Alto Astral Masterchef: 5 receitas de alcatra para provar o prato do programa!

Masterchef: 5 receitas de alcatra para provar o prato do programa!

No segundo episódio do reality, o desafio era preparar a carne bovina

Alto Astral
Masterchef: 5 receitas de alcatra para provar o prato do programa!

Masterchef: 5 receitas de alcatra para provar o prato do programa!

Alto Astral

No segundo episódio de Mastechef, a proposta era produzir um prato usando alcatra. Os elogios dos chefes foram para os participantes Márcio, Luiz e, sobretudo, Daphne, que teve sua receita considerada como a melhor da noite e venceu a prova. Infelizmente, o mesmo não aconteceu com o mineiro Gabriel, que teve o prato bastante criticado e acabou sendo eliminado do reality de culinária. 

Se você ficou com água na boca vendo as carnes preparadas pelos participantes, não perca tempo e aprenda 5 receitas magníficas de alcatra! Práticas, simples e saborosas, são ideias para refeições do dia-a-dia. Então, pegue as panelas, separe os ingredientes e cuidado para não ser eliminado, hein?! Bom apetite!

Alcatra ao molho madeira com purê de mandioquinha

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 4 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 bifes de alcatra 2 dentes de alho amassados Sal e pimenta-do-reino a gosto 4 colheres (sopa) de azeite 3 colheres (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de vinho tinto seco 1 colher (sopa) de tempero em pó para carnes 1 xícara (chá) de água 1/2 xícara (chá) de champignon fatiado

Purê de mandioquinha

1kg de mandioquinha sem casca 2 litros de água fervente 1 caixa de creme de leite (200g) Sal a gosto

Modo de preparo

Tempere os bifes com o alho, sal e pimenta. Em uma frigideira de fundo grosso, aqueça o azeite, em fogo alto, e doure os bifes dos dois lados. Retire e reserve.

Na mesma frigideira, derreta a manteiga, em fogo médio, polvilhe com a farinha e misture. Despeje o vinho, o tempero, a água e cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar levemente. Adicione o champignon, mexa e regue os bifes com o molho.

Para o purê, cozinhe a mandioquinha na água fervente até ficar macia, em fogo médio. Escorra, passe pelo espremedor, misture com o creme de leite e tempere com sal. Sirva a carne com molho acompanhada do purê, se desejar, decorado com ramos de salsa.

Alcatra com ervas e risoto de queijo

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+20min de descanso)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

6 bifes grossos de alcatra 2 colheres (chá) de sal 1 colher (chá) de orégano 1 colher (chá) de tomilho seco 2 colheres (sopa) de óleo 1 dente de alho picado 3 colheres (sopa) de vinagre tinto Tomates-cerejas e folhas de salsa para decorar

Risoto

3 colheres (sopa) de manteiga 1 cebola ralada 2 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo cru 2 cubos de caldo de legumes 6 xícaras (chá) de água 1 copo de requeijão cremoso (200g) 1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado 100g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Tempere os bifes com o sal, o orégano, o tomilho, o óleo, o alho, o vinagre e deixe descansar por 20 minutos para tomar gosto. Em uma frigideira com grelha, em fogo médio, doure os bifes por 3 minutos de cada lado. Retire e reserve.

Para o risoto, aqueça a manteiga, em fogo médio, coloque a cebola, o arroz e refogue por 5 minutos. Dissolva o caldo de legumes na água, adicione metade no arroz, misture e cozinhe por 10 minutos, tampado, em fogo baixo. Acrescente o restante da água, misture novamente e cozinhe por mais 5 minutos ou até o arroz ficar macio. Coloque o requeijão, a mussarela e o queijo parmesão. Misture levemente e sirva acompanhando os bifes grelhados e decorado com tomates-cerejas e ramos de salsa.

Alcatra ao molho de alho e batatas rústicas

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h20
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

6 bifes de alcatra médios 2 envelopes de tempero em pó para carnes 4 colheres (sopa) de óleo

Batatas

3 batatas grandes lavadas Óleo para fritar Alecrim, páprica picante e sal a gosto para polvilhar

Molho

1/2 xícara (chá) de maionese 1/2 xícara (chá) de creme de leite 2 dentes de alho Sal a gosto

Modo de preparo

Tempere a carne com o tempero em pó e o óleo. Reserve. Corte as batatas no sentido do comprimento, com casca, mas não muito finas. Cozinhe em água fervente por 5 minutos, escorra e seque com papel-toalha. Frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel-toalha, polvilhe com alecrim, páprica, sal e reserve.

No liquidificador, bata os ingredientes do molho até ficar homogêneo e reserve. Em fogo alto, aqueça uma frigideira antiaderente grande e doure os bifes por 4 minutos de cada lado. Em uma travessa, coloque os bifes e cubra com o molho de alho. Arrume as batatas junto com os bifes e sirva em seguida.

Alcatra recheada com linguiça

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1kg de alcatra limpa (peça) Sal e pimenta-do-reino a gosto 1 cenoura grande ralada 1 cebola média picada 2 linguiças calabresas sem pele picada 1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado 1 cubo de caldo de carne 1/2 xícara (chá) de água quente 1 colher (sopa) rasa de maisena 2 colheres (sopa) de água

Modo de preparo

Com uma faca afiada, abra a peça de carne começando pela lateral até obter um retângulo, sem desgrudar as partes. Tempere com sal e pimenta. Espalhe a cenoura, a cebola, a linguiça, a azeitona e o cheiro-verde. Enrole como rocambole e prenda com palitos de dente ou amarre com barbante.

Aqueça uma frigideira grande untada com óleo, em fogo alto e doure a peça de carne por 4 minutos de cada lado. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Deixe descansar 10 minutos e fatie a carne.

Coloque a assadeira diretamente sobre o fogo e regue com o caldo de carne dissolvido na água quente. Esfregue o fundo com uma espátula e em seguida coe o caldo. Adicione a maisena dissolvida na água e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar levemente. Regue a carne e sirva em seguida acompanhada dos legumes de sua preferência.

Alcatra na panela com legumes

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

4 colheres (sopa) de óleo 800g alcatra em cubos Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto 1 cebola picada 1 tomate picado 2 colheres (sopa) de extrato de tomate 1 cenoura em rodelas 1 abobrinha italiana em cubos 200g de vagem picada 2 batatas em cubos 1/2 xícara (chá) de leite de coco 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Aqueça uma panela com o óleo, em fogo alto, e doure a carne com sal e pimenta. Adicione a cebola, o tomate, o extrato e refogue por 2 minutos. Junte os legumes e refogue por 3 minutos. Junte o leite de coco, a água, sal, pimenta, cheiro-verde e cozinhe até amaciarem. Sirva, se desejar, com arroz branco. 

Fonte: Guia da Cozinha

Últimas