Alto Astral 7 receitas com laranja para cuidar da imunidade

7 receitas com laranja para cuidar da imunidade

Fortaleça o seu sistema imunológico com a Vitamina C sem abrir mão do sabor

Alto Astral
7 receitas com laranja para cuidar da imunidade

7 receitas com laranja para cuidar da imunidade

Alto Astral

Basta a temperatura cair um pouco para os resfriados aparecerem! Nas épocas mais frias, é comum que problemas respiratórios e infecções virais, como a gripe, acometam um maior número de pessoas. 

Uma forma de tentar driblar essas condições é fortalecendo o sistema imunológico, de modo a se tornar mais resistente contra esses agentes. Para isso, os médicos recomendam a ingestão de Vitamina C, por sua potente contribuição no aumento da imunidade. 

É possível, no entanto, encontrar esse ativo naturalmente em alguns alimentos, como a laranja. Segundo o U.S Departament of Agriculture (USDA), há cerca de 50mg de Vitamina C presente em 100g de suco de laranja, ou seja, metade do líquido é composto por ela. 

Sendo assim, investir na fruta pode ser bastante eficaz para fortificar o organismo durante o inverno. Por isso, separamos 7 receitas deliciosas para que você cuide da saúde sem deixar de lado o sabor!

Bolo de laranja com cenoura e mel

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 50min
Rendimento:
8 porções
Dificuldade: 
fácil

Ingredientes

2 ovos 1 xícara (chá) de suco de laranja 1 xícara (chá) de cenoura ralada 1/2 xícara (chá) de óleo 1/2 xícara (chá) de mel 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó Óleo e farinha de trigo para untar

Cobertura

1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de mel

Modo de preparo

Bata no liquidificador os ovos, o suco, a cenoura, o óleo, o mel, o açúcar e a farinha até homogeneizar. Adicione o fermento e bata, somente para misturar. Despeje em uma forma de buraco no meio de 22cm de diâmetro untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe amornar e desenforme. Para a cobertura, derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Misture com o mel e espalhe sobre o bolo, deixando escorrer pelas laterais. Sirva.

Bananas flambadas ao suco de laranja

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: médio

Ingredientes

6 bananas 2 colheres (sopa) de açúcar ou mel 5 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xícara (chá) de rum 1 xícara (chá) de suco de laranja Casca de 1 laranja ralada 1/4 de xícara (chá) de suco de limão 1 e 1/2 caixa de creme de leite Canela em pó (opcional)

Modo de preparo

Corte as bananas em 4 pedaços. Derreta a manteiga em uma frigideira grande, adicione as bananas e mexa até que estejam bem envolvidas. Salpique com açúcar ou mel e frite-as em fogo médio, virando até que estejam douradas. Acrescente o rum, com cuidado, e coloque fogo dentro da frigideira, para flambar as bananas. Agite a frigideira até que as chamas se apaguem. Acrescente o suco de limão, a casca e o suco de laranja e cozinhe por 3 minutos. Arrume as bananas em um prato aquecido e decore com fatias de laranja. Despeje o líquido do cozimento sobre as frutas e sirva com colheradas de creme de leite. Se preferir, salpique a canela em pó na hora de servir.

Mousse de laranja com acerola

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+3h20 de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 envelope de gelatina em pó sem sabor 2 xícaras (chá) de suco de laranja 1 xícara (chá) de polpa de acerola passada na peneira 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite (300g) 2 xícaras (chá) de chantilly pronto

Modo de preparo

Em uma vasilha, polvilhe a gelatina no suco de laranja e dissolva em banho-maria. Transfira para o liquidificador e bata com a acerola, o leite condensado e o creme de leite. Coloque em uma tigela e leve à geladeira por 20 minutos ou até começar a endurecer. Misture delicadamente o chantilly e coloque em taças individuais. Leve novamente à geladeira por 3 horas. Se desejar, sirva decorado com acerolas frescas.

