Casa e Decoração Economia de tempo, dinheiro e recursos: a revolução da lava-louças

Economia de tempo, dinheiro e recursos: a revolução da lava-louças

Aproveite seu tempo com coisas que lhe dão prazer. Aposte em praticidade e tecnologia para as atividades domésticas, como uma lava-louça

Pixabay/Reprodução

Na atualidade, quando falamos de tempo, estamos falando de tudo o que cerca a nossa vida. Tudo o que fazemos no dia a dia nos cobra um pouco do nosso tempo. E, às vezes, essa cobrança pode estar saindo alta demais sem muita necessidade. Podemos estar perdendo o nosso precioso tempo por detalhes que muitas vezes passam despercebidos em nossa rotina e atividades domésticas, como, por exemplo, lavar a nossa própria louça.

Sim, parece absurdo dizer isso, mas para se ter uma ideia, uma pessoa pode gastar até 300 horas do seu ano lavando suas louças diariamente. Apenas para que você consiga entender quanto tempo isso representa, seria o mesmo que ir e voltar de carro do Rio de Janeiro a Recife cerca de 5 vezes (sem paradas). É bastante tempo, não é? Esse é o tempo perdido quando falamos de 300 horas. Isso porque estamos contando aqui apenas as horas em um ano um ano da sua vida. Em 5 anos você teria gasto 1500 horas da sua vida, sem a menor necessidade.

"Como assim, sem a menor necessidade?" Você deve estar pensando. "Como minhas louças ficariam limpas sem que eu as limpasse?". Para essa pergunta existe uma resposta simples, econômica e muito prática: com uma lava-louças. Foi-se o tempo em que uma lava-louça significava um artigo de luxo, financeiramente falando, e um gasto com água oneroso. Vale dizer que, atualmente, existem modelos mais econômicos tanto do ponto de vista financeiro quanto do ponto de vista de gasto com água. E com um cupom de desconto Brastemp você poderá economizar ainda mais.

Divulgação

O segundo mito sobre lava louças: gastam muita água

Você sabe qual é a quantidade média de água gasta quando você lava uma louça? São cerca de 123 litros de água tratada devolvidos ao esgoto da sua cidade. Quando passamos a pensar de uma forma mais consciente e sustentável é difícil lidar com esses números.

Falar em 123 litros de água significa dizer que, além de ser uma quantidade média (ou seja, pode ser mais que isso a depender da quantidade de louça e da agilidade no enxágue), representa mais do que o necessário para um ser humano sobreviver diariamente, segundo estudos da Organização das Nações Unidas. A ONU considera que 110 litros de água sejam mais do que o suficiente para uma pessoa consumir em seu dia a dia. Para o estudo foram pensadas em atividades como banho, escovar os dentes, descargas, beber água, lavar roupas e, claro, lavar louças.

Uma torneira ligada por 4 minutos gasta, aproximadamente, 55 litros de água. Você sabe quantos litros uma máquina lava-louças precisa para executar seu desempenho? São cerca de 20,5 litros num único ciclo. Ou seja, você pode enchê-la de louças sujas e ela as limpará utilizando seis vezes menos água do que você, normalmente, precisaria para fazer a mesma tarefa. Isso, além de lhe dar mais tempo na vida, dá mais vida ao planeta também.

Divulgação

O terceiro mito sobre lava-louças: gastam muita energia

Quando utilizada de modo doméstico pela primeira vez, ainda na década de 70, uma máquina lava-louça gastava uma quantidade absurda de energia e, talvez por isso, ficou estigmatizada como um eletrodoméstico oneroso nesse sentido. Mas isso mudou nas últimas décadas, principalmente a partir dos últimos 10 anos, em que houve uma repaginação desses equipamentos.

Uma lava-louça de 8 serviços, por exemplo, gasta em média 1.2kWh em cada ciclo de lavagem. Isso, olhando para o gasto mensal médio que eletrodomésticos com a classificação A recebem geralmente, representa um gasto muito baixo, principalmente quando pensamos e comparamos o gasto médio de outros eletrodomésticos igualmente importantes, como geladeiras e máquinas de lavar roupa. Ou seja, uma máquina lava-louça gasta tanta energia quanto qualquer outro eletrodoméstico da sua casa (às vezes, até menos).

Divulgação

Últimas