Churrasco sem churrasqueira: ideias práticas para preparar sua carne sem grelha nem carvão

É possível preparar essa refeição, que é uma paixão nacional, de um jeito diferente. Basta escolher bem os cortes, as guarnições e os utensílios

Costelinha suína Frimesa com abacaxi e geleia de pimenta

Costelinha suína Frimesa com abacaxi e geleia de pimenta

Divulgação/ Frimesa

Mais do que uma comida típica, o churrasco é um evento que aproxima e une familiares, grupos de amigos ou colegas de trabalho. Assar uma carne na brasa é sempre motivo de comemoração, uma oportunidade de fortalecer laços e construir momentos agradáveis em torno de uma refeição.

Nem todo mundo, porém, dispõe do espaço necessário para instalar uma churrasqueira de alvenaria ou tem acesso a uma varanda gourmet. Mas calma, desistir desse momento divertido é a última das alternativas. Felizmente, hoje existem diversas opções para o preparo de um bom corte de carne.

As versões de forno ou chapa ficam tão suculentas que podem até substituir com sucesso a churrascada do final de semana. Veja a seguir alguns utensílios que você pode utilizar e as formas de transformar essa refeição, surpreendendo o seu paladar.

Na panela

Está certo que levar uma picanha ou uma peça de bife ancho à panela tira um pouco da característica original de um belo churrasco. Mas existem técnicas, como a do carvão na panela de pressão, que fazem as vezes da brasa e deixam sua carne com gostinho típico de uma churrascada. O segredo é embalar pedaços de carvão no alumínio e acondicionar as carnes escolhidas e temperadas por cima. Depois, cozinhar em fogo baixo por 30 minutos após pegar pressão e tomar bastante cuidado na hora de abrir, seguindo sempre o protocolo de utilização da panela.

Sugestão: Costelinha suína com abacaxi e geleia de pimenta

Na chapa

Quem mora em apartamento, em geral, tem pouco espaço disponível para montar um espaço gourmet com churrasqueira. Uma dica é investir em chapas de ferro que podem ser utilizadas sobre os queimadores do fogão. A chapa é um utensílio prático, fácil de limpar e que não exige grandes habilidades para assar uma bela picanha suína ou uma linguicinha de pernil. Fica irresistível, pode provar.

Costelinha suína marinada na cachaça

Costelinha suína marinada na cachaça

Divulgação/ Frimesa

No forno

Elétrico ou a gás, ele é um grande aliado na cozinha do dia a dia. Ainda que um assado no forno não configure exatamente um churrasco como manda a tradição, existem peças que ficam excelentes quando cozidas lentamente, no fogo baixo. É o caso da costela suína e da panceta, peças versáteis que combinam com ervas e temperos variados como alecrim, tomilho, cebolinha, entre outros. Até mesmo um bom espetinho pode ser feito no forno sem prejuízo do sabor ou da textura das carnes.

Sugestão: Costelinha suína marinada na cachaça

Na pedra

Já ouviu falar de churrasco feito na pedra? Nas versões de cerâmica ou de sal rosa do Himalaia, são duas formas diferentes e igualmente saborosas de preparar carnes. A primeira opção pode ou não utilizar carvão: há modelos compactos que configuram uma minichurrasqueira, permitindo uma experiência completa. Já a segunda é uma alternativa que, além de assar, também tem a função de temperar e pode ser utilizada no fogão, com o auxílio de uma grelha por baixo para evitar manchas.

Agora que você já conhece as alternativas para saborear uma boa carne sem precisar de grelha nem churrasqueira a carvão, que tal experimentar as receitas que a Frimesa tem para esse momento tão especial? Escolha o seu corte favorito e bom apetite!