Alto Astral As melhores receitas para os apaixonados por queijos

As melhores receitas para os apaixonados por queijos

Para os apaixonados por queijo, selecionamos apenas as melhores receitas com o ingrediente. Duvido você resistir!

Alto Astral
Guia da Cozinha

Guia da Cozinha

Alto Astral

É impossível resistir ao queijo. Um dos ingredientes mais queridinhos da culinária brasileira, o alimento combina com absolutamente todas as refeições. Se você também não dispensa um bom queijo, aposto que irá amar essa lista de receitas.

Escondidinho de berinjela e queijo saboroso

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Foto: Guia da Cozinha

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 2 dentes de alho amassados 1 pimentão vermelho picado 1 berinjela em cubos 1 cenoura ralada 1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde picado a gosto Manteiga para untar Queijo parmesão ralado para polvilhar

Purê

4 colheres (sopa) de manteiga 500g de mandioca cozida e amassada 1 caixa de creme de leite (200g) Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite, em fogo médio, e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o pimentão, a berinjela, a cenoura e refogue por 5 minutos, mexendo. Junte a azeitona e tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Divida o recheio entre refratários untados e reserve. Para o purê, misture em uma panela a manteiga, a mandioca, o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo médio e mexa até ficar homogêneo. Faça uma camada de purê sobre o recheio de legumes, polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Retire e sirva em seguida.

Angu mineiro com queijo

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Foto: Guia da Cozinha

Ingredientes:

1/2kg de fubá mimoso 2 litros de água fervendo 2 xícaras de queijo meia cura ralado

Modo de preparo:
Misture o fubá em um pouco de água fria. Despeje, aos poucos, na panela com a água fervendo e mexa sem parar com uma colher por 30 minutos. Quando começar a grudar no fundo da panela, abaixe o fogo e continue a mexer até desgrudar. Despeje metade da mistura em um refratário pequeno, faça uma camada com o queijo e despeje o restante. Sirva.

Pão de queijo recheado com Catupiry®

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Foto: Guia da Cozinha

Ingredientes:

3 xícaras (chá) de polvilho doce 1 e 1/2 xícara (chá) de leite 1 e 1/2 xícara (chá) de água 1/2 xícara (chá) de óleo 1 colher (sopa) de sal 3 xícaras (chá) de queijo de minas padrão (meia cura) ou canastra ralado 3 ovos

Recheio

1 xícara (chá) de requeijão tipo Catupiry®

Modo de preparo:
Coloque o polvilho em uma vasilha. Em uma panela, em fogo médio, coloque o leite, a água, o óleo, o sal e misture. Assim que levantar fervura, retire do fogo e despeje sobre o polvilho. Mexa com uma colher até ficar homogêneo e amasse com as mãos, desfazendo os grumos. Acrescente o queijo e misture. Adicione os ovos, um a um, amassando a massa a cada adição. Leve à geladeira por 30 minutos. Retire da geladeira, abra uma pequena porção da massa na palma da mão, coloque o Catupiry® e modele uma bolinha. Coloque os pães de queijo em uma fôrma retangular média, deixando espaço entre eles, e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e sirva.

Palitos de muçarela

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Foto: Guia da Cozinha

Ingredientes:

500g de queijo muçarela em tiras 1 xícara (chá) de farinha de trigo 2 ovos Óleo para fritar Farofa de pão 5 pães franceses amanhecidos em rodelas 4 colheres (sopa) de azeite 2 dentes de alho picados Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo:

Para a farofa de pão, coloque as rodelas de pão em uma fôrma e regue com o azeite misturado com o alho, sal e pimenta. Leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até tostar. Retire, deixe esfriar e rale no ralador grosso. Passe as tiras de muçarela pela farinha de trigo, pelos ovos batidos e pela farofa de pão. Repita o processo mais uma vez antes de fritar. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva em seguida.

Nhoque de mandioquinha recheado com provolone

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Foto: Guia na Cozinha

Ingredientes:

600g de mandioquinha descascada 300g de batata descascada Sal a gosto 2 colheres (sopa) de manteiga 2 ovos 5 colheres (sopa) de maisena Margarina para untar 2 e 1/2 xícaras (chá) de queijo provolone em cubos para rechear Queijo parmesão ralado para polvilhar

Molho

2 colheres (sopa) de óleo 1 cebola picada 2 latas de molho de tomate (340g cada)

Modo de preparo:
Para o molho, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e frite a cebola até murchar. Adicione o molho de tomate e cozinhe por 10 minutos, mexendo de vez em quando. Desligue e reserve. Cozinhe a mandioquinha e a batata em água com sal até que fiquem macias. Escorra e passe pelo espremedor ainda quentes.

Em uma panela grande, em fogo médio, derreta a manteiga, adicione a mandioquinha, a batata espremidas, os ovos e misture até incorporar. Acrescente a maisena e mexa até desgrudar do fundo da panela. Coloque em uma superfície untada e deixe esfriar. Retire pequenas porções da massa na mão, abra, recheie com os cubos de provolone e feche em formato de bolinhas.

Cozinhe os nhoques, aos poucos, em uma panela com bastante água fervente e sal. Quando subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira e escorra. Coloque em um refratário grande untado, cubra com o molho reservado, polvilhe com parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Sirva em seguida.

Texto: Baárbara Martinez / Receitas: Guia da Cozinha

Últimas