Shutterstock
Alto AstralNão é segredo para ninguém que a culinária brasileira é de dar inveja em qualquer outro país do mundo, mas você sabia que é possível reproduzir os pratos típicos regionais em casa, não importa onde você mora? Entre eles, destacam-se as receitas típicas do Nordeste, conhecidas pela variedade de sabores e temperos marcantes.
Quem vive em outras regiões do Brasil e sempre teve vontade de apreciar, pode conferir essas 7 receitas e trazer o “gostinho” nordestino para dentro de casa. Enquanto, quem já visitou algum dos 9 estados da região, poderá matar a saudade dessas delícias. Confira as opções para todas as refeições do dia!
7 receitas típicas para levar um pedacinho do Nordeste para dentro de casa
Tapioca de carne-secaA tapioca é um dos principais ingredientes típicos nordestinos e, com a adição de carne seca, a preparação fica ainda mais tradicional e saborosa. Vale experimentar para o café da manhã ou qualquer outra refeição do dia.
Receitas típicas do Nordeste: 7 opções tradicionais e cheias de sabor
Alto AstralIngredientes:
2 xícaras (chá) de polvilho doce 1/2 xícara (chá) de águaRecheio:
3 colheres (sopa) de azeite 2 cebolas em rodelas finas 1 colher (sopa) de alho picado 1 pimentão amarelo picado 1 cubo de caldo de legumes 4 tomates sem sementes picados 4 xícaras (chá) de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada Sal e pimenta-do-reino a gosto 1/2 xícara (chá) de cebolinha picada 1 xícara (chá) de requeijão cremosoModo de preparo:
Em uma panela, em fogo médio aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione o pimentão, o caldo de legumes e o tomate e frite até amaciar. Acrescente a carne desfiada e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto, desligue o fogo, adicione a cebolinha e reserve. Para a tapioca, misture o polvilho com a água, aos poucos, e vá esfregando com as mãos até obter uma farinha granulada e úmida, se necessário acrescente mais água. Passe a mistura por uma peneira e reserve.
Coloque uma frigideira anti-aderente seca em fogo baixo até aquecer e espalhe uma porção da mistura reservada até que cubra o fundo da frigideira. Espere a massa firmar e vire com uma espátula. Coloque uma porção do recheio em metade da massa junto com uma porção do requeijão e dobre ao meio. Repita o procedimento até que acabe a massa e o recheio. Transfira para uma travessa e sirva polvilhado com cebolinha.
Acarajé baianoQuando pensamos em receitas típicas do Nordeste, o acarajé baiano é um dos primeiros que nos vem à mente. Isso porque é praticamente impossível visitar a Bahia e não provar essa iguaria.
Alto Astral
Alto AstralIngredientes:
1kg de feijão-fradinho 3 cebolas grandes picadas Sal a gosto Azeite de dendê para fritarVatapá:
2 vidros de leite de coco (400ml) 1/2 xícara (chá) de leite 100g de castanha de caju torrada 100g de amendoim torrado 2 colheres (sopa) de gengibre picado 2 pães amanhecidos picados 1/2 xícara (chá) de azeite de dendê 2 dentes de alho picados 1 cebola picada 500g de camarão limpo 1/2 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada 1 xícara (chá) de coentro picado Sal a gostoModo de preparo:
Coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Esfregue os grãos de feijão entre as mãos para retirar a pele. Bata o feijão no liquidificador junto com a cebola e sal até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione água para bater. Modele pequenas bolinhas com a massa, com a ajuda de 2 colheres grandes e frite, aos poucos, em azeite de dendê. Escorra em papel absorvente e reserve.
Para o vatapá, no liquidificador, bata o leite de coco, o leite, a castanha de caju, o amendoim, o gengibre e o pão até triturar bem. Reserve. Aqueça uma panela com o azeite de dendê e frite o alho e a cebola por 2 minutos. Adicione o camarão, a pimenta e o coentro e refogue por mais 3 minutos. Junte o conteúdo batido do liquidificador, tempere com sal a gosto e cozinhe, mexendo sempre até engrossar. Abra os acarajés ao meio, recheie com uma porção do vatapá e sirva.
Moqueca de cação com pimentãoQuem aprecia um peixe bem temperado, com certeza irá adorar essa receita nordestina de moqueca. O prato é ideal para servir para a família toda no almoço de domingo ou em datas especiais.
Receitas típicas do Nordeste: 7 opções tradicionais e cheias de sabor
Alto AstralIngredientes:
6 postas de cação Suco de 2 limões Sal e molho de pimenta vermelha a gosto 3 colheres (sopa) de óleo 1 cebola em cubos 3 dentes de alho picados 1 pimentão verde em cubos 1 pimentão amarelo em cubos 3 tomates sem pele e sem sementes em cubos 1 vidro de leite de coco (200ml) 2 colheres (sopa) de coentro picado 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado 2 colheres (sopa) de azeite de dendêModo de preparo:
Tempere o peixe com metade do suco de limão e sal. Reserve. Em uma panela, de preferência de barro, em fogo médio, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho por 3 minutos ou até murchar. Acrescente os pimentões, o tomate e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Tempere com sal e ajeite as postas na panela cobrindo com o refogado. Regue com o suco de limão restante e o leite de coco. Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Retire do fogo, polvilhe com o coentro, o cheiro-verde, e adicione o azeite de dendê. Sirva, se desejar, acompanhada de arroz de coco e farofa de dendê.
