Como Planejar um Canto de Leitura

Djavan estava certo ao cantar o verso “Um dia frio, um bom lugar para ler um livro…” mas, para complementar, podemos dizer que um lugar para praticar a leitura é bom em qualquer estação. Esse cantinho é necessário para todos os amantes de bons livros, até porque não tem nada melhor que chegar em casa […] The post Como Planejar um Canto de Leitura appeared first on Viva Decora.

Djavan estava certo ao cantar o verso “Um dia frio, um bom lugar para ler um livro…” mas, para complementar, podemos dizer que um lugar para praticar a leitura é bom em qualquer estação. Esse cantinho é necessário para todos os amantes de bons livros, até porque não tem nada melhor que chegar em casa […] The post Como Planejar um Canto de Leitura appeared first on Viva Decora.

Djavan estava certo ao cantar o verso “Um dia frio, um bom lugar para ler um livro…” mas, para complementar, podemos dizer que um lugar para praticar a leitura é bom em qualquer estação. Esse cantinho é necessário para todos os amantes de bons livros, até porque não tem nada melhor que chegar em casa sabendo que existe um espaço todo seu para relaxar e conseguir ler tranquilamente.

Muito contrário do que estamos acostumados a pensar e longe de ser algo trabalhoso, criar um ambiente específico para leitura poder ser algo simples e prático, basta ser atento aos pequenos detalhes que devem fazer parte dessa tarefa. Seja um público infantil, adolescente ou adulto, serve para todos que não abrem mão desse hábito.

Dessa vez, nós da Quartos Etc. vamos dar dias de como você pode dar vida e tonar aquele cantinho da casa num ambiente harmônico e útil!

Se o seu espaço for pequeno…

Se você não tiver muito espaço para fazer o seu canto de leitura, procure utilizar poucas mobílias e acessórios, estando sempre atento para que o espaço não fique carregado de elementos.

Lugares pequenos podem ser aconchegantes, mas para isso é preciso saber decorar. Opte por uma poltrona, almofada e mesinha de apoio, com cores neutras para ajudar na sensação de amplitude do ambiente. Além disso, use também um pequeno suporte na parede para acomodar os livros.

1. Decoração para canto de leitura em cores neutras – Foto: Quartos Etc

Se o seu espaço for grande…

Se você tem bastante espaço para criar o canto de leitura, é hora de aproveitar o ambiente com itens diferenciados! Escolha ter um sofá, cortina, mesa lateral, mesa de centro e também um aconchegante tapete para deixar o espaço o mais confortável possível.

No espaço amplo com decoração clean, dê preferência para cores claras e deixe as cores mais vivas e fortes apenas nos detalhes, também opte pela decoração com espelho e plantas, pois assim você consegue manter o local com uma decoração harmônica e aconchegante para colocar a leitura em dia.

canto de leitura todo branco

canto de leitura todo branco

Viva Decora

2. Decoração clean para canto de leitura todo branco – Foto: Quartos Etc.

Canto de leitura dentro do quarto

É bem comum o quarto servir como o nosso cantinho de refúgio, e é possível aproveitá-lo para utilizar em horas de estudos e leituras, além de garantir uma decoração ainda mais bonita para o ambiente.

Por isso, para ter um aconchegante canto de leitura dentro do quarto você pode fazer uso de uma mesa ou escrivaninha, mas não pode esquecer das acomodações. Bandos estofados são confortáveis para quem deseja passar um longo tempo sentado com um bom livro nas mãos, além disso, os móveis podem ajudar a deixar a decoração do quarto mais bonita e interessante.

canto de leitura no quarto

canto de leitura no quarto

Viva Decora

3. Invista em bons móveis para o seu canto de leitura no quarto – Foto: Quartos Etc

Decoração com estampas para canto de leitura

Sempre tem pessoas que não dispensam a estampa como decoração. Então, que tal unir estilo, praticidade e bem-estar?

As estampas são alternativas para criar a combinação entre poltrona, banqueta, mesa lateral e luminárias e ajudam a incrementar a decoração do canto de leitura.

poltrona listrada para canto de leitura

poltrona listrada para canto de leitura

Viva Decora

4. Móveis estampados podem ajudar a incrementar a decoração do canto de leitura – Foto: Quartos Etc

Decoração colorida para canto de leitura

Há também como mesclar tonalidades chamativas para decorar o seu canto de leitura, e tudo isso sem deixar o ambiente com um aspecto pesado. Você pode utilizar, por exemplo, as cores dos livros destacados na estante de madeira. Além disso, acrescente também alguns tons alegres em nichos, cabide de parede e mobiliários como puff, cadeiras ou poltronas.

5. Decoração colorida para canto de leitura – Foto: Quartos Etc

Decoração em tradicional para canto de leitura

Um cantinho de leitura tradicional tem aquela famosa estante de livros com uma poltrona na frente. O clássico pode, também ser sofisticado, para isso, invista em cores neutras e objetos decorativos que vão levar mais requinte ao seu canto de leitura.

Além disso, a mobília mais detalhada e os livros bem organizados um ao lado do outro também contribuem para a composição de um espaço simples e elegante para canto de leitura.

6. Decoração clássica para canto de leitura – Foto Quartos Etc

Outras dicas para decorar o seu cantinho de leitura

Para deixar o seu canto de leitura ainda mais bonito e interessante invista nos itens abaixo:

Luminária; Abajur; Painel; Persiana; Mesa de centro; Almofadas; Canecas; Fotografias; Quadros; Papel de parede; Futons.

Você deve priorizar os acessórios de acordo com a sua personalidade, fazendo com que esse espaço fique ainda mais receptivo e cômodo.

É importante tonar o canto de leitura um refúgio para quem deseja um lugar para ler sem barulho e de maneira confortável, por isso, busque o ambiente mais silencioso da sua casa antes de colocar em prática e criar o seu “cantinho”.

The post Como Planejar um Canto de Leitura appeared first on Viva Decora.