5 pratos para curtir o inverno

Massas, sopas, cremes, fondues. Confira abaixo sugestões de pratos para curtir as baixas temperaturas

  • Comidas | Do R7

Sugestões de pratos para curtir as baixas temperaturas

Sugestões de pratos para curtir as baixas temperaturas

Reprodução

Uma das melhores coisas que o inverno nos proporciona é a comida. Afinal, alguns alimentos caem muito bem nessa estação do ano, como queijos, massas, sopas, cremes, caldos, dentre outros. Essas receitas de inverno são uma boa pedida para dias e noites mais frias, pois ajudam a nos aquecer e manter o corpo bem alimentado e quentinho.

Separamos abaixo algumas dicas e recomendações de receitas de caldos para o inverno, receita de risoto, informações úteis de como fazer fondue e muito mais. Então, anote tudo o que puder e não perca tempo em deixar suas refeições ainda mais saborosas. Ao final, aproveite o cupom Camicado para renovar o seu aparelho de jantar e outros itens e utensílios para a sua casa.

Fondue de queijo: para inspirar aquele clima romântico
O fondue é um dos pratos mais consumidos no inverno e já é um clássico dessa estação do ano. Para quem ama queijos, é uma excelente pedida. Além de bem saboroso, ele também confere um clima super romântico para o seu jantar a dois, aquele acompanhado de um bom vinho e à luz de velas. 

Além de bem saboroso, o fondue também traz um clima super romântico

Além de bem saboroso, o fondue também traz um clima super romântico

Reprodução

Existem vários tipos de aparelho de fondue no mercado, além, é claro, de uma variedade de sabores, que misturam queijos como gruyere, emmental, cheddar, comté, gouda, provolone e até mesmo o muçarela. A criatividade não tem limites e cada um prepara do modo como achar melhor. Ah! E já que estamos falando de fondue, uma sobremesa de fondue de chocolate acompanhado de frutas também cai bem.

Risoto: o sabor da Itália se destaca no inverno

Típico prato italiano é uma boa companhia para os dias frios de inverno

Típico prato italiano é uma boa companhia para os dias frios de inverno

Reprodução

O típico prato italiano é uma boa companhia para os dias frios de inverno. Isso porque o risoto é um prato que deve ser comido assim que fica pronto. E as receitas são inúmeras. Desde risoto de funghi secchi, feito com cogumelos desidratados, passando por risoto com camarões e açafrão, alho poró ou abobrinha, o prato é bastante versátil e se adapta ao gosto do cozinheiro.

O que não pode faltar em um bom risoto é o segredo para a sua receita brilhar: assim que o arroz ficar no ponto, coloque uma colher de manteiga e salpique queijo parmesão. Essa dica trará mais cremosidade e é sucesso garantido para o seu prato.

 

Sopas e cremes para aquecer as noites

Sopa cai muito bem com as baixas temperaturas

Sopa cai muito bem com as baixas temperaturas

Reprodução

Quem disse que sopa não é jantar está perdendo uma ótima oportunidade de experimentar receitas deliciosas e quentinhas para as noites de inverno. A sopa cai muito bem com as baixas temperaturas e pode ser uma excelente opção de cardápio. É possível escolher entre sopas de legumes, canja, sopa com macarrão e feijão, minestrone (sopa de legumes com macarrão) ou sopa de cebola.

Além das sopas, você pode optar por um creme, mais encorpado, e tão saboroso quanto a sopa. Na opção de caldos você pode apostar em mandioquinha com frango, feijão com bacon, caldo verde (feito com batatas, couve e paio) ou creme de ervilhas.

E agora? Quem vai recusar todo esse sabor e dizer que sopa não é jantar?

Massas: o que vale é a criatividade

Para os dias mais frios você pode optar por um molho branco

Para os dias mais frios você pode optar por um molho branco

Reprodução

Quando se fala de massas, o cardápio é unanimidade. Seja uma bela massa fresca ou uma massa de grano duro, o que interessa é o que a acompanha. E a opção de molhos é bem vasta. Para os dias mais frios você pode optar por um molho branco, bem cremoso e encorpado.

Além disso, até as tradicionais macarronada à bolonhesa e uma suculenta lasanha ganham destaque à mesa. E se você quer inovar e fazer molhos mais criativos, escolha um rosé, quatro queijos e ainda um pesto, que pode ir bem até mesmo em pratos frios.

 

Quentão: a bebida típica para dias frios
O quentão é uma bebida típica dos meses frios e muito encontrada em festas juninas país afora. A receita tradicional leva gengibre, açúcar, canela e cravo para aromatizar e cachaça. Mas você também pode inovar e dar um toque muito especial e particular na sua receita de quentão.

É possível acrescentar vinho tinto, laranja, limão ou outras especiarias que vão dar um toque especial no seu quentão. O que é importante mesmo é colocar os ingredientes para cozinhar e extrair o melhor aroma dessa deliciosa e quente combinação.

Agora que você já conhece boas receitas para esquentar suas noites de inverno, é só montar seu cardápio, convidar sua companhia preferida e se deliciar. Bom apetite!

Últimas