Comidas Aprenda receita básica de biscoitos perfeitos para a hora do café

Aprenda receita básica de biscoitos perfeitos para a hora do café

Nesta terça-feira (20), celebra-se o Dia do Biscoito, ocasião ideal para curtir o friozinho com guloseimas e bebidas quentinhas

Biscoitos amanteigados com cobertura de chocolate são fáceis de fazer em casa

Biscoitos amanteigados com cobertura de chocolate são fáceis de fazer em casa

Vannessa Magalhães/Divulgação

Neste friozinho, uma xícara de chá ou café cai muito bem junto com um biscoito crocante. Se for feito em casa, melhor ainda! Para celebrar o Dia do Biscoito, comemorado nesta terça-feira (20), a instrutora dos cursos de confeitaria do Senac RJ, Vannessa Magalhães, dividiu uma receita básica para incrementar o repertório de guloseimas caseiras.

A massa amanteigada, base para o preparo das bolachinhas, é fácil de preparar e pode ser feita até com ajuda das crianças, para quem tem filhos de férias em casa. Como complemento, vale usar cobertura de chocolate derretido, confeitos e glacês, além de recheios como ganache e geleia de vários sabores. 

“O preparo do biscoito atrai as crianças, pois sua massa se assemelha a uma 'massinha' de modelar, e há a possibilidade de fazer formatos variados", diz Vannessa. "Minha dica é apostar em cortadores diversos e decorar com coberturas coloridas e saborosas", completa ela.

Fonte de renda

Os biscoitinhos amanteigados também podem virar uma fonte de renda para quem curte cozinhar e necessita de um extra para reforçar o orçamento. Aos que desejam empreender nessa área, Vannessa sugere começar pela massa básica para biscoitos, por ser muito versátil.

“Esta massa pode ser saborizada com essências, como a de baunilha, além de raspas de frutas, pasta de pistache ou oleaginosas, como amendoim picadinho. Para manter o formato é bom gelar a massa por 30 minutos, cortar os formatos e gelar novamente antes de assar”, ensina a confeiteira. 

Bolachinhas amanteigadas fazem sucesso com a criançada

Bolachinhas amanteigadas fazem sucesso com a criançada

Vannessa Magalhães/Divulgação

Vannessa explica ainda que os cuidados com a armazenagem devem ser redobrados para garantir a validade, o sabor, a textura e a aparência dos biscoitos.

“Para armazenar é importante manter fora da geladeira em potes com tampas, para evitar umidade e manter a crocância dos biscoitos. A validade do biscoito sem recheio é de até 15 dias, bem armazenados. Com recheios à base de ganache e geleia até 7 dias.”

Para quem pensa em fazer os biscoitos para vender, é importante também pensar em boas embalagens, de preferência personalizadas, como caixinhas de papel kraft com adesivo da marca e lacinhos de fita.

Quer arriscar? Confira abaixo a receita da massa básica de biscoitos, direto da cozinha da confeiteira Vannessa Magalhães, e use a criatividade:

Massa básica de biscoitos amanteigados

Ingredientes:

1 ovo
125 g de manteiga sem sal gelada
125 g de açúcar refinado
250 g de farinha de trigo

Modo de preparo:

Misture a manteiga gelada, cortada em cubos, em uma tigela com o açúcar e a farinha de trigo. Use as pontas dos dedos para agregar os ingredientes, até obter uma farofinha.

Abra um espaço no centro da mistura e adicione o ovo. Misture bem até que se forme uma massa homogênea. Coloque a massa sobre um pedaço de filme plástico e modele-a em formato de retângulo. Reserve na geladeira por 30 minutos.

Após esse tempo, abra a massa com um rolo, sobre uma bancada enfarinhada, ou coloque a massa entre dois pedaços de papel-manteiga ou filme plástico (isso facilita na hora de abrir com o rolo). Corte a massa em formatos variados, com o cortador de sua escolha, ou modele os formatos manualmente. O ideal é que a massa chegue a uma espessura entre 0,3 a 0,5 cm.

Casadinhos podem ser recheados com geleias e ganaches

Casadinhos podem ser recheados com geleias e ganaches

Vannessa Magalhães/Divulgação

Coloque então os biscoitos já cortados sobre uma assadeira untada e enfarinhada e deixe na geladeira por 10 a 15 minutos.

Antes de assar, retire os biscoitos da geladeira e faça furinhos sobre a massa, com um garfo, a massa não inflar. Asse os biscoitos amanteigados em forno médio, a 180oC, até a massa dourar nas bordinhas. Deixe esfriar bem antes de decorar.

Dica da chef: para fazer biscoitos casadinhos (ou seja, unidos por um recheio), coloque um pouco de geleia de morango ou ganache de chocolate (cerca de 1 colher, de sopa, de recheio, a depender do formato escolhido) sobre um biscoito e cubra com outro biscoitinho, de preferência que tenha um furo no meio. Polvilhe açúcar de confeiteiro para decorar.

Outra opção é mergulhar uma parte do biscoito em chocolate derretido (use um previamente temperado, de boa qualidade) e deixar esfriar sobre uma folha de papel-manteiga, até o chocolate firmar.

Últimas