Guia da Cozinha 10 receitas de empadão salgado para provar a qualquer momento

10 receitas de empadão salgado para provar a qualquer momento

Se você está à procura de receitas práticas e gostosas para experimentar, confira essa lista de empadão salgado e escolha o seu favorito!

Guia da Cozinha
Guia da Cozinha - 10 receitas de empadão salgado para provar a qualquer momento

Guia da Cozinha - 10 receitas de empadão salgado para provar a qualquer momento

Guia da Cozinha

Se você está à procura de receitas práticas e gostosas para experimentar, confira a nossa lista de empadão salgado e escolha o seu favorito!

O empadão salgado é um dos pratos mais democráticos para preparar para a família, já que permite diversos recheios deliciosos. Além disso, o empadão é fácil de fazer e é uma excelente escolha para quem quer . Seja no almoço, jantar ou, não tem quem resista a essa iguaria. Por isso, separamos 10 receitas diferentes para você provar e aprovar!  

Receitas diferentes de empadão salgado

Empadão de carne louca

Empadão de carne louca

Empadão de carne louca

Guia da Cozinha

Tempo: 1h15 (+30min de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de margarina 1 colher (chá) de sal 3 gemas 15 colheres (sopa) de água (aproximadamente)

Recheio

3 colheres (sopa) de óleo 1 cebola picada 1/2 pimentão amarelo picado 1/2 pimentão verde picado 500g de acém cozido e desfiado 2 tomates picados 2 colheres (sopa) de extrato de tomate 1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada 1 colher (sopa) de farinha de trigo Sal e salsa picada a gosto

Modo de preparo

Aqueça o óleo, em fogo médio, e doure a cebola e os pimentões. Junte a carne, o tomate, o extrato, a azeitona e refogue por 5 minutos. Polvilhe com a farinha, sal, salsa e mexa até encorpar. Deixe esfriar. Misture a farinha, a margarina e o sal até formar uma farofa. Junte 2 gemas e a água, aos poucos, até formar uma massa que desgrude das mãos. Se necessário, pingue mais água. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa com um rolo e forre uma fôrma de 22cm de diâmetro de aro removível com parte dela. Espalhe o recheio e cubra com a massa restante, decorando. Pincele com a gema restante e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Desenforme morna e sirva.

Empadão cremoso de milho

Empadão cremoso de milho

Empadão cremoso de milho

Guia da Cozinha

Tempo: 1h30 (+30min de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 gemas 4 colheres (sopa) de margarina 3 colheres (chá) de sal 1 xícara (chá) de água gelada 1 gema para pincelar

Recheio

2 latas de milho escorridas 2 xícaras (chá) de leite 2 colheres (chá) de sal 3 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de bacon em cubos 1 colher (sopa) de manteiga 1 cebola picada 1/2 xícara (chá) de salsa picada 1 xícara (chá) de requeijão cremoso tipo Catupiry®

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha com as gemas, a margarina, o sal e a água gelada com a ponta dos dedos até formar uma massa. Se necessário, adicione mais água. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Para o recheio, no liquidificador, bata metade do milho com o leite, o sal e a farinha.

Em uma panela, em fogo médio, doure o bacon na própria gordura, junte a manteiga e a cebola até dourar. Despeje a mistura de milho batido, o milho restante, a salsa e misture até engrossar. Retire do fogo, acrescente o requeijão cremoso e deixe esfriar.

Divida a massa em duas partes, abra com o rolo e forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 24cm de diâmetro de aro removível com uma das partes, espalhe o recheio e cubra com a outra massa apertando as laterais e retirando o excesso de massa. Decore com recortes de massa, pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Desenforme morno e sirva.

Empadão de legumes

Empadão de legumes

Empadão de legumes

Guia da Cozinha

Tempo: 1h10 (+1h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de sal 6 colheres (sopa) de manteiga 1/4 de xícara (chá) de água fria (aproximadamente) Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar 1 gema para pincelar

Recheio

2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 1 cenoura picada 1 chuchu picado 1 xícara (chá) de vagem picada 2 xícaras (chá) de couve-flor em buquês 1/2 maço de espinafre cozido e picado 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado Sal a gosto 1/2 caixa de creme de leite (100g) 2 ovos

Modo de preparo

Para a massa, misture, em uma tigela, a farinha, o sal e a manteiga até formar uma farofa úmida. Junte a água, aos poucos, até formar uma massa lisa e homogênea. Se necessário, adicione mais água. Embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por 1 hora. Para o recheio, aqueça uma panela com o azeite, frite a cebola e o alho por 2 minutos. Junte a cenoura, o chuchu, a vagem, a couve-flor, o espinafre, o cheiro-verde, sal e refogue por 3 minutos ou até os legumes ficarem al dente. Desligue, deixe esfriar e misture com o creme de leite o os ovos batidos. Reserve.