Bobó de camarãoJá quem prefere camarão, não pode deixar de experimentar essa receita de bobó típica do Nordeste. O prato trará um tempero extra para as suas refeições em família!
Alto Astral
Alto AstralIngredientes:
1kg de mandioca em pedaços 1 cebola cortada em 4 partes 2 dentes de alho picados 8 xícaras (chá) de água 1 cubo de caldo de peixe 1,5 kg de camarão médio sem casca Sal e pimenta-do-reino a gosto 4 colheres (sopa) de azeite 1 cebola ralada 1/2 colher (sopa) de alho picado 3 tomates maduros sem pele e sem semente picados 2 colheres (sopa) de extrato de tomate 1 xícara (chá) de água 1 xícara (chá) de leite de coco 1/2 colher (sopa) de azeite de dendê 1 colher (sopa) de coentro picado 3 colheres (sopa) de salsa picadaModo de preparo:
Em uma panela de pressão, cozinhe a mandioca com a cebola cortada, o alho, a água e o caldo de peixe em fogo baixo por 30 minutos após iniciada a pressão. Tempere o camarão com sal e pimenta e reserve.
Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite, em fogo médio e frite a cebola ralada até ficar macia e adicione o alho picado e o tomate.Refogue por 5 minutos ou até derreter. Coloque o camarão e refogue por mais 5 minutos.
Adicione o extrato de tomate e a água e reserve fora do fogo. Bata a mandioca com a água no liquidificador e despeje na panela com o camarão. Volte ao fogo médio, misture o leite de coco e tempere com sal e pimenta. Aqueça até levantar fervura, desligue o fogo e misture o azeite de dendê. Polvilhe com coentro e salsa antes de servir.
Baião de doisA receita de baião de dois pode até parecer complexa, mas, pelo contrário, fica pronta em apenas 25 minutos. Dessa maneira, até os mais ocupados ou menos experientes podem provar o sabor das receitas típicas do Nordeste em casa.
Receitas típicas do Nordeste: 7 opções tradicionais e cheias de sabor
Alto AstralIngredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga 1 xícara (chá) de bacon em cubos 1 gomo de linguiça calabresa em cubos 1 cebola picada 2 dentes de alho amassados 1 pimentão vermelho picado 3 xícaras (chá) de arroz branco cozido 2 xícaras (chá) de feijão-fradinho cozido com o caldo Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto 150g de queijo coalho em tirasModo de preparo:
Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e frite o bacon até dourar. Adicione a calabresa, a cebola, o alho, o pimentão e refogue por 3 minutos. Acrescente o arroz, o feijão e refogue por mais 2 minutos, mexendo. Tempere com sal, pimenta, salsa picada. Retire do fogo e coloque em um refratário. Decore com o queijo por cima e leve ao forno médio, preaquecido, por 5 minutos para gratinar. Retire e sirva quente.
Manjar de tapiocaJá quando o assunto são sobremesas, o Nordeste também não sai perdendo em nada. Essa receita típica de manjar é perfeita para mergulhar na culinária da região e apreciar os seus sabores.
Alto Astral
Alto AstralIngredientes:
2 xícaras (chá) de tapioca granulada 1 xícara (chá) de açúcar 1 colher (chá) de sal 1 vidro de leite de coco (200ml) 150g de coco ralado 2 xícaras (chá) de leite quente Manteiga para untar 1/2 lata de leite condensadoModo de preparo:
Em uma vasilha, misture a tapioca granulada, o açúcar, o sal e o leite de coco. Adicione o coco ralado e o leite quente, aos poucos, mexendo até ficar homogêneo e o leite ser absorvido. Transfira para uma fôrma de buraco de meio de 22cm de diâmetro untada e leve à geladeira por 2 horas. Retire, desenforme sobre um prato e sirva regado com o leite condensado.
MungunzáEm outras regiões do Brasil, o prato também é conhecido como “canjica” ou “chá de burro”. Porém, o sabor da receita típica do Nordeste é inconfundível e não poderia ficar de fora da lista.
Receitas típicas do Nordeste: 7 opções tradicionais e cheias de sabor
Alto AstralIngredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de milho para canjica 2 litros de água fria 1 lata de leite condensado 1 lata de leite (use a lata de leite condensado vazia para medir) 4 cravos-da-índia 1 canela em pau 1 vidro de leite de coco (200ml) Canela em pó para polvilharModo de preparo:
De véspera, deixe o milho de molho em água fria por 12 horas. No dia, leve o milho ao fogo baixo em panela de pressão, com a água fria e deixe cozinhar por 1 hora após iniciar a pressão. Depois de cozido, junte o leite condensado, o leite, os cravos e a canela em pau. Deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos sem pressão. Acrescente o leite de coco, misture e retire do fogo. Coloque em uma tigela funda e sirva polvilhado com canela em pó.
Receitas: Guia da Cozinha | Texto: Milena Garcia