Alto Astral 6 receitas deliciosas para testar no Dia Mundial Sem Carne

6 receitas deliciosas para testar no Dia Mundial Sem Carne

Pratos vegetarianos para você provar e se surpreender, seja você adepto a dieta ou não

Alto Astral
6 receitas deliciosas para testar no Dia Mundial Sem Carne

6 receitas deliciosas para testar no Dia Mundial Sem Carne

Alto Astral

Sendo vegetariana ou não, comemore o Dia Mundial Sem Carne aproveitando para conhecer e testar receitas deliciosas. Você pode se surpreender com o sabor inigualável e pela nova descoberta culinária. Confira o modo de preparo de cada prato e dispense a carne:

Caldo de ervilha, hortelã, gengibre e tofu

Caldo de ervilha, hortelã, gengibre e tofu

Caldo de ervilha, hortelã, gengibre e tofu

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 2 dentes de alho amassados 1 colher (café) de gengibre picado 3 xícaras (chá) de ervilha congelada 1 xícara (chá) de água ½ xícara (chá) de folhas de hortelã Sal e pimenta-do-reino a gosto Cubos de tofu e ervilhas para decorar

Modo de preparo: Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Depois, junte o gengibre e refogue por mais 2 minutos.

Acrescente a ervilha e a água e deixe cozinhar por 5 minutos após levantar fervura. Espere amornar e bata no liquidificador com o hortelã para dar sabor de refrescância ao caldo.

Volte ao fogo para aquecer, tempere com sal e pimenta, transfira para cumbucas individuais e decore com tofu e ervilhas e sirva.  

Quibe de abóbora

Quibe de abóbora

Quibe de abóbora

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

900 g de abóbora descascada 950 g de trigo hidratado 1/2 xícara (chá) de azeite 1/2 cebola picada 1/2 colher (chá) de sal Manteiga para untar

Recheio

70 g de alho-poró cortado em tirinhas 45 g de cebolinha cortada em tirinhas 200 g de cenoura ralada 15 g de coentro 40 ml de azeite 350 g de queijo cottage 1/4 de xícara (chá) de pimenta síria Pimenta tipo tabasco verde a gosto Sal a gosto

Modo de preparo: Para o quibe, corte a abóbora em pedaços pequenos. Em uma panela, refogue o azeite com a cebola. Em seguida adicione a abóbora e o sal, e deixe em fogo baixo até ela cozinhar. Coloque a abóbora em um recipiente e leve à geladeira até esfriar.

Tire da geladeira, adicione o trigo e amasse até formar uma massa. Unte forminhas de sua preferência com manteiga e coloque a massa, deixando um espaço para o recheio e reservando um pouco para cobri-las.

Para o recheio, em um recipiente, misture todos os ingredientes. Para a montagem, coloque o recheio sobre as forminhas, e com o restante da massa, tampe-as. Leve ao forno a 140ºC por cerca de 20 minutos. Sirva com amêndoas laminadas.

Ensopado de legumes

Ensopado de legumes

Ensopado de legumes

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

2 xícaras (chá) de soja em grãos 2 colheres (sopa) de azeite 3 cebolas picadas 1 colher (sopa) de alho picado 2 colheres (sopa) de extrato de tomate 2 cubos de caldo de legumes 3 folhas de louro 2 xícaras (chá) de cenoura em cubos 1 xícara (chá) de salsão fatiado 3 xícaras (chá) de batata em cubos 2 xícaras (chá) de mandioquinha em cubos 1 pacote de ervilha congelada (300g) 1 xícara (chá) de vagem cortada ao meio (sem as pontas) 1 repolho picado 1 maço de brócolis lavado 1 maço de couve rasgada Sal e pimenta-do-reino a gosto Salsa picada para polvilhar Queijo mussarela ralado para polvilhar

Modo de preparo: Coloque a soja em uma tigela, cubra com água e deixe descansar por 12 horas. Em uma panela, aqueça o azeite, em fogo médio, e refogue a cebola com o alho por 3 minutos.

