adicione a farinha e misture bem com uma colher de pau até formar uma massa lisa e homogênea. Transfira para uma tigela e espalhe para esfriar mais rápido. Adicione os ovos, um por vez, mexendo bem até incorporar e formar uma massa homogênea. Coloque em um saco de confeiteiro com bico pitanga e pingue fios da massa em uma panela com óleo quente, cortando em pedaços conforme for pingando. Frite, aos poucos, até dourarem. Escorra sobre papel-toalha. Polvilhe com açúcar e canela em pó e sirva acompanhado de doce de leite.

Esfirra de carne

receitas elaboradas

receitas elaboradas

Guia da Cozinha

Tempo: 1h10 (+1h30 de descanso)

Rendimento: 40 unidades

Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico fresco (30g) 1 colher (sopa) de sal 3 colheres (sopa) de açúcar 2 xícaras (chá) de água 1 ovo 2/3 de xícara (chá) de óleo 800g de farinha de trigo (aproximadamente) Óleo e farinha de trigo para untar e enfarinhar 1 gema para pincelar

Recheio

500g de carne moída 2 tomates sem sementes picados 1 xícara (chá) de azeitona verde picada 2 xícaras (chá) de queijo mussarela picado 1 cebola picada Suco de 1 limão Sal e pimenta síria a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture o fermento, o sal e o açúcar, mexendo até dissolver. Adicione a água, o ovo, o óleo e misture. Junte a farinha, aos poucos, sovando até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos.

Se necessário, adicione mais farinha. Cubra e deixe descansar por 30 minutos. Em uma tigela, misture todos os ingredientes do recheio.

Com um rolo, abra a massa em uma superfície enfarinhada até ficar fina. Corte em círculos pequenos e divida o recheio entre eles. Feche, juntando as pontas, e formando triângulos.

Coloque em uma fôrma grande untada, cubra e deixe descansar por mais 1 hora. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até assar e dourar.

Coxinha de frango tradicional

receitas elaboradas

receitas elaboradas

Guia da Cozinha

Tempo: 2h

Rendimento: 50 unidades

Ingredientes

4 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de água 1 envelope de tempero em pó para aves 5 colheres (sopa) de manteiga 5 xícaras (chá) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de água para empanar 2 ovos para empanar 2 xícaras (chá) de farinha de rosca para empanar Óleo para fritar

Recheio

3 colheres (sopa) de óleo 1 cebola picada 1 envelope de tempero em pó para aves 1 colher (sopa) de ketchup 4 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado 2 tomates picados 1/3 de xícara (chá) de cheiro-verde picado Sal a gosto

Modo de preparo

Em uma panela grande, em fogo médio, aqueça o leite, a água, o tempero em pó e a manteiga. Cozinhe por 5 minutos ou até que comece a ferver. Adicione a farinha de trigo de uma só vez e mexa com uma colher de pau até soltar do fundo da panela. Coloque sobre uma superfície lisa e espere esfriar.

Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e refogue a cebola por 3 minutos. Acrescente o tempero, o ketchup, o frango, o tomate e refogue por 3 minutos. Desligue, junte o cheiro-verde, tempere com sal e misture.

Abra porções da massa fria nas mãos, coloque um pouco do recheio e feche, modelando as coxinhas. Passe as coxinhas pela mistura de água com ovo e depois pela farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourarem. Escorra sobre papel-toalha e sirva.

Pizza de calabresa

receitas elaboradas

receitas elaboradas

Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+1h de descanso)

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

1 tablete de fermento biológico fresco (15g) 1 xícara (chá) de água morna 2 colheres (sopa) de óleo ou azeite 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de farinha integral 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) Farinha de trigo para polvilhar 100g de requeijão tipo Catupiry® para rechear a borda Óleo para untar

Cobertura

1/2 xícara (chá) de molho de tomate caseiro 200g de queijo mussarela ralado 2 gomos de linguiça calabresa fatiada 1 cebola fatiada 12 azeitonas verdes miúdas para decorar Orégano seco a gosto para polvilhar

Modo de preparo

Dissolva o fermento na água morna, adicione o óleo, o sal e misture. Acrescente as farinhas, aos poucos, mexendo com uma colher até soltar da lateral da vasilha. Sove por 5 minutos ou até obter uma massa lisa e macia. Forme uma bola, cubra e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume.

Abra a massa com a ajuda de um rolo sobre uma superfície enfarinhada, formando um disco de 32cm de diâmetro. Com ajuda de um saco de confeiteiro faça um fio de requeijão em todo o diâmetro da borda, dobre a massa fazendo a borda recheada. Transfira para uma assadeira untada e fure ligeiramente com um garfo.

Espalhe o molho e leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos. Cubra com a mussarela, a calabresa e a cebola. Asse por mais 10 minutos ou até dourar levemente. Decore com azeitonas, polvilhe com orégano e sirva.

Últimas