Divida a massa em 2 partes e abra com um rolo. Forre uma fôrma de 24cm de diâmetro untada e enfarinhada com parte da massa, espalhe o recheio reservado e cubra com o restante da massa, apertando as bordas para selar. Com as sobras de massa, faça decorações sobre a torta. Pincele com a gema batida e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire, espere amornar, desenforme e sirva.

Empadão de carne-seca com purê de mandioca

Empadão de carne-seca com purê de mandioca

Empadão de carne-seca com purê de mandioca

Guia da Cozinha

Tempo: 1h20 (+30min de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de margarina 1 ovo 1 colher (chá) de sal 1/2 xícara (chá) de água (aproximadamente) 1 xícara (chá) de queijo de minas padrão (meia cura) ralado

Recheio

2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 2 dentes de alho amassados 1 tomate picado 700g de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto Purê 300g de mandioca cozida e amassada 3 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xícara (chá) de creme de leite Sal e noz-moscada ralada a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha, a margarina, o ovo e o sal até formar uma farofa. Junte a água, aos poucos, até quer forme uma massa homogênea e desgrude das mãos. Se necessário, acrescente mais água. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Para o recheio, em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga. Refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate, a carne-seca e refogue por 3 minutos. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Reserve.

Para o purê, em uma panela, em fogo médio, cozinhe a mandioca, a manteiga e o creme de leite até ficar homogêneo. Tempere com sal e noz-moscada. Abra a massa com o auxílio de um rolo e forre uma fôrma de aro removível de 24cm de diâmetro. Espalhe o recheio e cubra com o purê, alisando com uma colher. Corte o excesso de massa, polvilhe com o queijo e leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por 30 minutos. Deixe amornar, desenforme e sirva.

Empadão de carne moída com muçarela

Empadão de carne moída com mussarela

Empadão de carne moída com mussarela

Guia da Cozinha

Tempo: 1h20 (+30min de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 3 colheres (sopa) de margarina 3 colheres (sopa) de banha 3 gemas 3 colheres (sopa) de água gelada (aproximadamente)

Recheio

2 colheres (sopa) de óleo 1 cebola picada 2 dentes de alho amassados 1/2 pimentão verde picado 1 tomate sem sementes picado 400g de carne moída Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto 1 xícara (chá) de queijo muçarela ralado

Modo de preparo

Leve uma panela ao fogo médio com o óleo e frite a cebola e o alho por 3 minutos. Junte o pimentão, o tomate e refogue por 4 minutos. Junte a carne e refogue por 5 minutos. Tempere com sal, pimenta, cheiro-verde e deixe esfriar. Misture o queijo e reserve. Em uma tigela, misture a farinha, a margarina, a banha, 2 gemas e a água até formar uma massa homogênea. Se necessário, pingue mais água. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Abra a massa com um rolo e forre o fundo e a lateral de uma fôrma de 20cm de diâmetro de aro removível com parte da massa. Espalhe o recheio e cubra com a massa restante, apertando as bordas para fechar. Pincele com a gema restante e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

Empadão de camarão

Empadão de camarão

Empadão de camarão

Guia da Cozinha

Tempo: 1h15
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 ovo 1 e 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada 3 colheres (sopa) de água fria (aproximadamente) Manteiga para untar 1 gema para pincelar

Recheio

2 colheres (sopa) de manteiga 600g de camarão médio limpo 1 cebola picada 3 colheres (sopa) de extrato de tomate 2 tomates sem semente picados 1 vidro de palmito escorrido picado (300g) 1 xícara (chá) de azeitona verde picada Sal e pimenta do reino a gosto 1 e 1/2 xícara (chá) de Catupiry®

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com a manteiga, em fogo médio, e frite o camarão por 3 minutos. Adicione a cebola, o extrato, o tomate e refogue por 3 minutos. Acrescente o palmito, a azeitona, sal, pimenta e cozinhe por 2 minutos. Desligue e deixe esfriar. Em uma tigela, misture a farinha, o ovo e a manteiga até formar uma farofa úmida. Despeje a água, aos poucos, até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais água.