Biscoito de mel com laranja

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h (+30min de geladeira)
Rendimento: 45
Dificuldade: fácil

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 xícara (chá) de maisena 1 colher (chá) de sal 1 xícara (chá) de açúcar 1 colher (chá) de fermento em pó 1/2 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente 2 gemas 2 colheres (sopa) de suco de laranja 1/2 xícara (chá) de mel

Calda

1 e 1/2 xícara (chá) de suco de laranja 2 colheres (sopa) de mel 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro para polvilhar 1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja

Modo de preparo

Em uma vasilha, peneire a farinha, a maisena, o sal, o açúcar e o fermento. Em outra vasilha, misture a manteiga, as gemas, o suco e o mel com uma colher até ficar homogêneo.

Acrescente os ingredientes secos, aos poucos, mexendo até homogeneizar. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos. Corte a massa em círculos, com um cortador ou a boca de um copo, e distribua em uma forma grande, deixando espaço entre eles.

Leve ao forno baixo, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar levemente. Para a calda, em uma panela, misture o suco, o mel e leve ao fogo baixo até levantar fervura.

Em um prato fundo, misture o açúcar e as raspas. Passe os biscoitos ainda quentes na calda e em seguida no açúcar. Coloque em uma forma para esfriar e guarde em um recipiente fechado até o momento de servir.

Ambrosia de laranja

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 30min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de água 1 canela em pau 10 gemas 5 claras 1 xícara (chá) de suco de laranja Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo

Em uma panela, misture o açúcar, a água, a canela e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 10 minutos ou até formar uma calda em ponto de fio fino. Desligue e reserve.

Em uma tigela, misture as gemas, as claras ligeiramente batidas e o suco de laranja até ficar homogêneo. Despeje essa mistura na calda com cuidado para não respingar e volte ao fogo médio, sem mexer, até formar pequenos grumos e a calda voltar a aparecer.

Com uma escumadeira, retire o doce com cuidado para não desmanchar e coloque em taças. Polvilhe com canela e sirva em seguida ou leve à geladeira até o momento de servir.

Bolo de laranja sem glúten e sem lactose

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes 

1 laranja baiana 1 xícara (chá) de óleo 4 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de farinha de arroz 1 xícara (chá) de fécula de batata 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina e farinha de arroz para untar Raspas de casca de laranja para decorar

Calda

1 xícara (chá) de suco de laranja natural 1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

Corte a laranja ao meio e retire as sementes e a parte branca. Pique com a casca e coloque no liquidificador. Junte o óleo, os ovos e o açúcar. Bata por 3 minutos ou até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture a farinha e a fécula. Junte o fermento e mexa com uma colher. Coloque em uma forma de buraco no meio decorada de 24cm de diâmetro, untada e enfarinhada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até dourar. Desenforme depois de frio. Em uma panela, leve os ingredientes da calda ao fogo baixo até dissolver o açúcar. Regue o bolo, decore com raspas e sirva.

Bolo de laranja de caneca

Alto Astral

Alto Astral

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 35min
Rendimento: 2 unidades
Dificuldade: fácil

Ingredientes

8 colheres (sopa) de leite 2 ovos 8 colheres (sopa) de açúcar 6 colheres (sopa) de suco de laranja natural 1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja 6 colheres (sopa) de óleo 12 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 colher (café) de fermento em pó químico Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar Raspas de casca de laranja a gosto para decorar

Calda

1/2 xícara (chá) de açúcar 1/4 de xícara (chá) de suco de laranja natural

Modo de preparo

Coloque em uma tigela o leite, os ovos, o açúcar, o suco de laranja, as raspas, o óleo e misture bem. Adicione a farinha e o fermento e misture até ficar uma massa homogênea. Divida a massa entre duas canecas de 300ml untadas e enfarinhadas, e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até firmar. Para a calda, leve ao fogo médio o açúcar com o suco de laranja, mexendo até dissolver. Espere amornar, despeje sobre o bolo, decore com raspas de laranja e sirva.

Fonte: Guia da Cozinha

Últimas