Alto Astral 6 receitas com canela para conquistar qualquer apaixonado pela especiaria

6 receitas com canela para conquistar qualquer apaixonado pela especiaria

Com um gostinho característico e especial, o ingrediente melhora qualquer receita

Alto Astral
6 receitas com canela para conquistar qualquer apaixonado pela especiaria

6 receitas com canela para conquistar qualquer apaixonado pela especiaria

Alto Astral

A canela é um ingrediente versátil no mundo da culinária, mas muito conhecida por dar um toque todo especial aos pratos. Ela possui uma série de benefícios: ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento.

Já ficou com água na boca? Acompanhe uma seleção especial de receitas deliciosas com a tão amada canela: 

Bolacha de canela com doce de leite

Bolacha de canela com doce de leite

Bolacha de canela com doce de leite

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

2 e 1/4 de xícaras (chá) farinha de trigo 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 colher (sobremesa) de canela em pó 1 colher (café) de cravo-da-índia em pó 1 pitada de fermento em pó 3/4 de xícara (chá) de manteiga gelada 1 ovo 1 gema 1/2 xícara (café) de cachaça Raspas da casca de 1 laranja 1 pitada de sal 1 e 1/2 xícara (chá) de doce de leite cremoso Açúcar e canela em pó para polvilhar

Modo de preparo: Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, a canela, o cravo, o fermento e a manteiga até formar uma farofa. Junte o ovo, a gema, a cachaça, as raspas, o sal e misture até homogeneizar. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.

Abra a massa com um rolo entre 2 folhas plásticas e corte com cortador de biscoitos redondo ou com a borda de um copo. Coloque em uma forma média forrada com papel-manteiga, deixando espaço entre eles. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos.

Deixe esfriar e espalhe o doce de leite em metade dos biscoitos. Una com os biscoitos restantes, formando as bolachas, polvilhe com açúcar e canela misturados, e sirva.

Rolinho de maçã com canela

Rolinho de maçã com canela

Rolinho de maçã com canela

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

2 tabletes de fermento biológico fresco (30g) 1 xícara (chá) de leite morno 2 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de óleo 3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) 2 gemas 1 pitada de sal Farinha de trigo para enfarinhar Margarina para untar 1 gema para pincelar Açúcar e canela em pó para polvilhar

Recheio

100g de manteiga 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo 1 colher (sopa) de canela em pó 3 maçãs raladas com casca

Calda

1/2 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo: Em uma tigela, dissolva o fermento no leite morno e misture com os ingredientes restantes, sovando a massa até que desgrude das mãos. Se necessário, junte mais farinha. Cubra e deixe descansar por 30 minutos.

Abra a massa com um rolo em uma superfície enfarinhada, formando um retângulo grande. Espalhe os ingredientes do recheio misturados, enrole como rocambole e corte em fatias de 3 cm. Coloque em uma forma untada e enfarinhada, pincele com a gema, polvilhe com açúcar e canela misturados e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar levemente.

Para a calda, misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo por 10 minutos. Retire os rolinhos do forno e pincele com a calda ainda quente. Deixe amornar e sirva.

Cupcake de canela e banana

Cupcake de canela e banana

Cupcake de canela e banana

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

4 bananas maduras 4 ovos 1 xícara (chá) de açúcar mascavo 1 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de óleo 2 xícaras (chá) de aveia em flocos finos 1 pitada de canela em pó 1 colher (sopa) de fermento em pó 2 xícaras (chá) de doce de leite cremoso 1 lata de creme de leite (300g) 1 colher (sopa) de canela em pó Canela em pau para decorar Canela em pó para polvilhar

Modo de preparo: Bata no liquidificador as bananas, os ovos, o açúcar e o óleo até ficar homogêneo. Em uma tigela, misture o conteúdo batido com a aveia, a canela e o fermento. Coloque forminhas de papel para cupcakes dentro de forminhas de alumínio ou de silicone próprias para cupcakes ou muffins. Despeje a massa entre as forminhas sem deixar chegar na borda.

