Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dicas para fazer uma massa fresca perfeita

Click Grátis|

A massa é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro, e acabou se tornando uma parte importante da culinária italiana, mesmo que a comida em si tenha surgido no oriente. Mas, sem sombra de dúvidas, os italianos acabaram se tornando responsáveis pelas receitas que utilizamos até os dias de hoje para o preparo de uma boa macarronada e uma série de outros pratos com essa base. 

Hoje em dia temos a praticidade de encontrar em qualquer supermercado as massas secas, que oferecem uma grande praticidade. Afinal de contas, basta colocar o produto em água fervente, aguardar alguns minutos, e depois juntar ao molho de sua preferência. Mas existem aqueles que preferem fazer a sua própria massa. 

A massa fresca é feita com poucos ingredientes: farinha de trigo e ovos basicamente. É claro que existem variáveis na receita, mas é isso que torna a massa um prato realmente bastante barato. Mas que exige um pouco de tempo e de paciência para preparo, assim como grande parte das comidas italianas. 

Dicas para fazer uma massa fresca perfeita
Dicas para fazer uma massa fresca perfeita Dicas para fazer uma massa fresca perfeita

Veja também:

Publicidade

8 dicas para preparar macarrão no ponto idealMacarrão: 5 regras para fazer a massa perfeitaMacarrão: História, tipos e dicas de preparo

Confira algumas dicas para conseguir fazer a massa fresca perfeita:

Publicidade

Ovos e farinha

As receitas de massa tradicionais levam apenas ovos e farinha no seu preparo. O tipo de farinha acaba sendo decisivo para a qualidade final da massa, sendo que o mais recomendado é utilizar as do tipo 00, que são as mais fininhas. Mas, na prática, qualquer farinha pode ser utilizada. A proporção é seguinte: para cada quilo de farinha, 600 gramas de ovos, o que dá entre seis e sete unidades. 

Não sove

A massa do macarrão não precisa ser sovada, diferentemente da massa do pão, por exemplo. Basta misturar os ovos com a farinha para obter uma farofa rústica e pouco uniforme, depois se forma uma bola e se dá os moldes desejados com os cortes. 

Abertura

A massa grande deve ser dividida em pequenas partes para que ela possa ser aberta. Nesta etapa, as máquinas com rolos acabam ajudando muito, mas as italianas tradicionais costumam abrir a massa na mão mesmo. Depois que ela estiver fina e homogênea, é o momento de fazer os cortes e depois elas devem ser colocadas para secar.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.