Receitas com batata para sair da rotina

Veja receitas com batata para sair do mesmo e inovar na cozinha. Aposto que você vai ficar com água na boca!

Alto Astral
Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral

A batata é um dos ingredientes mais versáteis da cozinha. De purê a batata frita, ela agrada a todos. Se você ama, mas está enjoada dos tradicionais pratos feitos com esse legume, veja abaixo algumas opções para variar o cardápio.

Batatas ao bacon

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução: Guia da Cozinha

Ingredientes:

500g de batatas avelãs congeladas 150g de bacon picado 1 colher (sopa) de margarina Salsa picada e sal a gosto

Modo de preparo:
Descongele as batatas conforme as instruções da embalagem. Em uma frigideira, em fogo médio, frite o bacon na margarina até dourar. Adicione as batatas e misture levemente até que fiquem douradas. Polvilhe salsa picada e tempere com sal. Sirva em seguida.

Batata gratinada

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução: Guia da Cozinha

Ingredientes:

1kg de batatas cozidas 200g de mussarela 200g de queijo ralado 1 copo de leite 2 caixas pequenas de creme de leite Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Em um refratário médio, arrume em camadas as batatas em rodelas, tempere com sal e pimenta-do-reino. Coloque por cima as fatias de mussarela e o queijo parmesão. Reserve um pouco de queijo para cobrir. Adicione outra camada de batatas e vá repetindo a operação até que a última seja de queijo parmesão. Depois, misture o leite com o creme de leite e derrame sobre as camadas, espelhe o restante do queijo ralado. Leve ao forno médio, preaquecido, para gratinar e sirva ainda quente.

Batata com brócolis ao forno

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução: Guia da Cozinha

Ingredientes:

6 batatas em rodelas 1 maço de brócolis ninja em buquês Sal a gosto Manteiga para untar 100g de queijo parmesão ralado 100g de queijo mussarela ralado

Molho:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1 caixa de creme de leite (200g)
Sal e noz-moscada a gosto

Modo de preparo:
Para o molho, aqueça uma panela com a manteiga e frite a farinha rapidamente. Junte o leite e mexa até dissolver e engrossar. Adicione o creme de leite, tempere com sal e noz-moscada, misture e desligue o fogo. Reserve. Cozinhe a batata e o brócolis, separadamente, em água e sal até ficar al dente. Escorra e espalhe em um refratário médio untado. Cubra com o molho branco, polvilhe com o parmesão e a mussarela ralados e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar.

Bolinho de batata com carne

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução: Guia da Cozinha

Ingredientes:

5 colheres (sopa) de óleo 3 xícaras (chá) de carne moída 1 cebola ralada 1 cubo de caldo de carne 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado 3 xícaras (chá) de água Sal a gosto 2 xícaras (chá) de batata cozida e amassada 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 ovos 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca Óleo para fritar

Modo de preparo
Aqueça uma panela grande com o óleo, em fogo médio, e frite a carne e a cebola até dourar um pouco. Adicione o caldo de carne, o cheiro-verde e a água e cozinhe por 5 minutos ou até que comece a ferver. Tempere com sal a gosto. Acrescente a batata e a farinha de trigo de uma só vez e mexa até que engrosse e solte do fundo da panela. Coloque em uma superfície e deixe esfriar. Pegue pequenas porções da massa e modele os bolinhos. Passe pelos ovos e depois na farinha de rosca e frite, aos poucos, em óleo quente até dourarem. Escorra em papel absorvente e sirva.

Batata avelã com cheedar

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução: Guia da Cozinha

Ingredientes:

1kg de batata tipo Asterix 1 colher (sopa) de manteiga 3 gemas 3 colheres (sopa) de maisena Sal a gosto 1 xícara (chá) de cheddar cremoso 2 ovos batidos para empanar 1 xícara (chá) de farinha de rosca para empanar Óleo para fritar 150g de bacon frito em cubos para polvilhar

Modo de preparo:
Cozinhe as batatas no vapor até que fiquem macias. Esprema as batatas ainda quentes em uma tigela, adicione a manteiga, as gemas, a maisena, sal e misture até homogeneizar. Deixe esfriar totalmente, modele bolinhas e passe pelos ovos batidos e pela farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva em seguida, regado com o cheddar e polvilhado com o bacon.

Receitas: Guia da Cozinha / Texto: Beatryz Gaia

Últimas