Casa e Decoração Como escolher o jogo ideal de panelas para sua cozinha

Como escolher o jogo ideal de panelas para sua cozinha

Procurando o jogo de panelas ideal para chamar de seu? Conheça quais os mais indicados de acordo com o seu uso.

  • Casa e Decoração | Do R7 Conteúdo e Marca

Jogo de panelas completo encho os olhos e facilita o dia a dia na cozinha

Jogo de panelas completo encho os olhos e facilita o dia a dia na cozinha

Divulgação

Quem casa quer casa, já dizia o ditado popular. Mas não só isso. A gente sabe que um jogo de panelas completinho é de encher os olhos, principalmente se a pessoa lida no dia a dia com uma cozinha. Panelas são um dos objetos mais importantes de uma cozinha. Elas estão presentes no dia a dia da casa e são peças fundamentais para a rotina de qualquer pessoa e família.

Por isso, escolher bem as suas panelas se faz necessário. Atentar-se a alguns detalhes na hora da compra, como o tipo de material da panela, sua finalidade e tipos de preparos a serem feitos, é importante a fim de não fazer a escolha errada. Perguntas como: "panela antiaderente ou cerâmica? Qual a melhor panela antiaderente? Como lavar panela antiaderente?" surgem o tempo todo.

Pensando nisso, preparamos dicas e informações interessantes para a compra da melhor panela para a sua casa. Ao final da leitura, aproveite o cupom Mobly para as suas próximas compras e deixe sua cozinha equipada com os melhores utensílios domésticos.

A importância cultural das panelas: hábitos, costumes e curiosidades
Pode não parecer, mas se investigarmos a fundo, vamos descobrir um mar de curiosidades sobre a importância cultural das panelas na formação das diferentes sociedades contemporâneas. Na França, por exemplo, é tradição que as sogras deem de presente de casamento suas panelas usadas para o novo casal. Não é à toa que o país é conhecido por ter uma das melhores culinárias do mundo. Por isso, cozinhar é um assunto sério, tratado como tradição de família.

Através da história, o homem utilizou de tudo um pouco para fazer as vezes do que hoje conhecemos como uma panela. De cascos de tartarugas a potes de cerâmica, o utensílio para utilizar durante o cozimento de alimentos passou a fazer parte da rotina do ser humano há cerca de 15 mil anos. Somente há 5 mil anos é que o homem passou a produzir grandes e pesados caldeirões de ferro com o intuito de cozer a comida. Depois, com a necessidade de transportá-los, esses caldeirões foram ficando cada vez menores e mais portáteis.

Foi só, então, no século XVII que as panelas como conhecemos hoje entraram em cena. Nesse período, poderiam ser encontrados utensílios como frigideiras e chaleiras. De lá pra cá, muitos materiais fizeram (e ainda fazem) parte da fabricação desses objetos, como ferro, alumínio e aço inoxidável. Muitas pesquisas e aprimorações foram e ainda são feitas. A panela é um item em constante aperfeiçoamento.

Uma panela para cada finalidade: conheça o potencial da sua panela

Uma panela para cada finalidade

Uma panela para cada finalidade

Divulgação

Quem já deu uma passada na seção de panelas de uma loja já percebeu que existem vários modelos e tipos feitos com materiais e design diferenciados. Fica difícil saber qual realmente é o modelo ideal para o que precisamos. Às vezes, um jogo de panelas pode resolver o problema. Às vezes, devemos escolher uma a uma separadamente.

Por isso, listamos de maneira bem prática e objetiva para o que serve cada um desses tipos:

- Principais materiais
● Revestimento cerâmico: ótimo para frituras leves, com baixa utilização de gordura.
● Aço inox: um dos melhores materiais para panelas, o aço inox é ideal para selar, assar ou dourar. O inox é muito procurado porque é um material que não transmite sabor aos alimentos.
● Alumínio com revestimento antiaderente: indispensável para alimentos que podem grudar no fundo da panela durante a cocção, como peixes e ovos.
● Ferro fundido: um dos materiais mais duráveis e resistentes aos efeitos do tempo, o que garante a intensificação do sabor dos alimentos.

- Principais tipos:
● Molheiras: ideal para fazer molhos, carnes pequenas, legumes ou para misturar e refogar pequenas quantidades de comida.
● Caçarolas baixas e de ferro: são ideais para refogar de forma contínua e uniforme, mantendo o sabor natural e preservando o aroma dos alimentos.
● Caçarolas grandes: uma ótima escolha para massas, batatas, ensopados, arroz, legumes e carnes refogadas.
● Wok: ótima para frituras orientais, frituras por imersão ou cozimento a vapor, sendo perfeita para legumes, peixes e carnes al dente.

Lembre-se: as dicas acima são gerais e muito objetivas, caso precise de uma informação mais específica sobre a panela que deseja comprar, verifique junto à marca ou ao fabricante.

Daca material exige um tipo de cuidado

Daca material exige um tipo de cuidado

Divulgação

Quais cuidados devo ter na utilização das panelas?
A manutenção das panelas é tão importante quanto saber usá-las para as finalidades corretas. Por exemplo, a panela de ferro fundido pode ser lavada com detergente neutro e água somente depois de esfriar e sem produtos abrasivos que podem estragar o material. As panelas de alumínio não tratado ou não revestido só podem ser lavadas à mão. Evite utilizar lava-louças para elas, pois isso irá acelerar o processo de oxidação.

Já as panelas de aço inox podem ser lavadas em lava-louças, mas o recomendável é que se lave com água quente e com pouco detergente e pano macio. Panelas antiaderentes devem ser lavadas à mão, com detergente e esponja não abrasiva.

Uma dica geral: Dê preferência por panelas de teflon porque são mais fáceis de lavar e permitem usar menos gordura na hora do preparo dos alimentos. Lembre-se que as panelas grandes são boas para fazer arroz, ensopados e carnes refogadas. Quando fizer arroz, faça em grande quantidade para congelar depois, já que o alimento pode ser descongelado em pequenas porções ideais para o consumo específico diário da sua família.

Agora que você já sabe qual o jogo de panelas que mais combina com seu perfil, é só utilizar o cupom de desconto Mobly para garantir o seu e brilhar com os quitutes na cozinha.

Últimas