Como Substituir o Fermento Biológico SECO X FRESCO

Para substituir fermento biológico fresco por fermento seco, é bem simples, o fermento biológico fresco é...

Autor: Pedro Cavalcanti

Receita de Como Substituir o Fermento Biológico SECO X FRESCO

Hoje vou te ensinar de uma vez por todas como substituir o fermento biológico fresco pelo fermento biológico seco e também como substituir o fermento seco pelo fermento seco. Sempre que faço uma receita de pão ou uma receita de massa com o fermento biológico seco as pessoas me perguntam como faz a substituição para o fermento fresco e vice e versa. Então eu resolvi trazer aqui para vocês uma explicação completa para você fazer essa substituição e ter uma fermentação correta de acordo como pede a receita. As vezes parece ser algo bobo, mas a fermentação correta faz uma grande diferença na receita. Algumas das receitas que mais pedem o fermento fresco são as receitas de pão, então na hora do preparo a quantidade de fermento tem que ser exata. Por isso, para não errar, veja a seguir como fazer a substituição correta, com uma tabela de conversão de um para o outro e também com tabela de medida. Como Substituir o Fermento Biológico SECO X FRESCO.

Veja Também: Pão Caseiro com Água

Veja Também: Pão Caseirinho

Como substituir fermento biológico fresco por fermento biológico seco?


Para substituir fermento biológico fresco por fermento seco, é bem simples, o fermento biológico fresco é 3 vezes mais fraco que o fermento biológico seco. Então toda vez que a receita pedir por fermento biológico fresco e você só tiver o seco em casa, basta usar 1/3 (um terço) da medida de fermento biológico seco.

PARA CADA 30 GRAMAS DE FERMENTO FRESCO, VOCÊ DEVE USAR 10 GRAMAS DE FERMENTO BIOLÓGICO SECO.

Tabela de Conversão de Fermento Fresco Para Fermento Seco em Gramas: th{ width:30px; } FERMENTO SECO = FERMENTO FRESCO 10 gramas de fermento fresco = 3,3 gramas de fermento seco 15 gramas de fermento fresco = 5 gramas de fermento seco 20 gramas de fermento fresco = 6,6 gramas de fermento seco 25 gramas de fermento fresco = 8,3 gramas de fermento seco 30 gramas de fermento fresco = 10 gramas de fermento seco

Exemplo: se receita pede 15 gramas de fermento biológico fresco (aquele que vai na geladeira), você deverá usar 5 gramas de fermento biológico seco (aquele que é granulado de pacotinho).

Fermento Biológico Seco:


É aquele fermento que tem uma forma de pó granulado. Ele é feito através da secagem do fermento biológico fresco. Em sua composição contém leveduras e um emulsificante (monoestearato de sorbitana). Por ele ser seco, você não precisa ficar guardando na geladeira e chega a durar em média até 6 meses. O fermento seco tem o prazo de validade bem longo que o fermento fresco. Sendo assim, ele permite que você possa comprar em maior quantidade e armazenar. Ele também não precisa de refrigeração e rende bem mais que o fermento fresco. O fermento seco instantâneo tem o mesmo efeito que o normal (fermento biológico seco).

Tabela de Conversão de Fermento Seco em Colheres de Sopa: th{ width:30px; } FERMENTO SECO = QUANTIDADE EM COLHERES 5 gramas de fermento seco = 1/2 colher (sopa) 10 gramas de fermento seco = 1 colher (sopa) 15 gramas de fermento seco = 1 e 1/2 colher (sopa) 20 gramas de fermento seco = 2 colheres (sopa) 25 gramas de fermento seco = 2 e 1/2 colheres (sopa)

No mercado você pode encontrar o fermento seco em latinha, em sachê ou pacote. Vou deixar aqui alguns desses tipos que você vai poder encontrar facilmente no mercado.

Fermento Biológico Fresco:


Ele tem uma textura pastosa e cor bege, com uma consistência firme e que normalmente vem em tabletes. Ele é composto somente por leveduras condensadas e não tem nenhum tipo de emulsificante, por esse motivo ele é considerado bem mais saudável. O fermento fresco tem um prazo de validade curto, bem menor do que o seco, normalmente ele dura máximo 45 dias na embalagem original. Além disso, esse fermento precisa ser mantido na geladeira.

Tabela de Conversão de Fermento Fresco em Colheres: th{ width:30px; } 1 TABLETE DE FERMENTO FRESCO = QUANTIDADE EM COLHERES 15 gramas de fermento fresco = 1/2 colher (sopa)

No mercado você vai encontrar o fermento fresco em embalagens com 4 tabletes de 15g ou até em tabletes maior de 500g. Vou deixar aqui alguns desses tipos que você vai poder encontrar facilmente no mercado.

Fermento Químico em Pó


Para finalizar, vou falar também do fermento químico para não ter mais confusão na hora de preparar aquela receita gostosa.

O fermento químico em pó, mais conhecido como Pó Royal, não é uma levedura natural. Ele basicamente uma mistura de bicarbonato de sódio com ácido não tóxico e é muito utilizado para dar textura esponjosa à massa do bolo. Ele é indicado para preparo de bolos, embora existam receitas de pão que utilizam este tipo de fermento químico. Mas no geral esse é o fermento para bolo e os outros são fermentos para pães e massas.


Tags: Passo a Passo de Como Substituir o Fermento SECO X FRESCO

Últimas