Alto Astral Segunda Sem Carne: 5 massas saborosas para o almoço

Segunda Sem Carne: 5 massas saborosas para o almoço

Escolha sua opção preferida e saboreie enquanto ajuda essa causa!

Alto Astral
Segunda Sem Carne: 5 massas saborosas para o almoço

Segunda Sem Carne: 5 massas saborosas para o almoço

Alto Astral

Com a chegada de mais uma #SegundaSemCarne, surge a oportunidade de mudar pequenos hábitos e abrir mão da carne por apenas um dia na semana, gerando um grande impacto positivo para o planeta, os animais e as pessoas. Vamos juntos nessa?

A sugestão de cardápio do Alto Astral para hoje são 5 deliciosas massas vegetarianas! Confira receitas que levam molhos especiais e tornam o prato ainda mais gostoso!

Penne ao pesto

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 pacote de macarrão penne (500g) Sal a gosto 1 xícara (chá) de manjericão 1 xícara (chá) de castanha de caju 2 dentes de alho Sal a gosto 10 colheres (sopa) de azeite 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado 2 colheres (sopa) de vinho branco seco

Modo de preparo

Cozinhe o macarrão em água fervente e sal até ficar al dente. Escorra e reserve. Bata os demais ingredientes no liquidificador até obter um creme. Despeje sobre o macarrão, misture e sirva.

Nhoque de mandioquinha recheado com provolone

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h20
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

600g de mandioquinha descascada 300g de batata descascada Sal a gosto 2 colheres (sopa) de manteiga 2 ovos 5 colheres (sopa) de maisena Margarina para untar 2 e 1/2 xícaras (chá) de queijo provolone em cubos para rechear Queijo parmesão ralado para polvilhar

Molho

2 colheres (sopa) de óleo 1 cebola picada 2 latas de molho de tomate (340g cada)

Modo de preparo

Para o molho, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a cebola até murchar. Adicione o molho de tomate e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue e reserve. Cozinhe a mandioquinha e a batata em água com sal até que fiquem macias. Escorra e passe pelo espremedor ainda quentes.

Em uma panela grande, em fogo médio, derreta a manteiga, adicione a mandioquinha, a batata espremidas, os ovos e misture até incorporar. Acrescente a maisena e mexa até desgrudar do fundo da panela. Coloque em uma superfície untada e deixe esfriar. Retire pequenas porções da massa na mão, abra, recheie com os cubos de provolone e feche em formato de bolinhas.

Cozinhe os nhoques, aos poucos, em uma panela com bastante água fervente e sal. Quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e escorra. Coloque em um refratário grande untado, cubra com o molho reservado, polvilhe com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Sirva em seguida.

Lasanha de palmito

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+10min de descanso)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

2 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola picada 1 e 1/2 colher (sopa) de farinha de trigo 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite 1 xícara (chá) de creme de leite 1/4 de xícara (chá) de molho de tomate Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 xícaras (chá) de palmito em rodelas 1 xícara (chá) de ervilha 1 xícara (chá) de milho-verde 1 pacote de massa para lasanha pré-cozida (500g) 2 xícaras (chá) de queijo muçarela ralado 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola por 3 minutos. Polvilhe a farinha, mexendo. Misture o leite, aos poucos, mexendo até engrossar. Misture o creme de leite, o molho e tempere com sal e pimenta-do-reino. Em uma tigela, misture o palmito, a ervilha e o milho.

Em um refratário médio, espalhe 2 colheres (sopa) do molho e monte uma camada de massa, uma camada de mistura de palmito, uma de molho e uma de muçarela. Repita as camadas até terminarem os ingredientes, terminando em molho. Polvilhe com o queijo parmesão ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até borbulhar. Deixe descansar por 10 minutos e sirva.

Macarrão parafuso ao molho rosé

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

6 tomates em pedaços 1 cebola em pedaços 3 colheres (sopa) de folhas de manjericão 1 dente de alho picado 1 lata de creme de leite (300g) Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 pacote de macarrão tipo parafuso tricolor (500g) 1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado para polvilhar

Modo de preparo

Em uma panela, coloque o tomate, a cebola, o manjericão, o alho e leve ao fogo baixo por 10 minutos ou até murchar. Desligue, espere amornar, transfira e bata no liquidificador até ficar homogêneo. Peneire e misture o creme de leite, sal e pimenta. Cozinhe o macarrão em água fervente com sal pelo tempo indicado na embalagem ou até ficar al dente. Desligue, escorra e disponha em um refratário médio. Despeje o molho e polvilhe com a mussarela. Leve ao forno alto, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Sirva.

Canelone de espinafre com ricota

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

3 colheres (sopa) de azeite 5 dentes de alho picados 1 cebola picada 10 tomates picados Sal e pimenta-do-reino a gosto 2 xícaras (chá) de espinafre cozido e picado 1 xícara (chá) de ricota amassada 1 xícara (chá) de requeijão cremoso 1 pacote de massa para lasanha pré-cozida (500g) 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo

Em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e frite o alho e a cebola até dourar. Adicione o tomate e refogue por 5 minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador. Tempere com sal, pimenta, volte para a panela e leve ao fogo médio até ferver. Desligue e reserve. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota e o requeijão. Tempere com sal e pimenta.

Coloque em cada massa 3 colheres (sopa) da mistura de queijo e espinafre. Enrole como rocambole e arrume em um refratário. Cubra com o molho, polvilhe com o parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Fonte: Guia da Cozinha

Últimas