Acrescente o extrato de tomate, a soja escorrida, o caldo de legumes e o louro. Adicione 5 litros de água e cozinhe por 1 hora e 30 minutos ou até a soja ficar macia.

Coloque a cenoura, o salsão, a batata, a mandioquinha e cozinhe por mais 10 minutos. Adicione a ervilha, a vagem e cozinhe por 5 minutos.

Acerte o sal e a pimenta. Junte o repolho, o brócolis e cozinhe por mais 5 minutos. Coloque a couve, espere levantar fervura e desligue o fogo. Deixe tampado por 10 minutos. Transfira o ensopado para uma travessa e sirva polvilhado com salsa e queijo ralado.

Rocambole folhado de berinjela

Rocambole folhado de berinjela

Rocambole folhado de berinjela

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

1 pacote de massa folhada pronta (400g) 2 colheres (sopa) de azeite 1 cebola picada 2 dentes de alho picados 1 envelope de caldo de legumes em pó 1 tomate sem sementes picado 1 berinjela picada 1 abobrinha ralada 1 cenoura ralada Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto 1 colher (sopa) de farinha de trigo 1 gema para pincelar

Modo de preparo: Descongele a massa conforme as instruções da embalagem e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite, em fogo médio, e refogue e cebola e o alho por 3 minutos.

Adicione o caldo de legumes, o tomate, a berinjela, a abobrinha, a cenoura e refogue por 5 minutos, mexendo. Tempere com sal, pimenta e salsa. Polvilhe com a farinha de trigo e mexa até engrossar levemente. Desligue e deixe esfriar.

Abra a massa conforme as instruções da embalagem, espalhe o recheio e enrole como rocambole. Transfira para uma forma, pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Retire e sirva.

Anel de legumes

Anel de legumes

Anel de legumes

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

3 ovos cozidos e fatiados 1 xícara (chá) de azeitonas verdes inteiras Ramos de salsa a gosto 3 batatas em cubos 1 cenoura em cubos 1 xícara (chá) de vagem picada 1/2 xícara (chá) de ervilhas frescas congeladas 1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho picado 1 colher (sopa) de tempero em pó  2 xícaras (chá) de maionese pronta Óleo para untar

Modo de preparo: Em uma forma de buraco no meio de 22 cm de diâmetro, levemente untada com óleo, arrume as fatias de ovo, as azeitonas e os ramos de salsa.

Em uma panela, cozinhe as batatas, a cenoura e a vagem até amaciar. Passe a ervilha fresca rapidamente pela água da fervura dos outros legumes e reserve.

Em uma tigela, misture as batatas, a cenoura, a vagem, a ervilha, o pimentão, o tempero em pó e a maionese. Despeje na forma preparada, aperte com uma colher e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e sirva em seguida.

Abobrinha e berinjela recheadas

Abobrinha e berinjela recheadas

Abobrinha e berinjela recheadas

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

2 abobrinhas italianas 2 berinjelas Sal e azeite a gosto 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado 4 colheres (sopa) de azeite 2 xícaras (chá) de requeijão 1 xícara (chá) de queijo mussarela ralado 1 xícara (chá) de queijo gorgonzola ralado Sal e cheiro-verde picado a gosto

Modo de preparo: Lave as abobrinhas e as berinjelas e corte no sentido do comprimento. Faça cortes superficiais com uma faca sobre a polpa dos legumes e regue com azeite.

Coloque em uma forma, uma ao lado da outra, e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Retire, deixe amornar e retire parte da polpa com uma colher e reserve.

Para o recheio, aqueça uma panela com o azeite e frite a polpa dos legumes reservada rapidamente. Adicione o requeijão e refogue por 2 minutos. Desligue o fogo, adicione os queijos, tempere com sal e pimenta e misture.

Divida o recheio entre as metades de legumes, polvilhe com o parmesão e coloque em uma forma. Leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar. Retire e sirva em seguida.

Receitas: Guia da Cozinha 

Últimas