Comidas Focaccia é fácil de fazer em casa e dá ótimos resultados, aprenda

Focaccia é fácil de fazer em casa e dá ótimos resultados, aprenda

Chef Marcelo Horta ensina o preparo dessa receita perfeita para quem está começando a se arriscar no mundo da panificação

  • Comidas | Luciana Mastrorosa, do R7

Com dicas simples é possível aprimorar os pães feitos em casa

Com dicas simples é possível aprimorar os pães feitos em casa

Reprodução/Pexels

Durante os momentos mais complicados do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, muitas pessoas começaram a fazer pães em casa. E, assim, acabaram descobrindo uma paixão inesperada e que, para os mais dedicados, rende frutos até hoje. Afinal, é difícil resistir a um pão assado na hora, que perfuma a casa toda.

O chef padeiro Marcelo Horta, de 44 anos, do Rio de Janeiro, incentivou muitos clientes a entrar nessa verdadeira "pãodemia", com cursos online que ensinam os macetes e truques para obter um pão de qualidade. Além dos cursos, que podem ser encontrados no site marcelohorta.com, Marcelo também tem uma panificadora no Rio de Janeiro, focada em empresas, restaurantes, escolas e hotéis.

Uma das receitas de sucesso do chef é a focaccia com cream cheese, que ele divide com os leitores do R7 (veja receita ao final do texto), ótima para quem quer começar a se arriscar na panificação.

"A focaccia é mais fácil de fazer porque ela não requer modelagem. A massa da focaccia permite fazer um pão macio, é perfeita pra quem está começando", assegura Marcelo.

Alunos e interessados em dicas sobre panificação podem acompanhar ainda o canal do chef Marcelo no YouTube, com várias dicas para quem quer melhorar sua produção e aprender sobre diversas técnicas, como a de fermentação natural. 

Cursos grátis

"Hoje em dia, a gente está bombardeado de informação e a grande verdade é que tem muita gente vendendo complicação", acredita Marcelo. "Abri uma turma semanas atrás chamada Semana do Pão Raiz, para ensinar de casa, gratuitamente, porque queria que as pessoas desapegassem de complicações", defende o chef.

Periodicamente, Marcelo costuma abrir novas turmas gratuitas na internet, justamente para desmistificar esse universo e torná-lo acessível para mais gente. Para informar-se sobre novas turmas, vale acompanhar o chef também nas suas redes sociais, como no Instagram.

"Fazer pão é uma coisa que nossos avós faziam, não precisa de batedeira importada, equipamento especial, nada disso. O que precisa é vontade de aprender e gosto pelo pão", afima Marcelo.

Confira a receita de foccacia com cream cheese do chef Marcelo Horta:

Divulgação

Focaccia recheada com cream cheese
Por Marcelo Horta, chef e mestre padeiro

Ingredientes:

500 g de farinha de trigo
350 g de água
5 g de fermento biológico seco
12 g de sal
20 g de azeite de oliva
Sal grosso e alecrim para finalização

Recheio:

200 g de cream cheese
100 g de azeitona preta sem caroço

Modo de preparo:

Bata levemente, no processador, os ingredientes do recheio e reserve. Enquanto isso, misture o fermento com a água e a farinha. Incorpore todos os ingredientes, deixando o azeite por último. Sove até obter uma massa fina e elástica (ponto de véu). Deixe descansar por 20 minutos. Após o descanso, abra a massa em uma assadeira untada com azeite e deixe fermentar até dobrar de tamanho. Finalize com os ingredientes do recheio/cobertura. Se quiser, coloque mais pedaços de azeitona preta para decorar, afundando-os com os dedos na massa. Deixe descansar por mais 15 minutos. Asse em forno pré-aquecido, a 200°C, por 40 minutos ou até dourar

Últimas