Divida a massa em 2 partes e abra com um rolo. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de aro removível de 24cm de diâmetro untada com uma das partes da massa. Espalhe o recheio sobre ela e faça uma camada com o Catupiry®. Cubra com a massa restante, apertando a borda para selar. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

Empadão quatro queijos

Empadão quatro queijos

Empadão quatro queijos

Guia da Cozinha

Tempo: 1h10 (+20min de geladeira)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 colheres (chá) de sal 2 colheres (sopa) de maionese 1 ovo 2 colheres (sopa) de água (aproximadamente) Salsa picada e tomates-cerejas a gosto para decorar

Recheio

2 xícaras (chá) de queijo muçarela ralado 100g de queijo parmesão ralado 1 copo de requeijão cremoso (200g) 1 xícara (chá) de queijo prato ralado

Modo de preparo

Em uma tigela, misture a farinha, o sal, a maionese, o ovo e a água até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais água. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos. Misture os ingredientes do recheio e reserve. Abra a massa com o rolo, forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo removível de 26cm de diâmetro, espalhe o recheio, decore com salsa e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Sirva em seguida decorado com tomates-cerejas.

Empadão de sardinha

Empadão de sardinha

Empadão de sardinha

Guia da Cozinha

Tempo: 3h
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de margarina 2 colheres (sopa) de creme de leite 1 ovo Sal a gosto 1 gema para pincelar

Recheio

1 cebola em rodelas 3 tomates picados 2 latas de sardinhas escorridas 1 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado 1 lata de ervilha escorrida Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

Modo de preparo

Em uma tigela, misture os ingredientes da massa até não grudar mais nas mãos e forre uma fôrma de fundo removível de 22cm de diâmetro, reservando parte da massa para cobrir. Em uma tigela, misture os ingredientes do recheio e coloque na fôrma. Cubra com a massa restante e pincele com a gema. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente.

Empadão de peito de peru

Empadão de peito de peru

Empadão de peito de peru

Guia da Cozinha

Tempo: 1h30 (+1h de descanso)
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes

6 colheres (sopa) de azeite Sal a gosto 1 xícara (chá) de água 3 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 ovo Farinha de trigo para enfarinhar 3 xícaras (chá) de palmito picado 3 xícaras (chá) de peito de peru defumado e picado 1 pacote de seleta de legumes congelado (400g) 1 copo de requeijão cremoso (200g) Azeite para untar 1 gema para pincelar 1 colher (sopa) de água para pincelar

Modo de preparo

Em uma panela, coloque 4 colheres (sopa) do azeite, o sal, a água e leve ao fogo médio até ficar morno. Reserve. Em uma tigela grande, coloque a farinha e no meio faça uma cavidade. Coloque o ovo no meio e, aos poucos, vá colocando a água com o azeite. Coloque em uma superfície enfarinhada e sove até formar uma massa lisa. Coloque em um saco próprio para alimentos e deixe descansar na geladeira por 1 hora.

Em uma panela, aqueça o azeite restante, em fogo médio e refogue o palmito, o peru e os legumes descongelados e escorridos. Tempere com sal, desligue o fogo e misture o requeijão. Com um rolo, abra a massa e forre uma fôrma de aro removível de 24 com de diâmetro, untada com azeite, e deixe a massa sobrar nas laterais.

Distribua o recheio e cubra com a massa restante aberta com um rolo. Torça as laterais para dar acabamento. Retire o excesso de massa, pincele com a gema misturada com a água e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

Empadão de palmito com presunto

Empadão de palmito com presunto

Empadão de palmito com presunto

Guia da Cozinha

Tempo: 1h30 (+30min de geladeira)
Rendimento: 10
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de sal 1 xícara (chá) de manteiga gelada em cubos 1 ovo batido com um garfo 3 colheres (sopa) de água gelada 1 gema para pincelar

Recheio

2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 1 lata de palmito picado (reserve a água) (300g) 2 tomates maduros sem pele e sementes em cubos 1 colher (sopa) de farinha de trigo Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada a gosto 1 xícara (chá) de presunto em cubos 1/2 xícara (chá) de requeijão cremoso

Modo de preparo

Misture a farinha com o sal em uma vasilha. Adicione a manteiga e o ovo e trabalhe com a ponta dos dedos até obter textura de farofa. Acrescente a água, aos poucos, sovando somente para ligar. Se necessário acrescente mais água. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Para o recheio, derreta a manteiga em uma panela, em fogo médio e refogue a cebola por 3 minutos. Adicione o palmito com a água da conserva, o tomate e cozinhe por 5 minutos. Polvilhe a farinha, mexendo até engrossar. Tire do fogo, tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Adicione o presunto e o requeijão e misture. Deixe esfriar.

Retire 2/3 da massa e abra com a ajuda de um rolo entre duas folhas plásticas. Forre o fundo e a lateral de uma fôrma de fundo removível de 24cm de diâmetro deixando uma sobra de massa na borda. Espalhe o recheio e cubra com o restante da massa apertando a sobra da lateral para fechar. Corte o excesso de massa com uma faca e utilize para decoração. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Deixe amornar, desenforme e sirva.

Últimas