Distribua as forminhas em uma forma grande e leve ao forno médio, preaquecido por 20 minutos ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar e retire os bolinhos das forminhas de alumínio.

Misture o doce de leite com o creme de leite e a canela em pó. Transfira para um saco de confeiteiro com bico pitanga pequeno e faça um desenho sobre cada cupcake.

Decore com pedaços de canela em pau e polvilhe com canela em pó. Sirva.

Pão folhado de açúcar e canela

Pão folhado de açúcar e canela

Pão folhado de açúcar e canela

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de água morna 4 colheres (sopa) de manteiga amolecida 1 ovo 1 colher (chá) de sal 4 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) 250g de margarina para folhados 1 colher (chá) de canela em pó 4 colheres (sopa) de açúcar Manteiga para untar 1 gema para pincelar Canela em pó e açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo: Em uma tigela, misture a água morna, a manteiga, o ovo e o sal. Adicione a farinha, aos poucos, até formar uma massa homogênea que desgrude das mãos.

Sove a massa por 5 minutos. Com o auxílio de um rolo, abra a massa até ficar com uma espessura fina. Espalhe metade da margarina para folhados por toda a massa e dobre em 4 partes.

Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Retire da geladeira e abra a massa novamente com um rolo, com uma espessura fina. Espalhe o restante da margarina para folhados, polvilhe com a canela e o açúcar, enrole como rocambole, embrulhe em filme plástico e volte à geladeira por 1 hora.

Retire da geladeira. Corte o rocambole em fatias com 1 dedo de espessura aproximadamente e disponha em uma forma de bolo inglês de 27cm x 12cm untada, grudando novamente as fatias.

Pincele com a gema e leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até dourar. Desenforme morno, polvilhe com canela e açúcar de confeiteiro misturados e sirva.

Bolo de fubá com calda de canela

Bolo de fubá com calda de canela

Bolo de fubá com calda de canela

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite 1 xícara (chá) de óleo 2 xícaras (chá) de açúcar 3 ovos 2 xícaras (chá) de fubá 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de erva-doce 1 colher (sopa) de fermento em pó Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar

Calda

1/2 xícara (chá) de açúcar 1/2 xícara (chá) de água 1 colher (café) de canela em pó

Modo de preparo: No liquidificador, bata o leite, o óleo, o açúcar e os ovos até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e misture o fubá, a farinha, a erva-doce e o fermento com uma colher.

Despeje em uma forma de 25cm x 35cm untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar. Retire e deixe amornar.

Para a calda, em uma panela, leve o açúcar, a água e a canela ao fogo médio, sem mexer, até formar uma calda rala. Regue o bolo e sirva.

Pãozinho de canela

Pãozinho de canela

Pãozinho de canela

Alto Astral
Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

2 xícaras (chá) de leite morno 2 ovos 5 colheres (sopa) de margarina 1 tablete de fermento biológico seco (15g) 2/3 de xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de sal 1 colher (café) de canela em pó 5 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) Margarina e farinha de trigo para untar e enfarinhar Margarina derretida para pincelar Açúcar e canela para polvilhar

Recheio

1 xícara (chá) de manteiga amolecida 1/2 xícara (chá) de açúcar 1 colher (sopa) de canela em pó

Modo de preparo: No liquidificador, bata o leite, os ovos, a margarina, o fermento, o açúcar e o sal até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela e adicione a canela em pó e a farinha, aos poucos, sovando até desgrudar das mãos. Se necessário, adicione mais farinha. Cubra e deixe descansar por 20 minutos.

Abra a massa em uma superfície enfarinhada até ficar fina. Recheie com a manteiga e polvilhe com o açúcar e a canela em pó misturados.

Enrole como rocambole, corte em fatias de 3 cm e disponha em uma forma grande forrada com papel-manteiga untado, um ao lado do outro. Cubra e deixe descansar por 40 minutos.

Leve ao forno médio, preaquecido, por 35 minutos ou até assar e dourar. Retire, pincele com margarina, polvilhe com açúcar, canela e volte ao forno por mais 3 minutos. Deixe amornar e sirva.

Receitas:Guia da Cozinha

Últimas