A magia da mesa posta

Descubra os detalhes para encantar seus convidados ao montar uma mesa para o primeiro e especial encontro depois que tudo isso passar

DEtalhes fazem a diferença na hora de decorar a mesa em ocasiões especiais

DEtalhes fazem a diferença na hora de decorar a mesa em ocasiões especiais

Divulgação

Muita ansiedade e expectativa para voltarmos a nos encontrar, receber pessoas queridas em casa e confraternizar. Esse momento está chegando, e nada como preparar um almoço de fim de semana bem especial para colocar a conversa em dia e matar a saudade.

Para quem gosta de receber os amigos e a família em casa, nada mais prazeroso do que preparar tudo com muito carinho. E esse cuidado todo já começa escolhendo os itens que compõem a parte que mais chama a atenção dos convidados: a decoração da mesa.

Claro! O tempero da comida é essencial para que a reunião seja um sucesso, mas uma mesa de jantar ou almoço posta com atenção aos detalhes se destaca e demonstra aos seus convidados toda a sua dedicação a eles. Por isso, preparamos dicas para decoração de mesa e você pode aproveitar o cupom Camicado para encontrar todos os itens de uma mesa posta perfeita com preços especiais.

O que é necessário para equipar a mesa em uma refeição?
Muita gente se pergunta quais os itens que não podem faltar para uma mesa posta de encher os olhos de seus convidados.

Vamos mostrar o passo a passo para você ter aquela mesa para impressionar todo mundo e fazer do encontro um momento ainda mais especial.

Passos para decorar uma mesa
Primeiro você precisa pensar em um tema para a ocasião. Podem ser temas abstratos, como "floral", "Tropical", "Aconchego", ou então temas específicos e que agradem os convidados, como "Festa infantil", "Churrasco", "Páscoa".

Talheres seguem a temática da refeição

Talheres seguem a temática da refeição

Divulgação

Pronto! Definido o tema, hora de pensar na base. Você pode optar por um jogo de mesa, com sousplat, e um jogo americano, ou pode usar também toalha de mesa temática.

Para a refeição, escolha um prato que tenha a ver com o tema, seja nas cores, no formato, na estampa. Você também pode utilizar um prato menor, sobre o prato principal, no qual os convidados vão servir a entrada.

Garfo, faca, colheres seguem a mesma lógica temática. Por exemplo, se você escolheu um tema mais noturno, que tal utilizar talheres escuros? É uma tendência na decoração de mesas os garfos e as facas pretas. Ah! e lembre-se, a ordem dos talheres é: ao lado do prato, o de entradas fora, seguido pelo de salada, peixe ou prato principal, sopa e o de sobremesa acima do prato.

Em um evento com menos etapas, pode se ater somente pelos talheres de entrada ou salada fora e os da refeição principal dentro. Mantenha o da sobremesa acima do prato, próximo às taças.

E por falar em taças, para as bebidas, pense nas taças de vinho branco, vinho tinto e água. Para quebrar a formalidade, afinal, é um evento entre família e amigos, e não um jantar de gala, você pode mesclar as taças usando para água taças decoradas, com texturas e cores. Deixe as de cristal somente para os vinhos.

Tudo pronto? Vamos aos detalhes
Agora que sua mesa já está posta só aguardando o coração ser aquecido pela presenças especiais de pessoas queridas, é hora de você preparar os pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Atenção aos detalhes

Atenção aos detalhes

Divulgação

Um porta-guardanapos charmoso, e que segue o tema do encontro, pode ser utilizado dentro do prato. Claro, lembre-se que até o guardanapo precisa seguir o tema escolhido. Tudo para compor aquela mesa de refeição que vai impressionar seus convidados.

Além disso, se for uma reunião um pouco maior, você pode colocar indicativos com os nomes de quem vai se sentar ao lado de quem. Para eventos maiores, o interessante é mesclar as pessoas, para que possam se conhecer melhor durante a refeição. Se for uma ocasião mais intimista, aproveite para colocar os amigos que não se veem há mais tempo mais próximos, eles vão agradecer.

Há flores em tudo o que eu vejo!
Os detalhes não acabaram por aqui. Ainda não falamos sobre os objetos decorativos. Flores são sempre uma boa pedida. Isso porque além de trazer frescor, elegância e vida à sua refeição, o aroma das flores será mais um elemento para aguçar o paladar de seus convidados. Mas atenção! Não exagere nos arranjos, para que o aroma exalado pelas flores não se confunda com o da comida.

Você pode optar por um arranjo central, com orquídeas e lírios coloridos (poucos, os lírios exalam muito perfume, mas têm uma presença marcante nos arranjos), mesclados com flores do campo, folhas e também pequenos frutinhos.

Para eventos de dia, bromélias, girassóis, margaridas são sua melhor escolha, já para as ocasiões noturnas tulipas e orquídeas são as mais indicadas. E os arranjos não precisam ser muito grandes. Mesmo pequenos vasos, com flores e folhas, chamam a atenção de seus convidados para o capricho e a atenção para recebê-los.

Tudo pronto! Agora é só conferir a comida que está no fogo, aguardar a campainha tocar e dar aquele tão aguardado e delicioso abraço. É hora de comemorar!

Últimas