Alto Astral Esqueça o homus! Experimente 6 receitas diferentes com grão-de-bico

Esqueça o homus! Experimente 6 receitas diferentes com grão-de-bico

Faça receitas saborosas com essa leguminosa que é cheia de benefícios para a saúde

Alto Astral
Esqueça o homus! Experimente 6 receitas diferentes com grão-de-bico

Esqueça o homus! Experimente 6 receitas diferentes com grão-de-bico

Alto Astral

Além do grão-de-bico ser extremamente versátil na hora de preparar pratos mais elaborados, como patês, tortas, sopas, saladas e bolinhos, ele é um alimento que previne doenças cardíacas, controla diabetes e diminui o risco de câncer. Ou seja: comer essa leguminosa é só vantagens, visto que ela é cheia de sabor e, de quebra, faz bem para saúde.

Sendo assim, que tal aprender 6 receitas diferentes com esse ingrediente? Confira abaixo algumas opções de pratos com grão-de-bico!

Bolinho de grão-de-bico recheado com queijo

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Crédito: Guia da Cozinha

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite 2 xícaras (chá) de água 1 xícara (chá) de grão-de-bico cozido e amassado 3 colheres (sopa) de manteiga 1 cubo de caldo de legumes 2 colheres (sopa) de salsa picada 4 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 ovos para empanar 2 xícaras (chá) de farinha de rosca Óleo para untar e fritar

Recheio

400g de queijo muçarela em cubos

Modo de preparo

Em uma panela grande, aqueça o leite e a água com o grão-de-bico, a manteiga, o caldo de legumes e a salsa. Cozinhe por 5 minutos em fogo médio ou até que comece a ferver. Adicione a farinha de trigo de uma só vez e misture com uma colher de pau até soltar do fundo da panela. Coloque em uma superfície e deixe esfriar. Pegue pequenas porções da massa na mão e abra, coloque um cubo de muçarela no meio e feche formando uma bolinha. Passe pelos ovos batidos e depois pela farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourarem. Escorra em papel-toalha para servir.

Empadão de frango com massa de grão-de-bico

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Crédito: Guia da Cozinha

Ingredientes

300g de grão-de-bico cozido e amassado 1/2 xícara (chá) de maisena 4 colheres (sopa) de azeite 2 colheres (sopa) de água fria (aproximadamente) 1 colher (café) de sal 1 gema 1 xícara (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)

Recheio

2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 1 peito de frango cozido e desfiado 1 lata de milho escorrido 1 tomate picado Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Para o recheio, aqueça uma panela com o azeite em fogo médio e frite a cebola até dourar. Adicione o frango, o milho, o tomate, sal, cheiro-verde e refogue por 3 minutos. Desligue e reserve. Para a massa, em uma tigela, misture o grão-de-bico, a maisena, o azeite, a água, o sal, a gema e a farinha, e amasse com as mãos até obter uma massa homogênea. Se necessário, adicione mais água.

Abra a massa com a ajuda de um rolo entre duas folhas plásticas e forre uma forma redonda média de aro removível com parte da massa. Espalhe o recheio sobre a massa e cubra com a massa restante. Faça furos com um garfo e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Retire, deixe amornar, desenforme e corte em fatias.

Sopa de abóbora com grão-de-bico e costela

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Crédito: Guia da Cozinha

Ingredientes

2 xícaras (chá) de grão-de-bico 4 colheres (sopa) de óleo 1kg de costela bovina em cubos sem osso 1 folha de louro 2 cubos de caldo de costela 1 cebola picada 3 colheres (sopa) de extrato de tomate 1 litro de água quente (aproximadamente) Sal e pimenta-do-reino a gosto 3 xícaras (chá) de abóbora moranga em cubos 2 tomates em cubos Cheiro-verde para polvilhar

Modo de preparo

Coloque o grão-de-bico em uma tigela, cubra com água morna e deixe de molho por 4 horas. Escorra a água e reserve. Em uma panela de pressão, em fogo médio, coloque 2 colheres (sopa) de óleo, a costela e frite até dourar. Acrescente água quente até cobrir, o louro, 1 cubo do caldo de costela e tampe a panela. Cozinhe por 30 minutos após iniciada a pressão. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela, retire a carne com uma escumadeira e reserve.

Em uma panela, em fogo médio, coloque o óleo restante e refogue a cebola com o extrato de tomate por 3 minutos ou até murchar. Acrescente o grão-de-bico, a água quente, o outro cubo de caldo de costela, tempere com sal, pimenta e cozinhe por 20 minutos, com a panela tampada. Acrescente a costela cozida e cozinhe por mais 20 minutos, mexendo de vez em quando e adicionando mais água quente se necessário. Coloque a abóbora e cozinhe por mais 15 minutos ou até a carne amaciar e o caldo encorpar. Junte os tomates e cozinhe por 5 minutos. Desligue o fogo e polvilhe com cheiro-verde. Sirva, se desejar, acompanhada de pão.

Caldeirada de bacalhau e grão-de-bico

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Crédito: Guia da Cozinha

Ingredientes

800g de bacalhau em postas 2 gomos de linguiça calabresa em rodelas 3 colheres (sopa) de azeite 2 xícaras (chá) de grão-de-bico 1 cenoura em rodelas Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Coloque o bacalhau em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas, trocando a água por 4 vezes. Escorra e reserve. Em uma panela, em fogo médio, frite a calabresa no azeite até dourar. Adicione o grão-de-bico, cubra com água e cozinhe por 30 minutos, com a panela tampada, adicionando mais água, se necessário. Adicione a cenoura, o bacalhau reservado, cubra com água, tempere com sal e pimenta e cozinhe por mais 20 minutos ou até amaciar os ingredientes. Sirva.

Sopa de grão-de-bico com couve

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Crédito: Guia da Cozinha

Ingredientes

500g de grão-de-bico 2 folhas de louro 2 colheres (sopa) de azeite 1 gomo de linguiça calabresa em rodelas 1 maço de couve picada Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo

Coloque o grão-de-bico em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 6 horas. Escorra, despeje em uma panela de pressão com o louro, cubra com água, tampe e cozinhe por 15 minutos, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Reserve. Aqueça outra panela com o azeite, em fogo médio, e frite a calabresa e a couve até dourar. Junte o grão-de-bico cozido com o caldo, adicione cheiro-verde, sal, pimenta e cozinhe por 5 minutos ou até encorpar. Desligue e sirva em seguida.

Torta de grão-de-bico

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Crédito: Guia da Cozinha

Ingredientes

2 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido e escorrido 1/2 xícara (chá) da água do cozimento 1 xícara (chá) de iogurte natural 2 ovos 1/4 de xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento em pó Sal e pimenta-do-reino a gosto Óleo e farinha de trigo para untar

Recheio

1 colher (sopa) de óleo 300g de carne moída 1 cebola picada 1 dente de alho picado 1 tomate picado Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Para o recheio, em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue a carne por 5 minutos ou até secar toda a água. Adicione a cebola, o alho e refogue por 3 minutos. Retire do fogo e misture o tomate, sal e pimenta.

No liquidificador, bata o grão-de-bico, a água do cozimento, o iogurte, os ovos, o óleo e a farinha de trigo até homogeneizar. Acrescente o fermento e misture com uma colher. Despeje metade da massa em uma forma retangular média, untada e enfarinhada, espalhe o recheio e cubra com o restante da massa. Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até dourar. Sirva morna ou em temperatura ambiente. Se desejar, decore com pedaços de tomate e sirva.

Receitas: Guia da Cozinha

Últimas