Comidas Bacalhau gratinado rende muito e agrada a família toda, aprenda

Bacalhau gratinado rende muito e agrada a família toda, aprenda

Chef Narahi Ribeiro preparou esta delícia, que leva ainda batatas, cheiro-verde, parmesão e requeijão catupiri

Bacalhau gratinado é uma delícia que agrada até os paladares mais exigentes

Bacalhau gratinado é uma delícia que agrada até os paladares mais exigentes

Divulgação

Para quem está em busca de um prato que rende muito e é bastante saboroso, este bacalhau gratinado, da chef Narahi Ribeiro, de São Paulo (SP), é uma boa opção. Narahi é especialista em carnes, principalmente o churrasco, mas também se dedica ao preparo de receitas tradicionais que agradam a família toda. E, atualmente, tem se dedicado exclusivamente a consultorias e projetos especiais de gastronomia.

Mas isso não a impede de compartilhar receitas que confortam o paladar. Aqui, a chef preparou uma receita com o tradicional peixe seco e salgado, acrescido de batatas, cheiro-verde, cebola e alho. Para trazer cremosidade, entram o creme de leite fresco e o requeijão tipo catupiri. Como é um prato que rende bastante, é perfeito para ser oferecido no almoço com a família reunida. Só é preciso planejar-se com antecedência, pois o bacalhau precisa ser dessalgado antes do uso.

Para o preparo desta receita, Narahi lembra da importância dos bons ingredientes. "Prefiro comprar bacalhau em empórios especializados, como o Tio Ali, que ficam nos mercados centrais, pelo preço melhor e ótima qualidade", sugere ela.

Acompanhe a receita que a chef preparou especialmente para o R7 Comidas:

Bacalhau gratinado, por Narahi Ribeiro

Ingredientes:

700 g de bacalhau
500 g de batata
1 maço de cheiro-verde
2 cebolas
1 cabeça de alho
200 ml de creme de leite fresco
200 g de requeijão tipo catupiri
200 g de queijo parmesão
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Dois dias antes do preparo, comece a dessalga do bacalhau colocando-o de molho em água, num recipiente grande, e trocando a água de 12 em 12 horas. Mantenha sempre em geladeira. O processo todo costuma durar dois dias.

Após dessalgar o bacalhau, ferva água em uma panela com os dentes de alho inteiros (separe 3 dentes para usar depois) e 1 cebola cortada ao meio. Acrescente uma parte da cebolinha e da salsinha. Quando a água ferver, coloque o bacalhau e cozinhe por pouco tempo, cerca de 5 minutos. Verifique se o peixe já está soltando lascas; se ainda tiver cru, as lascas não se soltam. Retire do caldo e reserve em um prato. 

Retire a casca das batatas, corte-as em rodelas não muito grossas e cozinhe-as na mesma água do bacalhau até ficarem macias, mas sem desmanchar. Retire e reserve. Refogue no azeite a cebola restante, previamente picada, com os 3 dentes de alho reservados e picados. Adicione a salsa bem picadinha, acrescente as lascas de bacalhau, corrija o sal e tempere com pimenta-do-reino. Reserve.

Prepare um molho branco misturando o catupiri com o creme de leite fresco numa panela, com o fogo desligado. Bata com um fouet (batedor de arame) até dissolver o catupiri. Acenda o fogo, junte o parmesão ralado e vá mexendo sempre, em fogo baixo, até obter um molho cremoso.

Por fim, unte uma assadeira com azeite, coloque as batatas em rodelas, adicione o bacalhau temperado e cubra com o creme. Polvilhe mais parmesão ralado por cima e leve ao forno para gratinar por 20 minutos ou até dourar. Sirva em seguida, bem quente, com salada verde ou o acompanhamento de sua preferência.

Últimas